Nesta era pós-pandêmica, se é que já podemos chamar assim, as mudanças na tecnologia, na moda, na estética estão acontecendo muito rápido e o design digital é um exemplo disso por excelência, já que é o que acompanha ou até é o causador dessas mudanças.
Podemos apontar como grandes responsáveis por essas transformações aceleradas os vídeos rápidos que agora são uma das principais formas de entretenimento e a Web 3.0 qie está evoluindo para atender a demanda do usuário por experiências online sem limites. Nesses novos contextos, o visual importa mais que nunca.
Além disso, as escolhas do design para cada peça, plataforma ou interface são sempre um tanto quanto arriscadas, pois a maior parte das experiências apresenta uma atmosfera futurista, mas sempre mantendo o funcionamento de cada elemento da forma mais simples possível.
Diante de todas as mudanças que o online vem promovendo na jornada do usuário, veja as 7 tendências de design digital para 2024
O que você verá neste artigo
- Design digital em 2024
- 1 Embalagens smart
- 2 Fim do protagonismo da cultura pop ocidental
- 3 Preços razoáveis
- 4 Identidades fluídas
- 5 Shoppers sociais
- 6 Saúde digital
- 7 Visual comestível
Design digital em 2024
As transformações rápidas provocadas pela tecnologia e pela própria necessidade de mudança no consumo e no entretenimento a seguir à pandemia mudaram significativamente também a forma como as marcas e as empresas se comunicam visualmente com o seu público.
Portanto, existem muitas novidades que apontam como predominantes neste ano, mas nesta lista você verá as tendências de design digital que devem dominar as experiências de consumo e interação com o consumidor em 2024, de acordo com especialistas. Acompanhe.
1. Embalagens smart
As marcas querem melhorar a experiência do cliente, inclusive, no contato com o invólucro dos produtos. Para isso, estão testando novos modelos de embalagens que oferecem formatos mais compactos, finos, leves e flexíveis para, além de ocupar menos espaço e pesar menos, serem mais sustentáveis.
O mercado de embalagens inteligentes está em ascensão, sobretudo na indústria de alimentos. Nesse sentido, esses itens passam de apenas um suporte para o produto para uma interface de proteção ao alimento e informação ao consumidor, pois evoluíram em vários aspectos para oferecer os seguintes benefícios:
- Incorporação de bioativos para prolongar a vida útil dos alimentos;
- Indicadores colorimétricos que informam o consumidor e monitoram o frescor;
- QRCode que oferece rastreabilidade e controle de qualidade dos produtos;
- Indústria 4.0 que viabiliza a digitalização de todas as informações do produto.
2. Fim do protagonismo da cultura pop ocidental
Tanto na moda, quanto no entretenimento o eixo Estados Unidos e Europa Ocidental estão perdendo a sua hegemonia. A partir disso, cada vez mais produtos e hábitos de consumo orientais têm ocupado lugar na nossa cultura globalizada.
Isso se ilustra, sobretudo, com o sucesso das criações sul-coreanas tanto no cinema quanto na música de forma geral.
Desde o sucesso estrondoso do grupo musical BTS e do filme Parasita, que fez história no Oscar ao ser o primeiro longa em língua estrangeira a levar o maior prêmio da noite em 2020, é que estamos acompanhando o design e a estética dos produtos ganhando novas identidades.
3. Preços razoáveis
Segundo um levantamento do Pew Research Center, mais de 54 milhões de pessoas decaíram na pirâmide social global, passando da classe média para a baixa devido a um considerável corte na renda. Isso vem ocorrendo desde 2020.
Em vista disso, as marcas vêm percebendo que as consequências da pandemia somadas à recessão econômica, além de reduzir a renda de várias pessoas, está colocando em situações críticas quem já vivia em um cenário de vulnerabilidade, intensificando a desigualdade em todo o mundo.
Por isso, as empresas estão estudando e até dedicando departamentos a desenvolver produtos que atendam às necessidades dessas pessoas em situações mais frágeis e tenham preços muito mais acessíveis. O design dos produtos é fundamental para reduzir os custos da sua fabricação, materiais e aumentar a sua durabilidade.
4. Identidades fluídas
Uma das maiores vantagens dos espaços virtuais em que estamos cada vez mais inseridos é que eles são mais inclusivos e abertos à diversidade do que a nossa própria realidade física. Nesse contexto, vale notar que os avatares estão se tornando cada vez mais relevantes, já que são essenciais para viver essas novas experiências.
Esses avatares permitem que as pessoas, inclusive, abracem a própria diversidade e assumam suas diferenças no ambiente virtual. Por isso, o metaverso é a oportunidade para vivenciar ocasiões em um mundo bem mais diverso e inclusivo e, de acordo com uma pesquisa da Wunderman Thompson, 66% dos usuários acreditam que ele vai mudar a realidade.
5. Shoppers sociais
Quando você visualiza um produto muito desejado enquanto está em alguma experiência online com seu avatar ou no meio de um jogo com o seu personagem é um pouco chato ter que pausar a experiência para comprar ou deixar para comprar depois e esquecer. É justamente esta oportunidade de venda que as empresas não querem mais perder em 2024.
Uma das tendências mais fortes de design digital este ano é desenvolver novos recursos para plataformas de mídias sociais e games em que as experiências principais não precisam ser pausadas para que uma compra aconteça. Além disso, o próprio exercício da aquisição em si deve se tornar mais emocionante como parte do entretenimento.
Isso vem para atender a grande parcela do público que declara que mesmo quando deseja muito adquirir um produto, prefere não fazê-lo se, para isso, for necessário interromper a sua experiência online.
6. Saúde digital
A procura por serviços e soluções em prol da saúde física, mental e emocional teve um aumento sem precedentes a partir da pandemia. Essa movimentação global por atendimento presencial e online consolidou a presença das health techs no mercado.
Os recursos oferecidos por essas empresas devem ficar ainda mais arrojados com cada vez mais profissionais de saúde migrando para este segmento tecnológico a fim de oferecer a expertise necessária para que os usuários obtenham os seus tratamentos e atendimentos de forma mais fácil e, ao mesmo tempo, totalmente dentro dos parâmetros de saúde.
7. Visual comestível
Uma tendência de design digital que já estava forte no ano passado e deve dominar 2024 é a colaboração entre marcas que criam produtos inusitados mesclando design de beleza e alimentos, por exemplo para atrair tanto o público mais jovem quanto o público mais maduro.
Um exemplo disso em 2022 foi a Applebee’s, rede de restaurantes americana, que criou o gloss labial sabor asinha de frango. Mas o que as experiências materiais têm a ver com o design digital? Muito, esses produtos partem de projetos totalmente idealizados e simulados no digital para proporcionarem novas experiências no mundo físico.
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