As redes sociais para empresas são, indiscutivelmente, ferramentas fundamentais para as vendas, para o marketing digital e para a visibilidade da marca. Mas como saber quais são as mais relevantes para o seu negócio?
Por isso, é muito comum o seguinte questionamento quando o assunto é redes sociais para empresas: o meu negócio precisa estar presente em todas as plataformas?
Não há uma resposta específica para essa pergunta, afinal irá depender de diversos fatores em relação à realidade de cada empresa.
No entanto, é fácil descobrir em quais redes sociais a sua empresa precisa marcar presença. Confira as nossas dicas a seguir:
As redes sociais para empresas
Se você tem um negócio ou trabalha na área de marketing de uma empresa, precisa ficar de olho nas seguintes mídias sociais:
Além disso, ainda há outras duas redes sociais que podem fazer sentido para o seu negócio, apesar de ter menos impacto: Snapchat e Tinder.
Qual mídia social escolher para a minha empresa?
Para escolher as redes sociais que irão funcionar para as suas vendas online, é importante, primeiro, compreender o comportamento do seu público.
Então, a maneira mais fácil de fazer isso é dividir os clientes em gerações. Confira as redes sociais para empresas de acordo com as gerações:
Geração Baby Boombers (1945 – 1963)
Facebook e WhatsApp.
Geração X (1964 – 1980)
Facebook, WhatsApp e LinkedIn.
Geração Millenials (1981 – 1997)
WhatsApp, LinkedIn, Twitter, Instagram e Tinder.
Geração Z (1998 – 2009)
WhatsApp, Sanpchat, TikTok, YouTube, Instagram e Twitter.
Geração Alpha (2010 – Agora)
Redes sociais para empresas mais ideias: YouTube e TikTok.
Além disso, outra maneira de escolher as melhores redes sociais para empresas é observar o seu modelo de negócio, quais produtos ou serviços são ofertados e quais tipos de conteúdos podem ser criados a partir disso. Veja alguns exemplos:
TikTok
Apesar de nova, essa rede social fez um sucesso enorme com as gerações mais atuais. Ela possibilita a criação de vídeos curtos, divertidos e ágeis.
Portanto, é ideal para empresas que buscam a viralização e o público jovem, possuindo uma linguagem mais descontraída e moderna.
Case:
A gravadora Sony lançou a música “100 bad days” da banda AJR pelo TikTok. Com um desafio de gravar um vídeo que mostrasse uma situação desastrosa com o uso da hashtag #100baddays, os usuários poderiam ir a um encontro com os ídolos teens em Londres.
Logo, os números superaram as expectativas da gravadora. Só para você ter uma ideia, no Spotify, por exemplo, a música foi ouvida mais de 86 milhões de vezes. Um show!
YouTube
A plataforma de vídeos é, atualmente, um dos maiores sucessos na internet. Essa rede social possui mais de 2 bilhões de usuários ativos e o público principal está entre 18 e 34 anos, segundo informações do próprio YouTube.
Além disso, por dia, os usuários assistem mais de um bilhão de horas de conteúdo, de acordo com a plataforma. Não foi por acaso que as marcas passaram a olhar o YouTube prevendo oportunidades.
Case:
O “Coisa Nossa” é um canal de conteúdos relevantes da marca Guaraná Antártica. Com a ideia de usar a conta apenas para promover conteúdos de entretenimento, a empresa bateu os 929 mil inscritos.
Então, veio a grande sacada dessa estratégia de marketing: nos vídeos, a presença das latinhas verdes é constante, proporcionando mais tempo de tela do que as propagandas puláveis do Youtube que, cá entre nós, são chatas demais!
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