5 campanhas de Carnaval para inspirar a sua marca
Este ano o Carnaval será diferente do que foi nos últimos anos. Em 2021 e 2022, os blocos de rua e os tradicionais desfiles nas principais avenidas do Brasil foram afetados pelas restrições da pandemia. Em 2023, no entanto, isso está voltando com tudo e, inclusive, as marcas estão se inspirando para realizar campanhas de Carnaval para marcar a história.
Analisando as ações das marcas com as criações mais engenhosas ou as que mais se destacaram entre quem aproveitou o Carnaval para vender mais, levantamos uma lista de estratégias que merecem a sua atenção.
Aqui você vai ver campanhas de Carnaval que estão sendo realizadas este ano e também algumas que foram feitas nos últimos anos e deram bastante o que falar tanto entre o público quanto entre os especialistas de publicidade.
Confira as campanhas de Carnaval de maior destaque e veja o que pode inspirar a sua marca.
O que você verá neste artigo
- Campanhas de Carnaval: ações das marcas na festa preferida dos brasileiros
- Itaipava
- Habib’s
- Ambev
- Vult
- Uber
Campanhas de Carnaval: ações das marcas na festa preferida dos brasileiros
Se é senso comum que o ano só começa depois do Carnaval, dá para ver o quão grande é a importância da festa tanto na vivência quanto no imaginário das pessoas. Por isso, aproveitar o impacto dessas festividades na mente do consumidor é uma oportunidade que as marcas de diversos segmentos devem fazer.
Aqui veremos como as marcas têm aproveitado esse período de festas e quais as principais ações para entrar no coração e na mente dos consumidores durante a até após o Carnaval.
1. Itaipava lança lata especial para o Carnaval
Para a festa mais agitada do ano em todo o Brasil, a cerveja Itaipava lançou novos visuais da latinha em três versões colecionáveis de Carnaval. A novidade vem na Itaipava 100% malte e traz ilustrações de folião, foliã e ambulante.
Essa edição temática das latas é uma proposta da marca para homenagear as pessoas que fazem o Carnaval acontecer. O design é cheio de detalhes marcantes: tem desenhos que mudam de cor e brilham de formas diferentes quando a bebida está gelada.
A campanha de Carnaval da Itaipava destaca o propósito da marca em proporcionar experiências diferenciadas ao consumidor, marcando presença em um dos momentos de maior comemoração do ano, essencial para uma cerveja se fazer presente.
2. Habib’s lança esfihas alcoólicas para o Carnaval
Esfihas alcoólicas: esta é a estratégia da campanha de Carnaval do Habib’s em 2023. Sim, a gente retorce o nariz só de pensar, mas é inegável que a novidade gera muita curiosidade e buzz em relação à marca.
Os sabores especiais de Carnaval do Habib’s são: Catuaba, Piña Colada, Chevette e Caipirinha de Maracujá e devem ficar no cardápio da marca até o fim das festas. A unidade deve custar R$6,50 e também será vendida em combos.
3. Ambev é patrocinadora do Carnaval em São Paulo
O Carnaval de rua da cidade de São Paulo é uma das comemorações mais importantes do período no país. Com a volta do evento para as ruas, a Ambev assumiu o patrocínio das festividades, inclusive, pagando R$25.629.600,58, R$100 mil a mais do que o solicitado no edital da prefeitura da capital.
Com o patrocínio, a companhia ganha o direito de exibir até 10 marcas no evento, o que já é uma grande evolução no edital que anteriormente permitia a exibição de somente uma marca.
No passado, a Ambev já tinha apostado em campanhas de Carnaval interessantes, como o lançamento da On the Beats, barrinha capaz de absorver até 20% do álcool do corpo, para promover uma relação mais saudável com as bebidas e um consumo consciente.
4. Vult faz parceria com a Salgueiro
A Vult, marca importante no segmento de maquiagens, criou uma campanha de Carnaval com o objetivo de contar histórias de profissionais que atuam no evento.
A ação foi pensada para ressaltar a representatividade da festa para todos os brasileiros. Em vista disso, a marca fez uma parceria com o G.R.E.S. Acadêmicos do Salgueiro em 2022 até 2023.
Com um vídeo intitulado: “A Beleza do Carnaval Muito Além da Avenida”, a marca tem o propósito de expandir os holofotes para as pessoas e comunidades que trabalham e participam da festa, mas não aparecem tanto quanto quem desfila.
5. Uber trouxe carros fantasiados no ano sem Carnaval
Na campanha de Carnaval de 2022, a Uber surpreendeu o público com uma homenagem aos blocos de rua e desfiles que precisaram ser adiados em razão das restrições da pandemia.
No Rio de Janeiro e em Salvador, locais das festas de Carnaval mais famosas do país, a empresa disponibilizou carros “fantasiados” com os temas da festa.
Os usuários que tiveram a alegria de viajar nesses veículos foram notificados sobre a brand experience sem pagar mais pela viagem e ainda receberam um kit de Carnaval com chapéu, bandana, máscara de proteção e álcool gel.
Insights para sua campanha de Carnaval
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