O custo por clique (CPC) é uma das melhores maneiras de mensurar o desempenho de uma campanha no Google. Com ele, é possível mensurar com exatidão o seu ROI nas platadormas de anúncios, isto é, o return on investiment, ou retorno dos seus investimentos.
Fatores como concorrência, volume de buscas e até o contexto social podem influenciar no valor do CPC médio. Com a pandemia, a alta dos preços, a incerteza financeira e o receio de endividamento, diversos nichos foram impactados no valor dessa métrica.
Pesquisas por empresas de varejo, cursos online, pedidos de comida por delivery e outras categorias como mesa cama, mesa e banho e beleza e saúde, por exemplo, subiram bastante com os novos cenários. Isso impacta diretamente as campanhas de CPC, elevando ou reduzindo o valor do custo por clique.
Neste artigo, vamos falar sobre campanhas com CPC, que são uma das principais estratégias de marketing digital, o que influencia para reduzir ou elevar este custo e como sua empresa pode usar melhor o orçamento, gerando mais resultado com menores investimentos.
O que é CPC?
O CPC ou custo por clique é uma das principais métricas para as empresas que realizam campanhas de Marketing Digital no Google Ads. Afinal, essa mensuração revela o quanto foi gasto em uma campanha.
Além disso, o CPC também mostra uma das principais vantagens de gerar anúncios no Google: você só paga o clique. Ou seja, apenas os usuários convertidos pela sua campanha geram cobranças na plataforma.
Sendo assim, o custo por clique é uma excelente maneira de acompanhar o desempenho de uma campanha e verificar qual é a margem lucrativa dela, isto é, o retorno pelo investimento (ROI).
No entanto, algumas variáveis como concorrência e aumento de buscas em determinado nicho podem influenciar no valor dessas ações, deixando o CPC mais caro ou mais barato.
O contexto social, como a incerteza financeira, também pode impactar diretamente nas ações. Veja, a seguir, mais informações para analisar o seu CPC e reduzir esses custos.
CPC: quais são as variáveis?
Diversos fatores podem fazer um custo por clique ficar mais caro ou barato. E isso impacta diretamente nos orçamentos de campanhas lançadas por empresas ou projetos.
Por isso, é fundamental conhecer bem essas variáveis e analisar cada uma delas na hora de fazer um plano de marketing. Confira:
Palavra-chave
A palavra-chave utilizada na campanha é um dos principais fatores que mudam o preço do custo por clique. Esse termo equivale à busca feita pelo usuário no Google, por isso precisa ser assertivo.
Palavras-chave genéricas tendem a ser mais baratas, mas, nesse caso, geram menos resultados de vendas.
Os termos mais específicos garantem um melhor resultado, porque definem exatamente o que o usuário deseja e têm maior chance dele clicar e evoluir para uma compra. No entanto, podem sair mais caros!
Então, a dica é pesquisar as palavras-chave previamente e criar campanhas em cima das necessidades de sua empresa e de acordo com o valor médio desses termos.
Concorrência por nicho
O principal ponto que determina esse preço por palavra-chave é a concorrência. Por isso, é importante também analisar o seu nicho antes de iniciar uma campanha no Google.
A concorrência por pesquisas de determinada área, produto ou serviço podem elevar muito o preço do custo por clique.
Localização
Para comércios locais, essa dica é importante! A sua localização pode aumentar ou reduzir o valor do CPC. Por exemplo: a cidade de São Paulo tende a ter os preços mais altos para anúncios de restaurante.
Sazonalidade
Estações do ano ou datas comerciais como a Black Friday também impactam diretamente no orçamento de campanhas. No verão, por exemplo, crescem as buscas por hotéis na praia, aumentando esse valor.
Datas como Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais, entre outras, também influenciam no custo por clique.
Dia/ Hora
Pode parecer até estranho, mas, até mesmo, o dia e a hora escolhida para fazer a campanha podem gerar custos maiores para as campanhas vinculadas ao Google Ads.
Por isso, é sempre bom prestar atenção em certos dias, como os finais de semana e horários que podem ter alguma relação com a sua empresa.
O custo por clique e o cenário atual
A pandemia e a alta inflação mudaram diversos hábitos e comportamentos mundiais. E isso também impactou no custo por clique de campanhas do Google.
Não é possível afirmar de forma geral se houve elevação ou redução do valor do CPC, afinal cada nicho teve o seu impacto.
Alguns nichos como cursos/ aulas online, varejo, alimentação por delivery, jogos eletrônicos, móveis e decoração, saúde e beleza, entre outros, tiveram um aumento na procura, fazendo com que o CPC reduzisse.
No entanto, muitas dessas empresas encontraram um segundo desafio: o aumento da concorrência. E isso pode gerar um efeito oposto, aumentando os custos com mídias pagas.
Essa instabilidade e incerteza revela uma grande preocupação para quem atua com campanhas de marketing digital e ações de Growth Hacking. Veja, a seguir, algumas dicas para driblar esses cenários:
CPC: como manter os custos baixos?
- Faça análises diárias;
- Atente-se ao mercado e cenário sociopolítico;
- Observe a concorrência;
- Faça testes A/B com palavras-chave diferentes e use termos específicos para o seu nicho;
- Aposte também em estratégias e conteúdos orgânicos.
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