A sua empresa já está preparada para a Black Friday?
2020 foi um ano atípico que transformou o jeito de fazer compras: o crescimento do digital foi acelerado e alcançou ainda mais adeptos. No entanto, sem o planejamento certo, a sexta-feira de promoções, uma das datas mais quentes para o comércio, pode virar uma oportunidade perdida para alavancar as vendas online.
Por isso, preparamos um material exclusivo com dicas imperdíveis para aumentar seus resultados no dia 27 de novembro e você ainda terá insights para o pós-vendas. Aprenda com os especialistas da Macfor, uma AdTech com foco em estratégias digitais para multinacionais, e veja um passo a passo para preparar a sua empresa para a Black Friday!
1. Analise o cenário histórico e o preço de seus concorrentes
Avalie com antecedência os preços da concorrência, o valor do frete e o prazo de entrega: esses são os fatores mais considerados pelos consumidores na hora de realizar uma compra.
Lembre-se de que você precisa chamar a atenção do consumidor com um preço atrativo e uma condição bacana, então defina sua estratégia com sabedoria. Não adianta dar um superdesconto no produto, mas ter o frete alto e o prazo de entrega longo.
Você pode usar a Black Friday a seu favor focando na venda de produtos que estão encalhados no estoque, por exemplo. Também pode analisar quais são os produtos campeões de venda na sua loja e oferecer descontos em cima deles.
Há ainda a possibilidade de selecionar os produtos mais bem avaliados pelos seus consumidores, afinal é provável que eles também satisfaçam novos clientes.
3. Organize seu estoque
Faça um levantamento do estoque com antecedência, identifique quais produtos são os mais requisitados pelos consumidores e veja se eles precisam ser repostos. Tenha em mente que, se a sua campanha de Black Friday tiver uma boa divulgação (próxima dica!) e boas ofertas, a procura pelos seus produtos vai crescer nesse período.
Então não perca vendas por falta de estoque! Uma boa estratégia é mapear as saídas de mercadorias da sua loja virtual através do Google Analytics ou da sua plataforma de e-commerce.
4. Divulgue, divulgue e divulgue!
Seus clientes já sabem que sua loja vai participar do Black Friday? Divulgue em redes sociais, WhatsApp, e-mail marketing e folhetos. Anúncios também são grandes aliados para dar mais visibilidade para a sua estratégia e, consequentemente, mais lucro para o seu negócio.
Foque em chamadas curtas, que despertem a atenção do consumidor, e priorize a boa experiência visual.
5. Atender bem para atender sempre
Se você não quer perder vendas, ofereça um suporte adequado aos consumidores. Treine a sua equipe de atendimento para ser eficiente e ágil, e tenha em mente que nesse dia (e nos seguintes) o volume de mensagens, dúvidas, reclamações e trocas pode aumentar na mesma proporção das vendas.
Uma experiência ruim com o atendimento da sua loja pode comprometer as vendas futuras, portanto antecipe-se e prepare bem o seu suporte.
6. O pós-venda também importa
Além de ser ótima para alavancar as vendas, a Black Friday também é uma oportunidade de fidelizar clientes. Para isso, tenha um pós-venda bem estruturado: peça feedbacks sobre a compra e, caso o cliente tenha problemas, coloque-se à disposição e busque soluções efetivas.
O segredo é mostrar que a sua empresa se preocupa com a experiência do usuário. Afinal, se o cliente não tiver um bom suporte pós-compra, ele dificilmente vai ser fiel à sua loja ou indicá-la para outras pessoas.
Ficar de olho nos horários ajuda a identificar o comportamento do consumidor e desenvolver boas estratégias de venda!
Você sabe quais são os produtos mais buscados pelos consumidores nesta Black Friday? Confira!