O vira-lata caramelo “Sasha Dog”, o efeito de brilho “Kira Kira” e o jogo “Flappy Bird” são alguns exemplos de filtros de Instagram que ficaram muito populares na rede social. Mas você já parou para pensar que por trás dos filtros divertidos está a evolução das tecnologias de realidade aumentada e realidade virtual?
As grandes empresas de tecnologia imersiva estão conquistando seu espaço no mercado. O destaque, inicialmente, foi na área do entretenimento, com jogos que utilizam óculos de realidade virtual e câmeras de smartphones que tornam cenários reais em verdadeiros tabuleiros. E é claro que essa tecnologia uma hora ou outra chegaria ao marketing.
Segundo a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, o mercado global de realidade virtual e aumentada deve movimentar aproximadamente US$100 bilhões (R$376 bilhões) em 2020. O aumento é impressionante se comparado aos US$3,2 bilhões (R$12 bilhões) de 2017.
É impossível ignorar esses números quando falamos em customer experience e na possibilidade de utilizar essas tecnologias para facilitar a vida dos clientes. A Sephora, por exemplo, utiliza a realidade aumentada em um aplicativo para smartphone desenvolvido pela própria empresa para permitir que seus clientes experimentem, virtualmente, a maquiagem comercializada na loja.
Algo semelhante foi feito no Instagram, com o lançamento de uma linha de batons da Kylie Cosmetics, marca de maquiagem da “kardashian” Kylie Jenner. A empresária e socialite disponibilizou um filtro que acrescentava as cores dos batons da sua marca ao rosto capturado pela câmera do celular.
As possibilidades do uso dessa tecnologia parecem ser ilimitadas e empoderam o consumidor. Dessa forma, eles conseguem saber o que esperar do produto que estão adquirindo.
Como surgiram os filtros nas redes sociais?
O Facebook demonstrou interesse na tecnologia de realidade aumentada desde 2014, quando adquiriu a empresa Oculus VR, criadora dos óculos de realidade aumentada mais famosos do mundo. Mesmo 6 anos após seu lançamento, essa tecnologia não é tão acessível, sendo necessário desembolsar cerca de R$1700 para desfrutar das possibilidades do mundo virtual.
Nesse meio tempo, surgiram os filtros do Snapchat. A rede social criou uma ferramenta própria, a Lens Studio, disponível para toda a comunidade criar filtros para o aplicativo. Porém, no Brasil, o grande boom do Snapchat se deu com os filtros que transformavam as pessoas em bebês ou em idosos.
O Snapchat utilizou a estratégia correta para viabilizar a realidade aumentada, mas o grande problema foi a forma confusa de trabalhar com marcas e anúncios na plataforma, o que dificultou bastante a adesão no país. Além disso, por conta do baixo número de usuários, a comunidade de criação dos filtros na plataforma conta com poucos profissionais e, consequentemente, poucos tutoriais e treinamentos.
O Facebook, por sua vez, percebeu o potencial desses filtros e lançou uma versão beta de um software também exclusivo para criação de filtros: primeiramente para Facebook e posteriormente para Instagram. No início, apenas grandes marcas tiveram acesso à plataforma e, depois, influenciadores.
Após um longo período de testes, o Facebook liberou a plataforma para todos os usuários: alterou o nome do software para Spark AR Studio e disponibilizou uma gama de treinamentos online e atualizações constantes. Essa ação resultou em uma infinidade de filtros criativos que vemos hoje nas redes do “tio Mark”.
Jogos de perguntas e respostas e outros como o famoso “Eu nunca” viralizaram nas redes sociais. Outra categoria de filtros de Instagram que também fizeram sucesso foram os de cirurgias plásticas, que diminuem o nariz, aumentam os lábios, etc. Esses, porém, foram recentemente proibidos pela plataforma pois muitos consultórios estavam utilizando como forma de divulgar um antes e depois dos procedimentos.
Pois é, não demorou muito para surgirem oportunidades de englobar o marketing nesse cenário. Uma das primeiras campanhas de marketing digital com o uso dos filtros em realidade aumentada foi feita pelo Starbucks. Na época de Natal, quando os usuários apontassem a câmera do celular para um copo de bebida da marca, animações natalinas apareciam na tela de maneira divertida e integrada ao ambiente.
Na Black Friday de 2019, as Lojas Americanas lançaram o filtro “red friday”. Nele, que era basicamente um jogo, um personagem se movimentava para pegar os produtos em oferta que apareciam na tela, de acordo com o movimento da cabeça da pessoa. Era necessário desviar das caixas e, dependendo da quantidade de pontos obtidos no jogo, o usuário ganhava um código de desconto para utilizar nas compras do site.
Por que ter filtros de Instagram para sua empresa
Você sabia que 80% do tempo que passamos com um smartphone é utilizado em aplicativos? Isso significa que ficamos, em média, três horas por dia com nossos celulares fazendo atividades que não envolve ligações telefônicas. Por isso, a tendência é que as empresas compreendam a importância da experiência mobile e passem a incluir cada vez mais a tecnologia em suas estratégias.
Como as pessoas já estão naturalmente conectadas aos smartphones, é esperado que as novidades que envolvem esse meio se popularizem mais rapidamente: o uso dos filtros de Instagram já chegou na casa dos bilhões.
Essa é uma forma criativa, divertida e inovadora de fazer marketing. A realidade aumentada pode ser uma ferramenta poderosa para criar histórias e permite que as marcas tenham uma comunicação mais interativa com as pessoas.
Porém, é preciso ter em mente que essa e todas as ações que a sua empresa implementar devem servir a um propósito e não ser apenas uma ação divertida ou de marketing. Para que elas sejam duradouras, devem servir ao cliente, facilitando a sua vida. Dessa forma, ao fornecer uma boa experiência, você fará com que ele fale sobre a sua marca por vontade própria.
Além disso, quando uma pessoa utiliza o filtro da sua empresa, a divulgação é orgânica entre os seguidores, já que todo filtro vai acompanhado do nome e perfil do seu criador. Isso gera uma oportunidade de reconhecimento, que pode aumentar os seguidores e proporcionar um efeito viral gigantesco. Além disso, uma atualização recente do Instagram passou a permitir a busca de filtros por nome dentro do app, facilitando a divulgação.
Na Macfor
Como você já sabe, a Macfor está sempre ligada nas tendências do marketing digital. Reconhecendo os avanços e os diversos usos da realidade virtual e aumentada no marketing, nós já trabalhamos com filtros de Instagram para alguns dos nossos principais clientes, como Syngenta, Menzoil e Barba de Respeito.
Contamos com a experiência de um designer que tem de mais de 100 filtros criados, o Kewin Lima. Se você é heavy user de Instagram, provavelmente já utilizou ou viu alguém usando o “juliet 2.0” ou o “risquinho” na sobrancelha, que foram criados por ele. O macforniano ficou tão conhecido pelos seus filtros que vários famosos já utilizaram suas criações, como Pabllo Vittar e Tati Zaqui (no perfil dele tem um destaque mostrando todo mundo que já usou!).
Ah, e é claro que a Macfor também tem seus próprios filtros. Um deles é inspirado na maneira como nos descrevemos, “especialistas em descascar abacaxis”. O outro é inspirado na nossa cultura interna de reconhecer um colaborador “estrela do mês”. Quer conferir e testar? Corre pro nosso Instagram!
Bom, como vimos nesse conteúdo, é só uma questão de tempo para que a realidade aumentada e virtual façam parte de muitas outras etapas do nosso cotidiano. E aí, como a sua empresa está se preparando para o futuro?
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