Aprenda a usar o Growth Hacking na sua empresa e a superar crises com crescimento e estratégias assertivas de marketing digital
Por wanaktek/envato
Termo criado por Sean Ellis, CEO da GrowthHackers, “Growth Hacking” é um conjunto de estratégias de Marketing Digital para gerar crescimento exponencial, rápido e sólido em empresas.
Em momentos de crise, como a pandemia do COVID-19, essas ações podem fortalecer, inclusive, multinacionais.
A base principal do Growth Hacking é agir a partir de dados e experimentos. Ou seja, essa técnica foca no principal problema da empresa, por exemplo: vendas, presença online, transformação digital, etc., e constrói um plano de crescimento com aprendizados e testes.
Por isso durante uma crise, interna ou externa, o Growth Hacking pode acelerar os processos de vendas, gerar otimizações no encontro de novos clientes e trazer inúmeros benefícios para uma marca, principalmente para as multinacionais.
Veja, a seguir, algumas estratégias de Growth Hacking para crises.
Os princípios do Growth Hacking
Inovação
As estratégias de Growth Hacking se distanciam do chamado “marketing tradicional”. Ou seja, ações inovadoras devem ser executadas com o objetivo de criar novas experiências e descobertas para o Marketing Digital.
Equipe especializada
Um time focado em hackings de crescimento faz toda a diferença. A dica é trabalhar com uma equipe heterogênea e mesclar diferentes áreas de conhecimento, como engenharia, computação, análise de dados, publicidade, psicologia, profissional de marketing, etc.
Todos podem ser Growth Hackers!
Além disso, uma boa equipe de Growth Hacking mistura diferentes tipos de profissionais: desde os mais criativos até os que apresentam raciocínio lógico ágil e pensamento analítico.
Análise de dados
Não é possível criar uma ação de crescimento para uma multinacional em cima de suposições. Os dados trazem informações necessárias para fazer otimizações em campanhas, sites, páginas de vendas e posicionamento.
Por isso, para superar uma crise, é preciso trabalhar com softwares e plataformas que recolham dados e ajudem na criação de relatórios eficientes para essas melhorias em ações de Marketing Digital.
Por que usar durante uma crise?
A palavra-chave para responder essa pergunta é “oportunidade”. Usando Growth Hacking o objetivo é encontrar oportunidades de crescimento para que uma multinacional, mesmo durante a crise, consiga gerar vendas, atrair clientes e manter a saúde financeira.
O fator responsável pela descoberta desses campos de oportunidade é a chance de fazer testes A/ B e mudanças imediatas em campanhas por meio do Marketing Digital.
Afinal essa é a única estratégia que possibilita alterações e otimizações no meio do caminho, evitando perda de dinheiro investido em campanhas, por exemplo.
Acúmulo de aprendizado
Além disso, outro motivo para usar Growth Hacking em crises é o acúmulo de aprendizado. Ou seja, o armazenamento de dados inteligentes que respondem quem é o seu cliente e qual é o comportamento dele.
Com essas informações, é possível criar estratégias ainda mais assertivas para se conectar com o seu público, mesmo em ações de Marketing B2B.
Novas oportunidades significam o uso de plataformas ainda não exploradas por uma multinacional que podem trazer ainda mais resultados para o fluxo de caixa da empresa e o funil de vendas.
O Growth Hacking irá trazer informações úteis para experimentar novas redes sociais, novos aplicativos e novas formas de gerar vendas, entregar produtos ou fazer cobranças.
Assim como a transformação digital, o Growth Hacking irá implementar tecnologia para resolver problemas e gerar melhorias em ações rotineiras de uma multinacional, deixando o trabalho mais rápido, mais produtivo e com menos gastos.
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