A sua empresa está preparada para a Transformação Digital? A implementação mundial do Novo Marketing Digital foi acelerada com o cenário pandêmico e irá modificar as relações entre consumidores e marcas.
Estar dentro dessa nova cultura de vendas e compras significa gerar oportunidades, evitar crises e ganhar mais credibilidade e espaço no mercado. Confira, a seguir, quais são as expectativas para o futuro quando o assunto é marketing na internet.
O Novo Marketing Digital
Você pode até não ter percebido, mas o seu comportamento nas redes sociais mudou ao longo dos anos. Com o avanço da Transformação Digital, as pessoas passaram a se engajar mais nas relações virtuais, inclusive na interação com empresas.
A internet se tornou um espaço público de trocas de opiniões, construção de grupos e tribos e identificação com pessoas e marcas. Seguir, curtir e compartilhar, atualmente, dependem exclusivamente de reconhecimento e sentimento de pertencimento.
Mesmo que não tão “velhos”, diversos hábitos do comportamento do usuário na internet foram deixados para trás. Quer um exemplo? Qual foi a última vez que você fez um download de música ou filme?
Os serviços de streaming, como Spotify e UOL Play, modificaram eternamente a forma de consumidor conteúdos audiovisuais. Dessa maneira, atraíram pessoas de diversas gerações por comodidade, praticidade e, principalmente, personalização de experiência, ou seja, identificação.
O caso do Instagram
No início do Instagram, as imagens saturadas e com diversos filtros de coloração roubavam a cena. A preocupação estética era presente na mídia social para contar apenas um viés da história pessoal do usuário.
Além disso, o Instagram era uma plataforma limitada, focada em apenas imagens e legendas. Quanto mais curtidas melhor e, por isso, as fotos precisavam ser pensadas e bem elaboradas.
Isso mudou!
Atualmente, o Instagram respira Reality Marketing, ou seja, marketing de realidade. As pessoas querem ver, seguir e acompanhar pessoas com histórias reais. Os Stories foram o ponto crucial para iniciar esse novo marketing digital.
Com isso, muita coisa ficou diferente: as curtidas foram ocultadas, já que esse engajamento não é mais o principal da rede, as pessoas passaram a interagir mais e o Instagram se tornou uma plataforma multifuncional com diversas opções de conteúdos e ações (lives, filtros de realidade aumentada, IGTV e Reels).
A internet não para!
Mudanças diárias
O chamado “Novo Marketing Digital” engloba não só as mudanças de comportamento e novas necessidades do usuário, ele vai além. As inovações tecnológicas, atualizações de plataforma e aplicação de Ciência de Dados também podem ajudar a alavancar resultados.
Mas essas são mudanças diárias, ou seja, o Novo Marketing Digital está em constante transformação e construção. É preciso se atentar às inovações, assimilá-las rapidamente e implementá-las em sua empresa, gerando testes e análise de resultados.
Por que está mudando?
Com novas soluções digitais sendo apresentadas à humanidade, os usuários da internet romperam barreiras e se tornaram cada vez mais adeptos das relações sociais e de vendas por meio da web.
A conectividade está presente em todos os dias e, agora, em todos os lugares. Atualizações e mudanças globais sustentam a evolução da internet, além de gerar uma nova configuração ao comportamento do consumidor.
Cenário pandêmico
Em dezembro de 2019, o mundo passou por uma mudança drástica na rotina de bilhares de pessoas. E principalmente os países fortemente impactados pela COVID-19 tiveram que reinventar hábitos e se adaptar a uma nova realidade.
Lojas físicas, restaurantes, shoppings e outros espaços de convívio social foram fechados. A internet passou a ser o único veículo de comunicação interpessoal e vendas.
Se antes a presença do Marketing Digital na vida das pessoas era importante, passou a ser uma das únicas oportunidades de criar laços afetivos e fazer compras essenciais ou não.
Estar na internet, com canais ativos, passou a ser uma urgência para todas as empresas!
As principais tendências mundiais para o Marketing Digital
O Novo Marketing apresenta características únicas que definem o comportamento dos consumidores e traduzem qual é a relação entre eles e as marcas. Além disso, revela caminhos assertivos para gerar ainda mais resultado na internet com conteúdos e estratégias de alta performance.
Confira abaixo quais são as principais tendências para atuar na internet contemporânea e alavancar engajamento e vendas em campanhas.
Ao Vivo
As lives se tornaram uma das poucas soluções para que artistas e músicos pudessem continuar os trabalhos. Ela começaram a se multiplicar e fazer parte da rotina dos usuários de redes sociais como YouTube, Facebook e Instagram.
Para as empresas, essa pode ser uma solução para compartilhar conteúdos relevantes e gerar mais conexão com os seguidores. Use o final das lives para fazer um pitch de vendas, lançar uma promoção ou fazer algum convite aos espectadores.
Atendimentos por chats humanizados
Você já precisou da ajuda de um serviço de atendimento ao cliente após uma compra online? Em geral, essas experiências tendem a ser chatas e desgastantes. Imagine só se foram feitas por robôs… Piora, certo?
Errado!
Pode até parecer um paradoxo: mas chats automatizados podem sim ser humanizados e atender às necessidades exclusivas dos seus clientes com mais precisão.
Um exemplo disso é o brand persona do Magazine Luiza, a Lu, que deixa o atendimento mais ágil, atencioso e divertido.
Os chats são ótimas oportunidades de personalizar a experiência dos clientes, fidelizá-los ou evitar a perda deles. Mas é fundamental que a robotização seja feita de maneira estratégica.
É preciso utilizar as ferramentas e plataformas certas, além de contar com um script inteligente e persuasivo. O alinhamento de estratégias de branding position também é importante para obter melhores resultados.
Entre as principais vantagens do chat automatizado estão: disponibilidade 24h, melhor gerenciamento de ações e melhor armazenamento de informações importantes (Big Data) sobre atendimentos e consumidores.
Realidade aumentada
A realidade aumentada está cada vez mais acessível. O principal exemplo disso é a proliferação dos filtros de Instagram. Esse produto se tornou tendência dos últimos anos e podem alavancar ainda mais o engajamento de mídias sociais.
Apesar de ainda não estar disponível para todos os usuários, o Google já implementou ferramentas de realidade aumentada nos resultados de sua pesquisa.
Com apenas a lente do celular, o sistema mapeia o cenário e inclui elementos virtuais que podem interagir com o “mundo real”. Essa atualização irá revolucionar o modo como empresas vendem produtos e, principalmente, como consumidores os compram.
Além disso, essa inovação aponta para um outro fenômeno do Novo Marketing Digital: a busca por meio de imagens. Plataformas como o Pinterest já possuem um sistema automatizado para encontrar conteúdos por meio de fotos parecidas, QR codes ou imagens da câmera do celular.
Dessa maneira, também é possível integrar lojas físicas com a internet e proporcionar uma nova experiência ao shopper.
Machine Learning
Já pensou em criar ações padronizadas no Novo Marketing Digital e poder prever resultados com o aprendizado de experiências antigas? É assim que funciona um Machine Learning, que significa “aprendizagem de máquina”.
Com o armazenamento de dados é possível “treinar” softwares e plataformas para tomarem ações inteligentes e otimizadas. Esse conceito pode até mesmo prever problemas e apontar caminhos seguros a partir de análises assertivas.
O Machine Learning se baseia em um aprendizado com histórico e, a partir disso, consegue proporcionar estratégias de marketing que irão ajudar a sua empresa a converter mais clientes.
Um exemplo disso é a funcionalidade SEO, um mecanismo de busca do Google que consegue rastrear páginas na web adequadas para cada pesquisa. Essa otimização vai muito além da palavra-chave digitada pelo usuário.
O SEO vai em busca de sites com boa credibilidade e que oferecem experiências agradáveis ao leitor, ou seja, que possuem textos com boa legibilidade e conteúdo interessante. Imagens e links citados também geram relevância para um post blog.
Dessa maneira, a “máquina” do Google consegue aprender quais são as melhores soluções para cada pesquisa e indicar apenas os melhores sites, melhorando a experiência na plataforma.
Esse conceito também pode ser usado em suas campanhas ou estratégias de Marketing de Conteúdo. Será possível publicar apenas informações e ofertas que façam sentido com a expectativa ou necessidade do seu público-alvo.
Sem achismo e com dados!
Marcas transparentes e próximas
Por que você se relaciona com uma marca na internet? Essa é uma pergunta que pode ter respostas óbvias como:
- Gostar dos produtos ou serviços;
- Curtir o atendimento;
- Aprovar a proposta;
- Acreditar que é prática, barata, acessível;
- Ter a facilidade de ser perto de casa.
Mas, se formos parar para pensar, o relacionamento entre marca e consumidor atravessa esses critérios racionais e envolve muita emoção e conexão afetiva. São processos inconscientes que fazem a gente gostar ou não de uma empresa.
Atualmente, as marcas representam muito mais que uma relação de compra e venda para os consumidores. Elas refletem estilos de vida, princípios morais e até mesmo a própria identidade.
Empresas veganas, por exemplo, tendem a ter um público fiel por conversarem com as escolhas de vidas e o senso de pertencimento a uma tribo. Além disso, elas ajudam os consumidores a exercerem o seu papel no mundo de forma mais prática e acessível, oferecendo os produtos que eles precisam da maneira que eles querem.
A internet aproximou marcas e pessoas e deu um novo rumo para a presença online.
A partir desse momento, se tornou fundamental a construção de empresas transparentes e humanizadas. E a construção de conteúdos e posicionamentos empáticos é urgente, principalmente para grandes multinacionais.
Os consumidores desejam conhecer as histórias por trás de um produto ou serviço, querem entender a motivação das grandes empresas e se reconhecerem nelas. Comprar, agora, não é mais sobre solucionar um problema, mas ser alguém no mundo e construir uma personalidade em cima disso.
Personalização de conteúdos e ofertas
Com os contatos cada vez mais estreitos entre clientes e marcas, o perfil do consumidor se tornou cada vez mais exigente na hora de ser atendido por uma empresa.
Por isso, a personalização de conteúdos e ofertas se tornou uma boa saída, principalmente para quem deseja obter ainda mais conversão em campanhas e gerar mais performance na internet.
Uma maneira de fazer isso é por meio da automação de e-mail marketing. Com listas aquecidas e atualizadas, é possível acompanhar a jornada de cada consumidor e oferecer produtos e serviços no momento certo.
Mais uma vez, o Big Data é uma parceiro infalível para o Novo Marketing Digital!
Como se preparar para o Novo Marketing Digital?
Os diretores de marketing precisam preparar as empresas para não ficarem para trás no novo modelo de comunicação online. A implementação de novas tecnologias, a execução de testes A/B e até mesmo o auxílio de um consultoria de Marketing Digital podem fazer toda a diferença. Confira:
Novas tecnologias
Plataformas e softwares são atualizados constantemente para oferecer ainda mais resultados aos clientes, ou seja, para a sua empresa. Estar por dentro dessas soluções digitais é uma das principais maneiras de se adequar ao Novo Marketing Digital.
Testes A/B
Os testes A/B proporcionam a experimentação dessas tendências e análises concretas a partir da resposta de cada público-alvo. Somente assim é possível saber o que funciona ou não para a sua marca.
Além disso, os testes podem trazer insights preciosos sobre Marketing de Conteúdo e ofertas ao público, fazendo com que as campanhas sejam ainda mais eficazes e com mais leads e/ou vendas.
Consultoria de Marketing Digital
Com o suporte de uma consultoria de Marketing Digital é possível desenvolver um plano de ação de alta performance e usar as novas ferramentas e atualizações a seu favor.
A consultoria também irá analisar testes A/B e gerar relatórios com propostas assertivas para a otimização de campanhas, fazendo com que a sua empresa acelere os resultados.
O marketing não muda!
Apesar de polêmica, a frase é uma verdade. A essência do marketing é imutável. No entanto, as relações humanas, as plataformas e as maneiras de exercer essas estratégias de vendas passam por constantes modificações.
O marketing não muda, mas o futuro apresenta novas soluções para obtermos melhores resultados. Não dá mais para seguir uma receita ou fórmula mágica, é preciso alinhar tecnologia e conhecimento para embarcar nessa nova era.
A sua empresa está preparada para esse futuro?
Converse agora com um especialista clicando aqui.