Se você acompanha as tendências do marketing e do mercado, provavelmente já ouviu falar em Growth Hacking. O termo tem se popularizado nos últimos anos e refere-se a uma vantagem competitiva que pode diferenciar o seu negócio da concorrência.
O termo vem do inglês “growth”, que significa “crescimento”, e “hack”, que significa “brecha”. Como o nome já deixa a entender, o objetivo do Growth Hacking é encontrar brechas/oportunidades que possam gerar resultados rápidos para o crescimento de uma empresa.
No livro Hacking Growth, Sean Ellis e Morgan Brown apresentam essa estratégia de marketing inovadora. Sean define que:
Growth Hacking é o marketing voltado para experimentos.
O autor era um especialista em fazer startups crescerem de forma rápida e com métodos inovadores. Ele obteve ótimos resultados ajudando a Dropbox a aumentar a base de clientes, mesmo com concorrentes como Microsoft e Google entrando no mercado do armazenamento em nuvem no mesmo período.
Tudo isso foi possível questionando como ele poderia utilizar as informações, ferramentas, recursos e qualificações já disponíveis para fazer os negócios crescerem de forma rápida.
Mas afinal, o que realmente é Growth Hacking?
Bom, vamos lá! O Growth Hacking é uma maneira de pensar e agir. Ele combina técnicas de desenvolvimento de software, criatividade, raciocínio científico e psicologia comportamental para desenvolver e colocar em prática estratégias que tenham como foco principal o crescimento da empresa a baixo custo.
É o caso da Uber, por exemplo. Por meio de um aplicativo para celular, a empresa conecta motoristas e passageiros, oferecendo uma opção de transporte individual de qualidade para concorrer com o monopólio dos táxis. A Uber usou tecnologia, criatividade, análise do comportamento e dos desejos dos usuários e, a partir daí, desenvolveu uma solução estratégica e de baixo custo.
O processo de Growth Hacking funciona em 4 etapas principais:
- Objetivo – definir qual é o objetivo da empresa, alinhado ao crescimento.
- Hipóteses – elaborar hipóteses a partir dos conhecimentos e intuições dos profissionais.
- Experimentação – fazer testes que comprovem (ou não) a eficiência das hipóteses levantadas.
- Ferramentas – utilizar ferramentas e automação que facilitem o trabalho.
Quando as hipóteses são confirmadas, elas se tornam processos escaláveis. Mas não significa que, ao ter uma ideia aprovada, o ciclo de growth foi finalizado. Na verdade, esse processo exige melhoria contínua e uma nova análise de tempos em tempos, já que o mercado está em constante evolução.
O que um growth hacker precisa saber
Toda vez que Sean Ellis deixava uma corporação para começar uma nova atividade, ele sentia dificuldade em encontrar um substituto para a sua função dentro da empresa porque esse profissional ainda não tinha um nome no mercado.
O ideal seria alguém da área de marketing? T.I.? Engenharia? Na verdade, não há resposta correta. Independente da área de atuação, o growth hacker é o profissional que encontra atalhos para fazer os resultados de uma empresa crescerem rapidamente.
Seu grande desafio é buscar formas criativas para encontrar soluções inovadoras e que não comprometam, de maneira significativa, os recursos financeiros da empresa.
O papel do growth hacker é basicamente olhar para uma atividade do negócio e encontrar a resposta para a seguinte pergunta:
“Como fazer isso em escala, com processos repetíveis, de maneira que a empresa não gaste tanto tempo nem dinheiro?”
Pode até parecer simples, mas é uma atividade bem complexa. Entre as várias habilidades de um growth hacker, estão:
- Saber liderar um time – precisa ser capaz de formar, organizar e liderar pessoas de diferentes áreas para executar um plano.
- Ser analítico – precisa amar métricas, análises e relatórios. É a partir da análise das métricas que será possível identificar tendências e tirar conclusões sobre o negócio.
- Não ter medo de testar – afinal, somente dessa forma é possível saber o que funciona e o que não vai dar certo. E algumas vezes realmente não vai dar certo.
- Entender os clientes – saber como as pessoas pensam, como reagem e pelo que são motivadas é essencial, afinal eles são o foco para o crescimento da empresa.
Resumindo, o growth hacker deve ser um profissional curioso, criativo e analítico. Ele busca encontrar oportunidades que ninguém percebeu antes para acelerar o crescimento das empresas.
Growth Hacks na prática
Ok, a gente sabe que o conceito é um pouco subjetivo, afinal ele é um mindset, uma forma de pensar. Então para ficar mais fácil de visualizar as aplicações do Growth Hacking nas estratégias, vamos citar alguns exemplos.
Como o método visa o crescimento utilizando o mínimo de recursos possíveis, o caminho ideal é fazer com que os próprios consumidores se tornem propagadores do produto.
Portanto, o poder do boca a boca é essencial, mas muitas vezes precisa de um empurrãozinho, ou seja, é necessário fornecer algum benefício para o usuário em troca da divulgação.
Foi essa a estratégia que Sean Ellis implementou no Dropbox. A empresa criou um programa de indicação que dava 250 megabytes de espaço extra para o usuário que indicasse o serviço a alguém, que também receberia 250 megabytes a mais. Isso levou a um aumento de 60% na adesão por indicação.
Com essa estratégia e com as melhorias que foram feitas ao longo do caminho, a empresa passou de 100 mil usuários para mais de 4 milhões em 14 meses e sem gastar nada com marketing tradicional.
Outro exemplo é o Candy Crush, jogo que viralizou no Facebook. Eles queriam potencializar a aquisição de usuários e então definiram que quando as pessoas convidassem novos amigos para jogar, elas ganhariam mais vidas no jogo. Assim, os próprios usuários faziam o trabalho de divulgação.
O Quora, site especializado em perguntas e respostas, tinha um grande problema com a aquisição de usuários. Eles precisavam fazer com que as pessoas confiassem que encontrariam respostas de qualidade no site.
Pensando nisso, a empresa estabeleceu estratégias para a aquisição de usuários de reconhecimento e autoridade nas suas áreas de atuação. Assim, quando as pessoas perceberam que poderiam obter respostas de profissionais influentes no meio pelo site, o Quora passou a ser atrativo e confiável.
Por que apostar em Growth Hacking
O Growth Hacking é a evolução do marketing. Lá atrás, as empresas precisavam investir muito em divulgações nas mídias tradicionais, mas sem a certeza de que a ação traria o retorno esperado. No marketing tradicional, as empresas apostavam de olhos fechados em uma estratégia sem garantia e que muitas vezes nem convencia o público.
Hoje, o Growth Hacking apresenta uma solução mais segura para as empresas pois parte da realização de experimentos e análise de dados antes de colocar as estratégias em prática. Isso significa que elas só serão adotadas depois que tiverem sua eficiência comprovada. É o futuro do marketing digital.
Entre as vantagens do Growth Hacking, podemos citar que ele:
- Utiliza automações para integrar os processos de marketing e vendas;
- Possibilita a análise de dados e testes A/B para identificar falhas e melhorias;
- Tem foco na persona em todos os estágios do funil.
A Macfor é especializada em Growth Hacking
Se você já deu uma olhada no nosso site ou segue as nossas redes sociais, provavelmente já deve ter lido por aí que somos uma consultoria especializada em Growth Hacking.
Isso quer dizer que adotamos esse mindset alinhado à tecnologia e inovação para trazer soluções criativas para os nossos clientes. Nosso time é composto por profissionais de diversas áreas, desde publicitários até engenheiros e cientistas de dados, que atuam no nosso time de Growth e Performance.
Então se você está buscando uma consultoria que vai além do marketing, baseada em inovação e dados, venha falar com a gente. Vamos juntos gerar valor para o seu negócio e fazer a sua empresa crescer rapidamente!