5 campanhas de Páscoa geniais que você deve conhecer
As datas sazonais e comemorativas são uma excelente oportunidade do calendário para oferecer descontos e promoções especiais para alavancar as suas vendas. Mas é mais inteligente para as marcas ir além disso, como você verá nas campanhas de Páscoa que vamos apresentar aqui.
A Páscoa é uma data que, além de aquecer o varejo, é um momento de reencontro com familiares e pessoas queridas que impacta o emocional das pessoas, seja pelos seus símbolos religiosos ou simplesmente afetivos. E aí está uma excelente oportunidade para as marcas criarem vínculos com o público.
As grandes marcas, principalmente, vão além de oferecer brindes, preços especiais ou até amostras grátis. Elas aproveitam o momento para povoar o imaginário do seu público com elementos e valores da sua identidade, num momento em que as pessoas estão mais abertas a momentos mais “doces”, atributo indissociável da Páscoa.
Veja agora campanhas de Páscoa geniais para te inspirar.
O que você vai ver neste artigo:
- Campanhas de Páscoa impactantes
- M&M’s
- Cadbury
- Godiva
- Google
- Microsoft
Campanhas de Páscoa impactantes
A Páscoa é um momento em que as pessoas querem ter a sua vida adoçada por experiências e coisas surpreendentes. Por isso é ideal que a sua marca esteja associada a esse momento na mente do seu público. As campanhas de Páscoa a seguir vão te inspirar pela engenhosidade e pelos afetos envolvidos.
1. M&M’s
Em 2018, a M&Ms buscou aumentar a venda de chocolates na Páscoa, como fazia e faz anualmente. Até aí, absolutamente nada de novo. Mas a forma como a marca inovou na interação com os consumidores levam os especialistas a considerar essa campanha de Páscoa um case de marketing.
Naquele ano, a M&Ms lançou um app com recursos de realidade aumentada que permitia interagir com o coelhinho da Páscoa em tempo real. Por isso o nome da campanha: Meet the Easter Bunny. Era necessário usar a câmera dos smartphones para “ver” o coelho em qualquer lugar que os consumidores estivessem.
Além das ativações das campanhas na televisão, nas lojas e nas redes sociais, a campanha foi um grande sucesso de marketing digital, pois o download dos aplicativos permitiu à M&Ms a captura de muitos dados sobre o seu público. Informações úteis tanto para os meses subsequentes quanto para as Páscoas dos anos seguintes.
2.Cadbury
A Cadbury com seus famosos ovos de chocolate não poderia estar fora dessa lista, já que as suas vendas aumentam muito durante o período da Páscoa. Mas em 2019, a marca de chocolates clássica surpreendeu ao sair do tradicional com a campanha The Great Cadbury Creme Egg Mystery.
Essa campanha de Páscoa girou em torno de um mistério que envolvia, claro, ovos de chocolate, mas que eram falsos e foram misturados com ovos de chocolates reais. A partir dessa premissa, os consumidores eram incentivados a participar da investigação, buscando os ovos falsos e, quando encontrassem, deveriam compartilhar em suas redes sociais usando a hashtag: #CremeEggHuntingSeason.
A ação da Cadbury também teve ativações na televisão, nas redes sociais e parcerias com influenciadores com grande presença no YouTube. De forma geral, a criatividade para combinar mistério e adesão orgânica dos consumidores nas redes sociais alavancou os números da marca nos canais digitais e também promoveu uma interação offline massiva.
3. Godiva
Em 2020, muitas marcas tiveram que adaptar ou mudar completamente suas campanhas de Pascoa, pois o mundo ultrapassava o período difícil do início da pandemia de Covid-19. E uma das marcas que fizeram essas mudanças de forma brilhante foi a Godiva, marca da Bélgica, responsável pelo chocolate que é considerado um dos melhores do mundo.
Com a campanha Celebrate Easter with Love and Family, a Godiva abordou o tema familiar, tão em voga na época por meio de um vídeo que dialogou muito com o emocional do público, justamente no período em que todos passaram a perceber o valor de ter a família por perto.
Além disso, a Godiva lançou uma linha de presentes temáticos de Páscoa para toda a família, incluindo ovos de Páscoa, coelhos de chocolate e outros chocolates em embalagens temáticas com uma identidade muito marcante com os quais os consumidores podiam presentear seus amigos e familiares mesmo à distância.
4. Google
Nem só de marcas de chocolate são feitos os sucessos das campanhas de Páscoa, e o Google está aí para provar. Com a campanha Easter Island Egg Hunt, a big tech aproveitou o período comemorativo para promover o uso do Google Maps e do Google Street View para explorar o mundo virtualmente.
Com lançamento em março de 2014, a ativação da campanha foi justamente um jogo de caça aos ovos de Páscoa de um mapa virtual. Além da grande divulgação de seus novos recursos, o Google obteve grande engajamento dos usuários pois ofereceu prêmios aos que mais coletaram ovos, como tablets e créditos no Google Play.
5. Microsoft
As ativações de marca com caça aos ovos de Páscoa são um recurso bastante usado tanto na indústria de chocolates como na tecnologia. Temos mais um exemplo dessa busca, dessa vez pela Microsoft.
A ideia de usar esse tipo de interação também foi para promover um lançamento, na Páscoa de 2013 para divulgar a versão 10 do antigo Internet Explorer. Na campanha, os usuários deviam baixar a versão para serem capazes de encontrar ovos de Páscoa escondidos em vários sites.
Outras empresas como a própria Apple já lançaram jogos interativos na Páscoa para promover lançamentos.
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