10 melhores estratégias de marketing digital para supermercados
Todo supermercado quer ser top of mind. E não é exagero afirmar que o caminho mais fácil para isso é o marketing digital.
A forma mais assertiva e barata de garantir que a sua marca seja a primeira a surgir na mente do consumidor quando ele pensa ou procura um determinado produto é expandir a sua presença online.
Mas para fazer isso é necessário ter objetivos muito claros a fim de que se possa tangibilizar a sua jornada até às metas determinadas.
Para isso, veja a seguir as 10 melhores estratégias de marketing digital para supermercados.
1 Use as técnicas essenciais de SEO para um site de supermercado
Ter um site bem estruturado com bom UX é apenas um ponto de partida básico para um supermercado que pretende expandir a presença online e ser top of mind para seus clientes.
Para ter um site que seja estratégico e constantemente aumente o tráfego e as conversões do seu negócio, é preciso manter um processo eficiente de monitoramento e melhoria de performance que seja, claro, orientado por dados.
Por que contratar uma agência de SEO.
Monitorar e otimizar a navegação de um site é o princípio do SEO. Mas não tente analisar todos os dados que as ferramentas especializadas oferecem, porque você pode ficar sufocado por um volume de dados do qual não vai conseguir dar conta. E o pior: vai negligenciar o que realmente faz a diferença.
Portanto, foque nos seguintes elementos de SEO:
- Core Web Vitals;
- Número de páginas indexadas;
- Qualidade e frequência de conteúdo.
Para saber mais sobre cada um desses elementos, acesse este conteúdo.
2 Crie estratégias omnichannel para o seu supermercado
Para realizar ações omnichannel eficientes, seu supermercado deve focar em dois pontos:
- Disponibilizar formas para o cliente comprar do seu supermercado sem sair de casa.
- Fazer o cliente conhecer as vantagens exclusivas dos seus pontos de venda físicos.
Criar um e-commerce ou aumentar o awareness sobre essas plataformas, além de fazer o cliente saber das suas vantagens exclusivas dos pontos de venda físicos, exige uma eficiente comunicação omnichannel. Isto é, levar as mensagens estratégicas para todos os canais em que o cliente está presente e impactá-lo nos momentos decisivos para a compra.
Para isso, você deve usar as ferramentas de análise de dados do marketing digital para supermercados. A partir delas é possível identificar com precisão:
- Os canais mais eficientes para suas campanhas;
- Os momentos mais estratégicos da jornada de compra;
- O comportamento do cliente em relação às compras nessa jornada entre vários canais digitais.
Hoje, inclusive, é muito mais fácil analisar esses dados, porque as ferramentas especializadas evoluíram exclusivamente para compreender melhor o comportamento do cliente entre vários canais como sites, e-commerces e aplicativos.
Isso, por exemplo, é o que o Google Analytics 4 oferece e o seu supermercado pode usá-lo de forma a compreender a fundo o comportamento do seu cliente e ter insights muito mais numerosos e ricos que são decisivos para aumentar vendas.
Aprenda a usar as novas funcionalidades do Google Analytics 4.
3 Use Data Science para criar campanhas segmentadas no seu supermercado
A jornada da grande maioria dos consumidores passa pelo online e como isso gera dados, a análise de dados se faz crucial para entender o atual comportamento, as tendências e fazer previsões do futuro.
A análise de dados estratégica permite, inclusive, que seu supermercado identifique e aproveite tendências ou corrija falhas antes de seus concorrentes. Isso significa que essa prática pode garantir o caminho para seu supermercado se tornar o mais querido pelos clientes.
Uma pesquisa da Mckinsey mostrou que empresas que usam o marketing data driven, isto é, realizam campanhas orientadas por dados, obtêm os seguintes extras:
- Ganham 23 vezes mais novos clientes;
- Aumentam as probabilidades da jornada de compra converter em vendas em 19 vezes;
- Têm 6 vezes mais probabilidade de reter e fidelizar os clientes.
Assumir a análise de dados como uma constante no marketing digital para supermercados é uma garantia de ganhos presentes e futuros.
Como usar data science no marketing digital.
4 Impulsione o e-commerce no seu supermercado
É necessário otimizar o seu e-commerce tendo em vista a experiência omnichannel, que também chamamos de híbrida. Quanto melhor a experiência do cliente na sua loja virtual, com mais informações e facilidade de acesso a elas, maiores são as chances desse cliente comprar tanto na sua loja física quanto online.
Inclusive, com a nova atualização do Google Analytics, você pode analisar com mais detalhes todos os acessos que o cliente faz ao seu e-commerce de qualquer dispositivo. Aprenda a usar os novos recursos do GA4.
Entretanto, criar e manter um e-commerce eficiente não é barato. Mas, se você investir da forma correta, terá retornos altíssimos.
Primeiramente, escolha uma plataforma com a capacidade para o volume de acessos e vendas que você pretende obter. Desenvolva e monitore constantemente os processos de UI e UX e invista em SEO. Depois, aprimore cada vez mais suas campanhas de remarketing para o e-commerce.
5 Melhore seu planejamento de redes sociais para supermercados
Para melhorar o planejamento de redes sociais, a primeira coisa a fazer é uma análise para entender como seu público atua em cada canal. Segundo um levantamento do Statista, o canal de maior influência para clientes de grandes supermercados é o Facebook.
Contudo, é muito claro que o público do Facebook é de uma faixa etária mais velha, e também que outras redes vêm apresentando um crescimento cada vez mais expressivo. Como você já sabe, a regra número 1 do planejamento de social media é não “depositar todos os seus ovos em uma cesta só”. Então é essencial distribuir o seu investimento em diferentes canais de forma inteligente.
Descubra como está a performance de social media do seu supermercado em relação aos seus principais concorrentes: solicite um diagnóstico digital grátis.
6 Mensure o impacto das campanhas digitais nas vendas em loja física
Existem vários recursos do Google para medir o impacto das campanhas digitais para supermercados nos seus pontos de venda físicos. Os dados que você pode obter dessa mensuração geralmente provêm das interações que as pessoas fazem com seus anúncios online e da localização das suas lojas.
Com essas informações é possível indicar quais ações foram impulsionadas pelos seus anúncios: interações que se mantêm no digital como cliques, visitas ao site do supermercado, cliques no mapa direcionando para seu ponto de vendas e também vendas efetivas em loja física.
Conheça os processos dessa mensuração essencial para o seu supermercado aqui.
7 Desenvolva e aprimore práticas de ESG no seu supermercado
ESG é uma sigla que está mudando a forma das empresas se organizarem e gerarem valor para as esferas das comunidades em que estão inseridas. Significa Environmental Social Governance (em português, Governança Ambiental e Social).
Essa sigla se tornou foco no mundo dos negócios à medida em que as novas gerações de consumidores passaram a valorizar mais a proteção ambiental, a justiça social e o gerenciamento ético.
Um relatório da McKinsey mostrou que 60% dos millennials gastam mais com marcas que têm responsabilidade e comprometimento social. Portanto, supermercados que desenvolvem projetos de ESG e declaram sua responsabilidade ambiental e social têm oportunidades muito maiores de ampliar a fidelidade de seus clientes e o valor de suas marcas.
A tendência é que as empresas invistam em esforços e estratégias cada vez maiores de ESG e as comuniquem por meio do marketing. Portanto, você, profissional de marketing, fique muito atento a isso!
8 Priorize as métricas mais relevantes para o seu supermercado
O volume de métricas envolvidas em campanhas digitais pode te assustar ou tirar o seu foco do que realmente importa. Ainda mais se o seu supermercado tiver um e-commerce. Por isso, você deve priorizar sempre as que são mais relevantes para comprovar os seus resultados. De forma geral, são as seguintes:
- Custo de Aquisição por Cliente (CAC);
- Taxa de conversão;
- Custo por lead;
- Taxa de rejeição;
- Ticket médio.
Fique atento, pois esses processos para trackear essas métricas mudaram bastante com a atualização para o novo Google Analytics. Veja como usar os novos recursos do GA4.
9 Faça análises comparativas de marketing digital com seus concorrentes
No marketing digital, além de acessar todos os dados sobre o seu próprio supermercado, você consegue acessar informações úteis sobre seus concorrentes.
Principalmente quando se trata de posicionamento em buscas por palavras-chave e volume de backlinks, pois você pode fazer comparações muito úteis entre sua empresa e a concorrência.
As análises de tráfego possibilitadas por ferramentas como o Google Analytics permitem identificar aquilo que você está explorando mais ou menos em comparação aos seus concorrentes no mercado.
Mesmo que o seu poder de marca seja menor do que o de alguns players, o marketing digital permite encontrar oportunidades de crescimento que você pode aproveitar de forma muito estratégica.
Por exemplo, você poderá ranquear melhor em palavras-chave mais específicas que os grandes players do mercado não estejam ranqueando.
A vantagem é essa: os mecanismos de busca não se importam com qual marca ou empresa é maior: eles apenas priorizam o conteúdo de maior qualidade e que atende melhor a necessidade do público.
É por meio dos comparativos que você identifica potenciais não explorados.
Solicite um diagnóstico comparativo de seu supermercado e de seus principais concorrentes.
Realize periodicamente essa comparação e veja o quanto você foi capaz de explorar as oportunidades melhor que os concorrentes. Você ficará contente com os resultados!
10 Contrate uma agência full service de marketing digital para supermercados
Uma agência de marketing full service especializada no segmento supermercadista realiza, além dos serviços em todas as frentes de atuação do digital, consultorias sob medida para alcançar e superar as metas do negócio.
Sobre a Macfor
De forma completa e integrada, os serviços que a Macfor, uma das maiores agências full service do país especializadas em varejo supermercadista oferece, são os seguintes.
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