Ter seu site entre os primeiros resultados do Google é o desejo de todo empreendedor que entende como isso pode trazer visibilidade e autoridade para a empresa nos meios digitais. Para chegar lá, diversos fatores de SEO são necessários, incluindo uma estratégia de link building, com backlinks internos e externos, que têm grande influência nos fatores de ranqueamento.
Conseguir backlinks naturais e de qualidade não é uma tarefa fácil: envolve a produção de conteúdo de valor e um relacionamento próximo com a imprensa online e os formadores de opinião na internet. Mas, com o auxílio de uma assessoria de imprensa 4.0, é possível facilitar esse caminho e colocar boas estratégias em prática.
O que são backlinks
Backlinks é o nome dado para os links posicionados estrategicamente em um texto. Eles guiam o leitor de uma página A até uma página B, que complementa ou aprofunda o assunto que está sendo abordado. Faz parte de uma estratégia de link building que visa gerar popularidade e tráfego de qualidade para um site.
Os backlinks estão relacionados às técnicas de SEO (Search Engine Optimization), ou seja, otimizações que podem ser feitas em uma página ou conteúdo online para obter melhor posicionamento nos rankings dos motores de busca.
Esses links podem ser:
- Internos: quando apontam para uma página dentro de um mesmo domínio. Ex: quando um blog post de uma empresa adiciona um link no conteúdo que leva para outro texto dentro do mesmo site. Eles têm como objetivo aumentar o tempo de permanência do usuário no domínio.
- Externos: quando uma página é linkada por um outro site. Por exemplo, quando um blog post está falando sobre um estudo e insere um link no conteúdo que leva para a pesquisa original completa.
Neste artigo vamos focar na geração de backlinks externos, combinado?
A imagem acima é do blog da Macfor, um conteúdo muito interessante que fala sobre a cultura ágil em empresas. O trecho em azul indica um link, ou seja, se o usuário passar o mouse por essas palavras, ele poderá clicar e ser redirecionado para o link externo que nossos redatores adicionaram ao conteúdo.
Nesse exemplo, o link leva o leitor para a pesquisa original que está sendo citada no texto. Assim, ao mesmo tempo em que geramos credibilidade para o nosso conteúdo, provando que a informação foi retirada de uma pesquisa séria, também significa que o nosso site está gerando um backlink para essa página. E é exatamente isso que você quer que outros sites façam: gerem backlinks para a página da sua empresa.
Todo link que direciona o usuário para uma página dentro do site ou blog da sua marca é um backlink. E quanto mais backlinks de qualidade o seu site tiver, mais relevante ele será. Isso porque quando vários sites confiáveis adicionam o link de uma página em seus conteúdos, os mecanismos de busca entendem que aquela página tem informações interessantes.
Backlinks externos: por que são importantes?
Backlinks servem para medir a autoridade de um domínio sobre um determinado assunto ou produto. Motores de busca, como o Google, dão mais crédito aos sites que têm um bom número de backlinks de qualidade. Isso é positivo porque ele passa a considerar o seu blog mais importante do que outros, fazendo com que ele atinja os primeiros resultados na busca orgânica mais facilmente.
Quanto mais sites diferentes (e relevantes) apontarem para um domínio, mais ele será reconhecido pelo algoritmo dos buscadores, afinal é melhor ter 20 pessoas falando bem da sua empresa uma única vez, do que somente uma pessoa te elogiando 20 vezes, certo? A lógica dos backlinks é essa!
Estar entre os primeiros resultados de uma pesquisa no Google faz a diferença na hora de conquistar a visualização de potenciais clientes e conseguir fechar novos negócios. Sendo assim, receber mais backlinks do que os seus concorrentes faz com que a sua empresa tenha maior probabilidade de ter um ranqueamento mais alto, o que também traz autoridade para o seu domínio.
Empresas que investem em se tornar autoridade conquistam credibilidade e maior visibilidade tanto na internet, quanto fora dela, gerando forte impacto da marca nas estratégias de negócios.
Como gerar backlinks
Agora que você já sabe a importância dessa estratégia, vamos te contar como gerar backlinks naturais. A forma mais efetiva é produzir conteúdo de valor, que seja útil, atrativo, bem escrito, abrangente e confiável, digno de ser linkado. É simples: se você não produzir conteúdos que valham a pena fazer referência, então a sua página não será referenciada.
Mas primeiro é preciso entender os motivos pelos quais outros sites incluem links externos em seus conteúdos. Alguns deles são:
- Aumentar a credibilidade do próprio texto ao citar fontes conhecidas;
- Compartilhar exemplos ou dados de outros sites;
- Tornar o conteúdo mais abrangente ao inserir o link para um assunto no qual o leitor pode ter interesse em se aprofundar;
- Melhorar a pontuação de SEO do próprio site, já que incluir links externos é uma recomendação dessa estratégia.
Resumindo, eles adicionam links externos sempre que isso possa melhorar a experiência do usuário e/ou trazer benefícios para o próprio site. Sabendo disso, existem alguns tipos de conteúdos que são mais propensos a conseguir backlinks, como os exemplos a seguir:
Resultados de pesquisas e questionários
Dados estatísticos nos ajudam a criar argumentos convincentes e comprovar um ponto. Principalmente quando falamos em resultados de uma pesquisa ou questionário, é comum linkar esse trecho à fonte original, dando maior credibilidade à informação.
As opções podem ser: criar conteúdos que reúnam vários dados sobre um único assunto, como esse exemplo, ou então oferecer dados originais de uma pesquisa ou questionário realizado pela sua marca. A segunda opção pode gerar melhores resultados, visto que a sua empresa será a fonte original e, por isso, sempre que alguém desejar utilizar esses dados provavelmente irá incluir um link para o seu site.
Esse tipo de conteúdo aumenta muito as chances da sua empresa conseguir backlinks de sites de alta autoridade.
Entrevistas e citações
Um conteúdo original, com entrevistas ou citações de especialistas de um setor, agrega credibilidade ao seu texto. Você pode, por exemplo, reunir citações originais de várias autoridades em um mesmo conteúdo, ou falar apenas com uma pessoa, mas colocar várias citações dela ao decorrer do texto.
É mais trabalhoso conseguir essas entrevistas, mas o esforço vale a pena, porque as chances de conseguir muitos backlinks relevantes aumentam.
Cases e histórias de sucesso
Compartilhar os cases de sucesso da sua empresa também é uma estratégia que tem muito potencial de gerar bons backlinks. O compartilhamento de uma história de êxito ainda ajuda a construir a credibilidade da sua marca e relevância em seu nicho.
Além disso, cases são excelentes conteúdos para atingir usuários no fundo de funil de vendas. Eles têm a oportunidade de conhecer histórias de outros clientes que já testaram e aprovaram os seus serviços.
Recursos visuais
Pense nos conteúdos que as pessoas mais compartilham online. O que eles têm em comum? Geralmente, são acompanhados de recursos visuais, como vídeos, infográficos e imagens… raramente são apenas textos, certo? Isso acontece porque o nosso cérebro assimila muito mais rapidamente as informações visuais.
Mas aqui não cabe qualquer tipo de recurso: imagens genéricas, de bancos de imagens online, normalmente não acrescentam nada ao leitor. O ideal é trazer recursos que vão agregar informações: até mesmo prints de tela podem ser úteis, principalmente no caso de um passo a passo.
Guias e passo a passo
Falando em passo a passo, esse tipo de conteúdo também pode atrair muitos backlinks para o site da sua empresa. Como dito anteriormente, diversas páginas incluem links que redirecionam os leitores para conteúdos nos quais eles possam se aprofundar. Por isso, textos rasos não costumam ter bons resultados com a estratégia de link building. O ideal é produzir um conteúdo um pouco mais longo, completo e detalhado, como são os casos dos ‘guias’.
Guest post
A sua empresa também pode investir em parcerias de conteúdo com outros sites. É possível, por exemplo, realizar os chamados “guest posts”, que consistem em convidar uma empresa do mesmo segmento a escrever um conteúdo para o seu blog e vice-e-versa. Dessa forma, em troca do conteúdo que você produz para um blog parceiro, ele permite que você insira um ou mais links para a sua página.
Bônus: gerar backlinks para outros sites
Parece contraditório, certo? Afinal você quer melhorar a estratégia de SEO com backlinks que remetam ao seu site e não ao de terceiros. Porém isso se chama “criar relacionamento”. Quando você faz referência ao conteúdo de outro site, você pode enviar uma mensagem para avisar que achou o conteúdo tão útil que compartilhou na sua própria página.
Essa interação constrói uma percepção da sua marca e um relacionamento com aquele site que você considera uma autoridade. Isso significa que, talvez, no futuro, eles retribuam esse backlink com algum conteúdo seu. Não é uma garantia, mas pode dar certo.
O que NÃO fazer para conseguir backlinks
Vale tudo para conseguir links para o seu site? Não! A ideia é focar em construir backlinks de qualidade, ou seja, que venham de sites relevantes. Algumas empresas de marketing digital vendem um serviço de link building que promete conseguir muitos links para o seu site em pouco tempo. Parece milagroso! Mas, na verdade, elas utilizam algumas técnicas que são conhecidas como “black hat SEO”.
Esse serviço consiste em comprar uma linkagem para o seu site em domínios que possuem baixa qualidade, que são inativos ou até mesmo spam. Trata-se de uma tentativa de enganar os mecanismos de busca para aumentar o nível de autoridade do seu site.
Além de serem extremamente antiéticas, as estratégias de “black hat” são arriscadas e, em vez de te ajudarem a subir nos rankings de pesquisa, podem acabar penalizando o seu site e prejudicando os seus resultados. O domínio da sua empresa pode até mesmo não ser mais indexado na busca orgânica e seus posts nunca mais voltarem a subir de colocação.
Sim, o algoritmo do Google percebe quando essa tática atrapalha a experiência dos usuários nos mecanismos de busca, já que coloca na primeira página de resultados sites com conteúdos incompletos e que não responde às reais perguntas dos usuários.
Hoje em dia, um dos fatores de avaliação de backlinks é sua contextualização: os links da página de origem e da página de destino devem abordar um conteúdo relacionado. Por exemplo: faz sentido o blog de um educador físico gerar um link para um site que vende proteínas pré-treino, mas estaria fora de contexto se a linkagem fosse para uma página que vende carros.
Utilizar o “black hat SEO” para conseguir backlinks pode até ser algo que funcionava no passado, mas a gente garante que isso não vai mais trazer benefícios para a sua estratégia. Lembre-se: “encurtar” o caminho pode ser tentador, mas autoridade não se compra, se conquista com tempo e dedicação!
Assessoria de imprensa 4.0: estratégia de backlinks na prática
Você já viu o que são backlinks, porquê eles são importantes, quais tipos de conteúdo ajudam a gerar links externos para o site da sua empresa e o que você não deve fazer de jeito nenhum em uma estratégia de link building. Mas como colocar tudo isso em prática? A assessoria de imprensa 4.0 pode te ajudar!
Foi-se o tempo em que a assessoria de imprensa tratava-se apenas de emplacar pautas na televisão, no rádio, em jornais ou revistas. Hoje em dia, com o avanço da tecnologia e o surgimento da internet, existem muitos outros canais e formas de gerar visibilidade às marcas, e a assessoria de imprensa se aprimorou para atender a essas novas necessidades.
Nesse cenário digital, a assessoria de imprensa 4.0 está muito atrelada ao marketing de conteúdo e às estratégias de SEO, com ações voltadas para o ranqueamento do site de uma empresa nos primeiros resultados dos buscadores. Para o link building, por exemplo, o trabalho da assessoria de imprensa consiste em desenvolver um relacionamento com blogs, portais de notícias e sites de conteúdo, de modo a garantir a geração autêntica de links.
Portanto, a assessoria de imprensa 4.0 constrói uma rede de contatos com jornalistas, influenciadores e formadores de opinião no geral, e assume um papel fundamental no fortalecimento da comunicação e do branding de uma empresa. As etapas desse processo são, resumidamente:
- Mapeamento dos canais – consiste em descobrir quais sites do seu segmento podem ser interessantes para as publicações de sua empresa;
- Relacionamento – é o momento de entender o estilo de conteúdo necessário para conquistar um espaço editorial nos sites desejados e propor as parcerias de publicação e
- Apresentação dos conteúdos – hora de planejar e criar artigos de alta qualidade, dignos de receberem backlinks.
Link building: a sua empresa em posição de destaque
Mais do que enviar sugestões de pauta para jornalistas, o link building visa gerar menções valiosas na imprensa online para sua marca. Além de ser uma estratégia de comunicação e branding, colabora também para impulsionar as posições do site na busca orgânica. É o combo perfeito: backlinks poderosos + tráfego de qualidade + repercussão nas redes sociais. Tudo isso realizado 100% de acordo com as normas do Google, sem o uso das técnicas prejudiciais de “black hat”.
Quer sair na frente dos seus concorrente e montar uma estratégia sólida de SEO com a construção de backlinks naturais e relevantes? Entre em contato com a gente e descubra como podemos te ajudar!