Para grandes empresas, as demandas de materiais publicitários precisam da união entre duas prestadores de serviço: uma agência digital e uma agência off. Mas como conciliar essas duas empresas?
Alguns pontos são fundamentais na hora de integrar a comunicação e o trabalho entre as duas prestadoras de serviço, como, por exemplo, manter estratégias, posicionamento de marca e identidade visual sempre integrados.
Agência digital
Independentemente do nicho da sua empresa, é possível afirmar: perfil do seu consumidor mudou. Mesmo com uma rasa observação sobre as estratégias de marketing, podemos perceber que as demandas atuais são outras.
Com a recente (e tão acelerada) transformação digital, os clientes passaram a se relacionar de maneiras diferentes com empresas. A internet gerou a necessidade de ações personalizadas, pessoais e de alta performance.
Por isso pequenas, médias e, principalmente, grandes companhias passaram a migrar parte da verba para uma agência digital, empresas que possuem conhecimento em Marketing Digital.
Mídia online
As agências digitais são responsáveis por criar, propagar e analisar resultados de mídias online. Esses materiais são todos os tipos de anúncios ou peças que dependem da internet para gerar algum tipo de resultado: visualização, venda, divulgação ou conversão de lead, por exemplo.
Entre os principais exemplos de mídia online estão: blog, redes sociais, links patrocinados, Facebook Ads, podcasts, etc.
Para as empresas, a vantagem de contar com uma agência digital é que, além de poder se comunicar com os canais em que o cliente está, é possível ter respostas imediatas sobre a performance de uma campanha.
Portanto, as métricas são pontos fundamentais para atuar com mídias digitais, obtendo um excelente resultado. Esses KPIs podem ser analisados em tempo real, gerando otimizações precisas que alavanquem o potencial das ações.
Mais pessoas
Outra grande vantagem do trabalho de uma agência digital, principalmente para multinacionais, é o alcance das ações, que tende a ser bem maior em comparação às das mídias offline.
Na internet, é possível se comunicar com um maior número de pessoas ao mesmo tempo. E ainda criar anúncios para outros estados, ou até mesmo países, sem grandes esforços.
O público certo
Na internet, também é possível destinar um material publicitário para o público certo. Por meio de segmentações precisas, as ações ganham ainda mais efetividade tendo especificidade em seu destino.
Portanto, há mais resultados!
Já parou para pensar em quantos clientes a sua empresa perdeu com os flyers não lidos, os anúncios de rádio trocados por outra estação, ou o outdoor que disputou a atenção do seu lead com o trânsito ou a música do carro?
Pois bem, essas ações ficam ainda mais raras quando as campanhas estão na internet e contam com uma segmentação inteligente. Destinando o conteúdo certo para a pessoa certa é possível aumentar o ROI (retorno sobre investimento) e ainda gerar dados (Big Data) com informações de clientes, leads, inscritos ou usuários.
Hora de dispensar a agência off! Certo?
A resposta é, com certeza, “não”!
A comunicação offline (TV, rádio, materiais impressos, entre outros) ainda existe e pode gerar resultados significativos para a sua empresa. Principalmente as multinacionais que possuem mais verba e podem comprar espaços importantes, como os comerciais das grandes emissoras de televisão, podem se beneficiar, e muito, dessas estratégias.
No entanto, é importante reforçar que esses conteúdos possuem alcance limitado e podem perder a força de acordo com a recepção do público. Afinal esses conteúdos são intrusivos, ou seja, atrapalham a experiência do usuário em determinada plataforma.
Além disso, a mídia offline nem sempre atinge o público que você quer. Imagine quantas pessoas diferentes estão assistindo a um mesmo programa de televisão: Todas elas fazem parte do perfil que você quer atingir? Quantas irão ignorar a sua campanha?
Por enquanto, não é a hora de parar com os trabalhos de uma agência offline. Mas é mais do que urgente pensar em uma comunicação integrada para alinhar as duas estratégias e ampliar a performance da área de marketing da sua empresa!
Marketing digital integrado ao marketing off
Se você é gestor da área de marketing de uma multinacional ou trabalha na setor, sabe a importância de contar com uma agência de publicidade para desafogar as grandes demandas da empresa. Certo?
E, provavelmente, já trabalhou com uma agência off para criar campanhas e desenvolver peças para a sua empresa. Mas agora chegou a hora de migrar parte dos esforços e recursos para uma agência de marketing digital. Veja o porquê você deve integrar as duas áreas:
A marca
Se relacionar com a marca de maneira pessoal e personalizada é uma das grandes tendências de consumo que já vem sendo aplicada pelos clientes do mundo inteiro. No entanto, construir essa marca próxima e humanizada não é uma tarefa fácil e rápida.
Por isso, é fundamental que as ações de Marketing Digital sejam integradas ao histórico do Marketing Offline para que a empresa mantenha o mesmo posicionamento.
Essa integração será relevante para que a marca conquiste novas audiências, no meio digital, sem perder sua essência e coerência.
Em uma mensagem do portal Meio&Mensagem, Igor Puga, Chief Interactive Officer da DM9DDB, afirma que o cliente, tanto em um site ou em uma loja física, tem a percepção de estar interagindo com a marca, sem avaliar se é um canal on ou off.
Então a construção dessa comunicação intimista independe do meio em que a mensagem é emitida. A linguagem, a experiência de sucesso, os aspectos sensoriais e a emoção envolvida são pontos mais importantes dentro desse processo!
Estratégias de Marketing 360°
Se as campanhas off da sua empresa já geram um enorme resultado, imagine se utilizá-las ao lado de plataformas e tecnologias proporcionadas por uma agência digital?
Quer um exemplo?
O Carrefour, uma das maiores redes varejistas do mundo, integrou lojas físicas com a rede social Pinterest. Ao longo das compras, os clientes poderiam usar um QR Code próprio da plataforma, espalhado entre os corredores, para acessar receitas inspiradoras na conta do supermercado.
A ação levou pessoas de um canal para o outro, melhorando e aproximando o relacionamento entre consumidor e marca. De uma lado, as vendas aumentaram e de outro, a empresa aumentou a visibilidade e o engajamento na internet.
O Marketing 360° permite mesclar e integrar ações digitais e o Marketing Offline, tornando as ações ainda mais importantes e com maiores resultados!
Identidade visual
Outro ponto importante na integração entre uma agência off e uma agência digital é a identidade visual da marca. É fundamental que regras de cores e fontes, entre outros padrões, sejam 100% mantidas nas peças.
Apesar de parecer simples, essa estratégia irá ajudar com que os clientes façam associações mais significativa sobre as ações da marca e possam se relacionar ainda mais com ela.
Por exemplo, tendo uma boa experiência na loja, a pessoa pode passar a seguir a conta do Instagram. Ou então, com ótimos conteúdo no YouTube, o usuário poderá se decidir por visitar o espaço físico.
Ao manter a mesma identidade, a marca gera uma maior comunicação entre as duas plataformas e facilita a migração de clientes. A mesma regra vale para a linguagem e a abordagem utilizada nos canais de veiculação.
A agência digital ainda não deu resultados como a offline! O que fazer?
Se a migração para o Marketing Digital da sua empresa foi recente, é muito provável que a percepção de resultados ainda seja menor em relação ao Marketing Offline. No entanto, essas áreas não podem ser comparadas, afinal contam com KPIs e cenários totalmente diferentes.
Mesmo assim, se as ações e campanhas na internet não geram os resultados esperados, alguns pontos podem ser reavaliados:
KPIs escolhidos
Será que as métricas foram definidas corretamente? Essa é uma das etapas mais complicadas, porém importantes, para criar uma ação na internet e avaliar o seu desempenho.
Entre os principais KPIs estão:
- Taxa de conversão;
- ROI (Retorno sobre Investimento);
- CPC (custo por clique);
- Taxa de abandono de carrinho;
- Engajamento nas redes sociais e
- LTV (lifetime value).
Cuidado! Algumas métricas podem atrapalhar a análise de uma campanha se levadas em consideração. Por exemplo, o número de seguidores nem sempre revela um bom engajamento para a página, afinal esse aumento pode ser comprado e robotizado.
Ações aplicadas
Caso a sua empresa ainda não tenha um resultado grandioso com uma agência digital, é importante analisar as ações executadas. Será que elas foram relevantes e, realmente, funcionais?
Copiar uma campanha de outra empresa, sem avaliar os diferentes nichos, cenários e públicos, pode ser um erro perigoso. A internet exige que essas ações sejam personalizadas e adaptadas às necessidades de cada persona.
- Seria vantajoso oferecer um e-book para um público que não gosta de ler?
- Será que é na rede social com um perfil jovem que o seu público-alvo está?
- Aquele anúncio do Facebook Ads foi segmentado corretamente?
Se você deseja se tornar um case de sucesso no Marketing Digital, é importante que as ações aplicadas correspondam a todos os requisitos da sua empresa: público-alvo, setor, canais, abordagens e ofertas.
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A agência digital
Outro ponto que merece uma atenção maior, caso a sua empresa ainda não tenha performado bem na internet, é a própria agência digital contratada. Faça as seguintes perguntas sobre a prestadora de serviço:
- Possui experiência com outras multinacionais?
- Conta com um portfólio de resultados comprovados?
- Traz ideias inovadoras e novas soluções?
- Apresenta relatórios com frequência?
- Determina bons KPIs e caminhos claros para atingi-los?
Se a sua resposta foi “não” em pelo menos uma das perguntas anteriores, é hora de repensar!
Com a rapidez da internet e o avanço acelerado de novas tecnologias, é preciso estar sempre conectado às tendências e inovações. Além disso, é fundamental que a agência digital sempre aponte objetivos claros, planejamentos estratégicos e resultados atualizados.
Uma dica para quem deseja fazer essa migração da melhor maneira é contar com o apoio de uma consultoria em Marketing Digital. Esse perfil de empresa vai além de uma simples executora.
Uma consultoria em Marketing Digital possui foco nos resultados. E, além disso, proporciona a transformação digital de uma empresa de dentro para fora, se preocupando com todos os detalhes de cada processo.
Contando com uma empresa especializada, é possível aumentar a potência de mercado, criar novas oportunidades e obter mais resultados.
Time híbrido
Além disso, é importante analisar o time que está atuando nas campanhas de Marketing Digital. Atualmente, essas estratégias são extremamente técnicas e envolvem não só a criatividade, mas também um olhar analítico a partir de dados e números.
Por isso, ao escolher a empresa que irá fazer a prestação de serviços, é fundamental verificar a multidisciplinaridade da equipe.
Por exemplo, times híbridos que possuem profissionais da área de exatas, como matemáticos, cientistas de dado e engenheiros, tendem a ter uma performance cada vez mais eficiente no Marketing Digital.
A implementação do Marketing Digital
O chamado “Novo Marketing Digital” foi acelerado com o cenário pandêmico causado pela COVID-19. Todas as empresas precisaram ser reinventadas para continuar com as operações.
A sua empresa já está preparada?
Então é hora de agir e se adaptar às mudanças emergenciais do mundo.
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