3 estratégias de marketing digital no agronegócio para o setor de máquinas agrícolas
Enquanto o produtor rural já procura na internet a solução que o seu produto pode oferecer, a sua empresa continua dispersando investimentos em publicidade off?
Esse desencontro é o gargalo que o marketing digital no agronegócio deve extinguir nos próximos anos.
Há resistência por parte das empresas do agro (sobretudo as do segmento de máquinas agrícolas) em priorizar os investimentos em marketing digital, e isso se deve à ideia de que o produtor rural tem pouca familiaridade com os canais digitais.
No entanto, dados e iniciativas das maiores multinacionais do agro mostram que, na realidade, acontece o contrário.
Segundo pesquisa da ABMRA (Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio), 94% dos produtores rurais têm smartphone e mais de 90% usam o WhatsApp como principal meio de comunicação e informação.
Além disso, especialmente para o setor de máquinas agrícolas (em que o ticket médio fica entre R$ 20 mil e R$ 450 mil), um levantamento da Nielsen mostrou que, quando o valor de compra é alto, 98% das decisões são orientadas por pesquisas online.
Esses dados são comprovados pelas iniciativas de gigantes mundiais do agro – que, inclusive, têm investido em assistentes virtuais que atuam no WhatsApp para prestar atendimento e suporte técnico a agricultores de todo o Brasil.
Com estratégias de marketing digital, a líder mundial do agro alcançou a marca de 498% de aumento em brand awareness em apenas 3 meses. Conheça esse case de sucesso.
O marketing digital no agronegócio não deve mais ser visto como uma iniciativa mais sofisticada e, sim, como uma ferramenta necessária para que as empresas do agro se comuniquem, respondam dúvidas e resolvam problemas de produtores rurais de todo o Brasil, a qualquer hora e em qualquer lugar.
Sua empresa conta com especialistas capazes de prestar conteúdo e atendimento de qualidade para produtores rurais de norte a sul do país? Ótimo! Agora, você vai saber como encaminhar esse recurso para os agricultores em momentos estratégicos.
Marketing digital no agronegócio: 3 estratégias para o setor de máquinas agrícolas
1. Melhorar SEO para aumentar o tráfego orgânico do site
Um índice levantado pelo maior portal de SEO do mundo, o Search Engine Journal, mostra que 93% das experiências online se iniciam com uma pesquisa no Google.
No caso das compras de ticket médio alto no segmento de máquinas agrícolas, esse índice se eleva até os 98% – ou seja: hoje, as decisões de compra nesse setor praticamente já não acontecem fora do online!
Então, uma vez que a grande maioria do público do segmento de máquinas agrícolas começa e avança sua experiência de compra através da pesquisa online, a demanda mais urgente dessas empresas é a estratégia de SEO.
Focar em SEO é vantajoso não só porque traz tráfego gratuito para o site, mas principalmente porque a maioria dos usuários (entre 70% e 80%, de acordo também com o Search Engine Journal) clica nos resultados orgânicos do Google, deixando de lado os links patrocinados que aparecem no topo da página.
Quando um site tem bom ranqueamento, o produtor rural encontra a sua empresa com maior facilidade, e há maior probabilidade de que ele converta, tornando-se um lead e um cliente.
Além disso, aparecer entre os primeiros resultados de busca aumenta a sua brand awareness e contribui para o reconhecimento da sua marca, até quando o usuário não clica no seu link.
Escolha as palavras-chave corretas
Um dos principais elementos de uma boa estratégia de SEO é a seleção de palavras-chave de acordo com a buyer persona.
Para que seu site e blog apareçam no topo dos resultados, realize pesquisas de palavras-chave com ferramentas especializadas. Assim, você garante os termos e frases ideais para ranquear bem nas pesquisas que fazem sentido para o seu produto.
Melhore a experiência do usuário
Experiência do usuário, ou UX, também é um grande determinante do engajamento (ou não) do potencial cliente com o seu site.
Então, foque em melhorar a navegação e a responsividade. Além disso, certifique-se de que seu site é mobile friendly, porque grande parte dos acessos é pelos smartphones.
Crie conteúdo especializado
Para aumentar as chances de que o seu site apareça nos mais variados termos de busca, é necessário criar grande volume de conteúdo.
Essa produção é importante para responder todas as dúvidas do seu potencial cliente e para posicionar a sua marca como autoridade do setor.
Blog posts com mais de 900 palavras são consideradas relevantes para o Google, que exibe como resultado os conteúdos mais completos e correspondentes às dúvidas de quem pesquisa.
Você pode estar pensando: “O meu cliente não lê conteúdos tão longos”. Isso pode ser verdade… Mas o Google lê – e é ele quem decide o que vai aparecer para seu usuário final!
Em resumo: qualidade, quantidade e volume são fundamentais para a sua produção de conteúdo otimizado em SEO.
2. Aumentar número de leads com anúncios PPC
Uma das estratégias de marketing digital no agronegócio mais efetivas para o segmento de máquinas agrícolas é o pay-per-click (PPC).
Esses são os anúncios pelos quais você pode exibir links patrocinados do site da sua empresa no topo da página de resultados do Google – que aparecem, inclusive, sobre os resultados orgânicos. Você paga ao Google Ads cada vez que seu link recebe um clique.
Embora grande parte dos usuários cliquem nos links orgânicos, quando a pesquisa por algum maquinário é mais específica, o link patrocinado se torna mais atraente, já que atende com maior precisão a demanda do possível cliente.
Com anúncios mais específicos, as suas chances de conversão se tornam muito maiores. Ou seja: além do ganho de brand awareness, o PPC garante o aumento de leads.
Essa medida é tão eficiente que dados do Google Economic Impact mostraram que cada US$1 investido em Google Ads gera US$ 8 em receita.
Escolha as palavras-chave certas
Aqui, o seu link também vai aparecer de acordo com a pesquisa do usuário. Por isso, escolha as palavras-chave mais usadas.
Usar as palavras-chave de longa cauda (três palavras ou mais) é uma boa medida, porque elas são mais específicas e menos concorridas, o que significa que você pagará menos pelo clique e vai atrair um público mais específico – e, claro, terá maior chance de obter leads qualificados.
Defina um orçamento
Nesse contexto, você vai definir quanto está disposto a pagar por cada clique que o seu link vai receber.
Isso pode ser definido na pesquisa de palavras-chave, onde você pode ver no Google Ads o custo por clique (CPC) que cada termo tem. De acordo com isso, você estabelece o seu orçamento.
Melhore o índice de qualidade dos seus anúncios
O índice de qualidade, juntamente com o orçamento, determina onde o seu anúncio vai aparecer. Se você deseja um posicionamento mais no topo, além de pagar mais pelo clique, deve também melhorar o apelo do seu anúncio.
Seja mais atraente e mais específico ao atender as questões e demandas do seu público, pois à medida que suas taxas de cliques (CTR) aumentam, melhor o Google avalia a qualidade do seu anúncio, posicionando seu link de forma mais adequada na página de resultados.
Crie uma landing page
Uma landing page é um elemento essencial das suas campanhas: por meio da LP, sua empresa oferece ao público as informações que ele está procurando no setor de máquinas agrícolas, e ainda pode capturar informações sobre cada usuário, visando manter o relacionamento com eles.
Para criar landing pages que convertem mais, você deve fazer também testes A/B. Saiba mais aqui.
3. Comunicar-se com o produtor rural pelos meios de comunicação que ele mais usa
Nessa estratégia, o essencial é a segmentação – que é o fator-chave do marketing digital no agronegócio.
Acesse dados atualizados sobre os canais de comunicação mais usados pelo produtor rural.
É a segmentação que possibilita alcançar produtores rurais de todo o Brasil, com anúncios específicos para o seu período de plantio e colheita, bem como para seu momento em relação ao funil de compra.
Na comunicação direta com o produtor rural, a segmentação também é o que define por onde você vai estabelecer o contato com ele: a partir do momento que o possível cliente clica no seu anúncio, ele passa por sua landing page e fornece suas informações de contato. Assim, fica a seu critério definir o melhor canal para nutrir esta comunicação – que já é um lead.
O ideal é fazer essa estratégia com uma ferramenta de CRM (Customer Relationship Management), que permite segmentar a sua base de leads e registrar todas as suas interações com cada um.
A partir disso, você tem o histórico da comunicação, para identificar em qual canal essa comunicação é mais assertiva e quais conteúdos/interações resultam em avanço do lead no funil.
Segmente a sua base de leads
Os seus leads se comunicam por diferentes canais, como WhatsApp, chamada telefônica ou e-mail, e têm diferentes interesses.
Para estabelecer uma comunicação personalizada e assertiva, proporcionando a melhor experiência a cada um, segmente a base de leads de acordo com esses canais e interesses usando a ferramenta de CRM.
Crie e use conteúdo relevante
Crie conteúdo de acordo com o interesse de cada grupo segmentado, e também usando melhor formato para o canal que cada grupo prefere.
Crie listas de dicas, recomendações, cotações, suporte técnico, ofertas exclusivas, entre outros – sempre lembrando de usar cada conteúdo conforme o que gera mais engajamento com cada grupo.
Essa é a melhor estratégia para garantir que o lead avance no funil.
Estratégia de marketing digital para sua empresa de máquinas agrícolas: o que você precisa para começar agora?
Você deve ter percebido que a base de uma estratégia de marketing digital para o segmento de máquinas agrícolas é conteúdo, mídia paga e segmentação.
Para ter o máximo de performance nestes três fatores, o ideal é contar com uma agência especializada em marketing digital no agronegócio.
Confira o que uma agência de marketing digital full service especializada em agronegócio pode fazer pela sua marca:
- Criação de conteúdo especializado em agro: além de jornalistas focados em agronegócio, a agência deve contar com especialistas técnicos, que conduzem e revisam a produção, garantindo que o conteúdo tenha todos os termos técnicos e a linguagem própria do produtor rural.
- Estratégias digitais voltadas para o agro: com squads integrados por especialistas em mídias digitais, agrônomos e outros técnicos do campo, as campanhas são montadas especificamente para a jornada do produtor rural de cada região do país (de acordo com sua cultura, seu período de plantio e colheita e sua sazonalidade).
- Ultrassegmentação: com as melhores ferramentas, a agência especializada garante o alcance do produtor rural, com mensagens de acordo com o seu momento e sua necessidade específica. A partir dessa segmentação, a abordagem ao possível cliente mostra a autoridade da empresa a respeito das características daquela determinada região, cultura e época de plantio. Assim, estabelece-se uma comunicação assertiva de confiança – e com maiores chances de conversão.
Você tem ideia do quanto sua empresa pode crescer, em curto prazo, com a atuação de uma agência de marketing digital especializada em agro?
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