De
maneira bem básica o Google Shopping
é a vitrine virtual de produtos das lojas cadastradas na plataforma.
Proporcionando uma melhor organização e praticidade, não é de hoje que
ferramentas de comparação, caíram no gosto dos brasileiros. Por esse motivo, em
2011 o Google lançou a plataforma,
entre outros objetivos para melhorar a experiência de consumo dos seus
usuários. Se você tem um e-commerce, o Google
Shopping é perfeito para seu negócio.
Entre
as vantagens oferecidas pelo Google
Shopping estão:
- A possibilidade de comparar preços;
- A oportunidade de poder analisar produtos;
- A competitividade do mercado, que se tornou mais
acirrado pela comparação constante, entre outras coisas.
Afinal,
para o consumidor, não melhorou só pelo fato de comparar preços e analisar
produtos pelos resultados de pesquisa do Google,
mas também porque os concorrentes tiveram que melhorar bastante os seus
recursos para atrair os cliques do público.
Entenda como funciona e quais as vantagens do Google Shopping
O
nome Google Shopping tem tudo a ver
com sua função, tendo em vista que de uma certa forma trata-se de um shopping
virtual, onde as lojas cadastradas apresentam seus produtos. Entre as funções do Google Shopping estão:
- Gerar tráfego para seu site, blog ou rede social;
- Encontrar leads em potencial;
- Garantir que o nome de seu negócio esteja sempre em
destaque no resultado de pesquisa, entre outros.
Uma
das principais vantagens desta plataforma, em relação aos concorrentes é que
por ser integrada ao Google, seus
produtos podem aparecer também nos resultados patrocinados de pesquisa.
Os anunciantes que quiserem ver seus produtos
no Google Shopping, precisarão se
inscrever no Google Merchant Center
e integrá-lo ao cadastro no Google
Adwords. É por meio do Adwords que o anunciante configurará a
campanha, definindo entre outras coisas, os valores do investimento.
Para
entender melhor o Google Shopping vamos dividi-lo em 3 pilares:
- Google Merchant Center
- Google Adwords
- Google Shopping
O
que esses pilares representam? Para
exemplificar, imagine que o Google
Shopping é uma loja física, o Google
Merchant Center equivale ao estoque dessa loja, onde armazena-se
informações sobre os produtos, enquanto Google
Adwords seria o vendedor. Nessa suposição o Google Shopping exerce a função de vitrine onde os produtos ficam
expostos. Deu para entender?
Como
um precisa do outro para funcionar, devemos considerá-los como pilares. Agora a
pergunta que não quer calar: Qual a vantagem de usar o Google Shopping?
É
o que vamos responder a seguir.
Qual a principal vantagem se usar o Google Shopping?
Os
anúncios feitos na plataforma são exibidos em toda rede de pesquisa do Google, assim como na de seus
parceiros, o que significa um número incalculável de possibilidades. Uma outra
informação bacana é que os resultados do Google
Shopping aparecem antes até de links patrocinados, destacando itens
importantes como foto, título, preço do produto, além do nome da loja que está
anunciando.
No
anúncio do Google Shopping é
possível ter:
- Foto;
- Preço;
- Descrição do Produto;
- Domínio.
Uma outra grande vantagem do Google Shopping é que as pessoas que encontram os anúncios da
pesquisa, já estão interessadas em adquirir o produto, portanto converter fica
muito mais fácil, já que o tráfego é bem mais qualificado.
O Google
Shopping tem como finalidade a promoção de produtos online, além de
possibilitar a exibição de anúncios de produtos novos e usados.
Embora seja possível anunciar muitos produtos no Google Shopping, existem algumas
restrições como:
- Serviços;
- Tarifas de hotéis;
- Imóveis, entre outros;
O que é o Google Merchant?
Como explicado acima, o Google Merchant é onde as informações sobre os produtos ficam
armazenadas. Os feeds de dados dos
produtos são feitos através de pilotos de arquivos, que podem ser através de
XLM ou planilhas.
Se aprovados, os anúncios estão prontos para ser
anunciados no Google Adwords.
É objetivo do Google
Merchant, gerenciar as informações dos produtos da loja ou e-commerce, além
de fazer o uplod das informações através de feeds ou apis.
Para criar uma campanha no Google Shopping é necessário primeiro reivindicar o site no Merchant Center.
Esse é um procedimento obrigatório e segue o seguinte
padrão:
- Vá até configurações gerais;
- Instale uma Tag de HTML na home do seu site e confirme a reinvindicação, lembrando que não é possível fazer o anúncio de produtos se o site não estiver confirmado e reivindicado.
Papel do Google Adwords nas campanhas de Google Shopping
Considerado
o principal serviço de publicidade do Google, o Google Adwords, ou Google
Ads, é a plataforma onde os anúncios são exibidos em formato de links
patrocinados.
Com a ferramenta é possível exibir anúncios para clientes,
exatamente no momento em que eles estejam procurando por empresas com o perfil da
sua. Normalmente, esses clientes são captados ao procurar em buscadores como o Google, no Maps, ou no Youtube por
exemplo. Esses anúncios são exibidos tanto no acesso via desktop, quanto no
modo mobile.
Sendo assim, o Google
Ads, abre a possibilidade de exibir seu anúncio exatamente para aquele
usuário que tem o perfil para ser o seu cliente ideal, ou seja, aquele que
realmente está disposto a consumir seus serviços ou produtos.
É através do Google Ads que o Google Shopping consegue exibir seus anúncios.
Google Shopping dispensa SEO
Por
mais incrível que pareça, nem toda exibição na internet depende do SEO – Otimização
para mecanismos de busca – Para o Google Shopping, pelo menos, os
anúncios não serão exibidos de acordo com a escolha de palavras-chave, como
acontece na maioria das vezes.
Para
ele o importante são as informações sobre o produto. Por esse motivo é fundamental
preencher corretamente a planilha no XLM. Entre as informações ela pede:
- Title (nome do produto) – Descreva a marca, tamanho e cor.
- Description
(Descrição) – Descreva as características do produto.
- Link
– Coloque a página de destino, ou url do produto.
- Google product category
(categoria do produto) – Escolha a categoria do produto seguindo a taxonomia do
Google.
- Availabilyt
– Indique a
disponibilidade mais recente do estoque do produto, inclusive fornecendo o
status, que aparece como: estoque, esgotado ou pré-venda.
- Price
(Preço do produto) – Indique o preço, lembrando que
é preciso ser o mesmo no feed e no site, caso contrário o anúncio pode ser reprovado!
- Sale
Price – (Preço promocional) – Faça a indicação, caso o preço seja
promocional, para que o consumidor tenha consciência que é por tempo limitado.
- Atributo
image de link – Coloque o link de sua imagem. Use sempre imagens
de alta qualidade.
- Shipping
– Informe o
valor do frete. Se por acaso o frete for grátis coloque zero para indicar!
- Adult – Se for o caso, indique que seus produtos só podem ser vendidos para pessoas maiores de 18 anos.
- Brand (marca) – Informe a marca. Esse caso é obrigatório para vestuários.
- Gtin ou en – Informe o número global, do item comercial.
- Mpn – Indique o número da peça do fabricante.
- Identifier exists – Aponte que se trata de produtos exclusivos ou que não possui o Gtin. Nesse caso é recomendado colocar valores falsos em alguns itens como:
- Antiguidades;
- Obras de Arte;
- Itens colecionáveis;
- Artigos perecíveis;
- Livros publicados antes de 1970;
- Produtos Personalizados;
- Roupas personalizadas;
- Custom Label – É o atributo utilizado para subdividir produtos em grupos de produtos específicos no Adwords. As vantagens são: possibilidade de fazer lances específicos, gerenciar promoções e subdividir internamente as categorias de produtos. Exemplo: produtos sazonais, produtos mais vendidos ou produtos de promoção.
Vale a pena anunciar no Google Shopping?
Bem,
vamos pensar! O Google Shopping é
uma forma de fazer a publicidade de algo. Como os outros tipos disponíveis no
universo on-line, o anunciante paga por cliques, portanto é preciso avaliar se
vale ou não a pena para seu caso. Essa análise pode ser feita a partir de
alguns questionamentos como:
- O que motiva seu consumidor a comprar de você? É o
desejo, ou a necessidade?
- Ele compra seu produto porque foi impactado pelo
desejo, despertado por uma imagem ou anúncio ou ele compra porque ele precisa
do produto?
Se a conversão for motivada pela necessidade, o Google Shopping pode ser um excelente
caminho!
No
entanto, não se pode esquecer que ele é um comparador de preços. Normalmente,
aparece na parte superior da pesquisa, quem paga o lance maior. Basicamente, o Google Adwords é um leilão, onde vários
anunciantes vendem o mesmo produto. O consumidor terá acesso a todos eles,
podendo inclusive ordenar por preço mais baixo, portanto, para valer a pena
anunciar no Google Shopping é
preciso ter primeiramente, um preço competitivo!
Mas,
não dá para simplesmente abaixar o valor sem ter uma margem de lucro razoável,
para que haja equilíbrio tanto para seu negócio, quanto para seu cliente.
O
Google Shopping é o meio de anúncio
que tem a maior conversão, entre os anúncios online, no entanto, exige alguns
cuidados para não tornar o que poderia ser positivo em uma verdadeira
catástrofe. Entre eles, estão:
- A imagem do produto que está vendendo precisa ser
boa!
- A descrição precisa estar minuciosa e bem explicada
(vídeos são muito bem-vindos).
- Os meios de pagamento precisam ser simples, fáceis e
de preferência rápidos.
- O valor do frete precisa ser viável.
- Uma dica bacana é escolher alguns produtos para
promover. Ao tornar seus valores mais competitivos, certamente atrairá ainda
mais leads qualificados para sua página.
Como
podem ver, é essencial ter uma equipe com conhecimento em Google Shopping, para conseguir conquistar os melhores resultados. Na
Macfor Marketing temos uma equipe
especializada em montar campanhas para Google
Shopping. Através de nosso trabalho,
sua marca estará exatamente no lugar onde seu consumidor irá para te encontrar.
Fale conosco!
3 motivos para fazer agora mesmo sua campanha no Google Shopping
Ficou
animado com as informações que leu até aqui sobre o Google Shopping e quer mais motivos para começar agora mesmo a
fazer a campanha de seu negócio na plataforma?
Então
vamos lá:
- A gente já sabe que os dados do Google Shopping aparecem primeiro nos
resultados de pesquisa e com certeza isso já é suficiente para atrair mais
pessoas para sua página;
- Normalmente quando uma pessoa pesquisa algum
produto na Internet, ela já tem interesse nele, portanto, o número de leds
qualificados que chega até sua página é muito maior do que em outras estratégias
de marketing como no remarketing (Veja
nosso conteúdo sobre remarketing – COLOQUE AQUI O LINK).
- Os números de conversões tendem a ser maiores, pois os possíveis clientes que chegam até seu site, já passaram por diversas etapas do funil de vendas.
Potencializando a Performance no Google Shopping
Uma
forma interessante de potencializar a performance no Google Shopping é dividir a campanha na plataforma, com links
patrocinados. Dependendo da forma como configurar, as duas campanhas têm a
possibilidade de aparecer ao mesmo tempo para seu consumidor. Imagina o quanto
isto pode ser revertido em conversão?
Como a Macfor aplica o Google Shopping
Na
Macfor trabalhamos com dados e só
garantimos resultados de alta performance porque estamos sempre otimizando as
ações para conquistar nossos objetivos e bater nossas metas.
Para
analisar o desempenho do Google Shopping
fornecemos relatórios bem objetivos, para que nossos clientes tenham a clareza
de que nossas estratégias realmente funcionam.
Eles
são tão eficientes e detalhados que podem mostrar, por exemplo, as categorias
de produtos, as características técnicas ou as marcas que mais geraram cliques
e conversões. Estamos em constante ajuste, para sempre entregar o melhor.
Em
suma, o Google Shopping é uma opção
interessante tanto para as empresas, quanto para os usuários. As empresas podem
promover seus produtos e estar no espaço mais nobre do Google, enquanto os usuários têm a oportunidade de comparar melhor
os preços.
Consolidado como um dos produtos mais interessantes do Google, inclusive como referência no mercado, o Google Shopping é uma boa ferramenta de divulgação e deve estar presente em um bom Plano de Marketing. Aliás, quer saber como elaborar um Plano de Marketing imbatível? Confira o conteúdo produzido pela Macfor.