O Marketing B2C e o Marketing B2B são estratégias para gerar vendas, dar visibilidade à marca e atrair novos clientes. Entretanto a principal diferença entre os dois tipos de comunicação é o público de cada modelo de negócio.
Enquanto o Marketing B2C se comunica com consumidores em geral (pessoas físicas), o B2B é focado em outras empresas ou instituições. Essa contraposição é crucial para determinar elementos importantes em ambos.
O Marketing B2C versus o Marketing B2B
Criar estratégias de Marketing Digital de alta performance pode ser um caminho equivocado se você não conhecer bem quem é o seu público-alvo. Essa informação é fundamental para planejar e executar qualquer ação na internet.
Mais do que um simples arquivo com dados demográficos e pessoais sobre possíveis leads, é preciso ir além para atingir excelentes resultados: conhecer o comportamento do consumidor, avaliar as fases do funil de vendas, reconhecer a percepção sobre a marca e até mesmo a geração de nascimento.
Por isso, identificar se o seu produto ou serviço faz parte da categoria B2C ou B2B se torna ainda mais relevante para impactar a sua persona da melhor maneira possível e, assim, obter as metas desejadas.
As siglas B2C e B2B
As duas siglas são derivadas de termos em inglês e determinam qual tipo de estratégia de Marketing uma empresa deve adotar para se relacionar com seus clientes.
B2C
O termo é a redução de “Business to Consumer” e abrange aquelas empresas que geram produtos ou serviços para o consumidor final. Em geral, elas possuem mais concorrência no mercado e podem apresentar, em alguns casos, públicos muito amplos.
B2B
Esse termo significa “Business to Business”. As empresas que estão nessa categoria se relacionam com outras empresas e pessoas jurídicas. Em geral, esse processo de vendas é mais demorado porque pode passar por critérios de análises de gestores ou áreas distintas, como o setor financeiro, por exemplo.
O Marketing para B2C e B2B
Na maioria dos casos, os canais de comunicação voltados para o Marketing B2C ou Marketing B2B, na internet, serão os mesmos: redes sociais, blog, e-mail marketing, campanhas, site ou e-commerce.
Porém, a diferença está no tipo de comunicação e na mensagem disparada para esses públicos. Confira:
Público: consumidor final
Para atingir esse público é importante pensar em comunicação para massa. Essas ações devem visar o alcance do maior número de pessoas, que esteja dentro do público-alvo pré-estabelecido pelas empresas B2C.
O plano de Marketing de Conteúdo deve prever meios para gerar um destaque entre os concorrentes, com publicações relevantes e que geram engajamento por meio do lado emocional. Os memes e virais, por exemplo, são ótimas estratégias.
Além disso, para gerar vendas é preciso pensar em preços e formas de pagamento acessíveis e totalmente práticos. Afinal, esse público compra por emoção e, muitas vezes, por impulso.
Público: empresas e pessoas jurídicas
A conversão desse tipo de público requer mais tempo e personalização de ações, já que a tomada de decisão nem sempre é feita pela pessoa impactada pelo material de divulgação.
Ou seja, o plano de Marketing B2B deve apresentar informações e insumos significativos sobre os benefícios do seu produto ou serviço. Focar em casos de sucesso, por exemplo, pode ser um conteúdo relevante.
Já os conteúdos focados em vendas devem priorizar preço, prazos de entrega e garantia do produto ou de resultado. Vale lembrar que, é fundamental cumprir com as negociações para cultivar a fidelização do cliente.
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