Os KPIs são indicadores-chave de desempenho que servem para metrificar e avaliar o desempenho de uma empresa ou uma ação específica como, por exemplo, as campanhas de Marketing Digital.
Essas métricas precisam ser bem delimitadas e estudadas para que a performance das mídias digitais sejam identificadas com clareza. Caso os pontos de mensuração sejam escolhidos ou coletados de maneira errada, a empresa pode ser prejudicada.
Mas cómo escolher os KPIs ideais?
O KPI certo para cada mídia digital
KPIs para redes sociais
KPIs para mídias pagas
Como definir o KPI de cada ação?
Como melhorar os KPIs?
A importância dos KPIs para o Marketing Digital
O novo Marketing Digital revolucionou a forma de criar e analisar uma campanha. Atualmente, essa estratégia conta com um ponto importante durante todo o processo: os dados!
Com o armazenamento e a aplicação de informações cada vez mais precisas, o Marketing Digital, hoje em dia, é feito a partir de números, cálculos e exatidão. Não há mais espaço para achismos ou intuições.
Por isso, os KPIs se configuram como um elemento-chave para obter alta performance. Com eles é possível observar o desempenho de uma campanha ou mídia digital e gerar insights para otimizações.
No entanto, o primeiro passo é identificar o KPI ideal para cada mídia. Essa fase é primordial para que todas as outras análises de resultados sejam feitas com bastante eficiência.
Mas como escolher os KPIs ideais?
As chamadas mídias digitais, ou seja, aqueles conteúdos que dependem da internet para serem propagados, possuem características diferentes. Portanto para encontrar os melhores KPIs é fundamental conhecer bem cada uma dessas plataformas.
As principais mídias digitais são:
- Site/ E-commerce;
- Blog;
- E-mail marketing;
- Redes Sociais e
- Mídias pagas.
Um alerta!
Antes de definir os KPIs para cada uma das mídias digitais, é importante notar se não trata de uma “métrica de vaidade”. Ou seja, um dado ou informação irrelevante para os resultados, mas que podem dar certa notoriedade para algo.
Um exemplo disso é a quantidade de seguidores. Em geral, páginas com muitos seguidores são bem vistas. No entanto, esse é um dado comprável e, por isso, pode ser manipulado.
Fazer com que a quantidade de seguidores de um Instagram cresça é importante! Mas essa deve ser uma ação assertiva, feita a partir de conteúdos relevantes ou campanhas no Facebook Ads.
Somente assim é possível garantir uma base de seguidores reais, engajados e que queiram trocar experiências com a sua marca. Comprar dados pode atrair os “seguidores robôs”, bots que não irão interagir com o seu conteúdo, muito menos comprar o seu produto!
O KPI certo para cada mídia digital
Veja, a seguir, quais são os KPIs ideias para as principais mídias digitais:
Site/ E-commerce
Quando o assunto é KPI para site, é comum que a primeira ideia que venha à cabeça seja o número de visitantes, certo? No entanto, essa também pode ser considerada uma “métrica de vaidade”.
Ações no Facebook Ads ou Google Ads, por exemplo, podem atrair milhares de acesso ao seu site ou e-commerce. Mas esses visitantes são qualificados ou estão encontrando o que buscam no seu endereço?
Por isso, um dos primeiros passos para verificar se o seu site está ou não performando bem é analisar o tempo em que um visitante passa nele. Isso irá revelar a qualidade do conteúdo e se o site oferece uma boa usabilidade para o usuário.
Outros KPIs importantes são:
- Velocidade de carregamento da página: para conferir, acesse o Google PageSpeed Insights;
- Taxa de conversão: a porcentagem será o resultado de (número de pedidos / número de visitantes) x 100;
- Taxa de abandono de carrinho: importante para avaliar se as opções de entregas (tempo e valor) estão de acordo com as expectativas do seu cliente;
- ROI: o Retorno Sobre Investimento é fundamental, principalmente, para empresas que geram anúncios nas redes sociais.
Blog
Ter bons artigos no blog da sua empresa é fundamental para construir autoridade e encontrar novos clientes de maneira orgânica, desde que haja otimização SEO.
O blog ainda é uma das mídias digitais mais importantes, porque é um dos principais resultados em buscadores, como o Google. Para analisar o desempenho do seu blog, é importante analisar os seguintes dados:
- Tráfego orgânico: quantas pessoas acessaram seu blog por meio da otimização SEO?;
- Taxa de rejeição: descoberta pelo Google Analytics, essa taxa se refere às pessoas que entraram no seu blog, mas não acessaram outras páginas após a leitura. Para o Google, isso revela uma baixa qualidade do site;
- Tempo médio na página: quanto tempo o usuário passou na sua página? e
- Taxa de saída: essa métrica revela em quais páginas as pessoas estão deixando o seu site. Isso pode mostrar que essas abas não proporcionam uma boa experiência ou não contam com informações úteis ao usuário.
E-mail marketing
O e-mail marketing ou as newsletters ainda são mídias digitais que oferecem alta performance, principalmente para empresas B2B. Se você aplica essas estratégias no Marketing Digital, confira quais são as métricas mais importantes para acompanhar:
- Abertura de e-mail: revela se a lista está fria ou não, além de mostrar se a headline (assunto) foi persuasiva ou engajadora;
- Unsubscribe: mostra se o conteúdo está com qualidade suficiente para manter o lead cadastrado na lista;
- Cliques: além de mostrar a qualidade dos conteúdos, pode dar insights para a performance de um CTA e
- Conversão: mais do que cliques em um botão, é importante gerar vendas e resultados. Essa métrica irá avaliar o desempenho da ação como um todo.
KPIs para redes sociais
Cada rede social irá apresentar uma ou mais métricas fundamentais para avaliar o desempenho. Veja a seguir:
É importante dizer que todas as redes sociais oferecem esses dados para a análise. Além deles, outras informações também podem ser visualizadas, como o número de seguidores e o perfil deles.
Conhecer o público que engaja em seus conteúdos digitais não é um KPI. No entanto, pode fazer toda a diferença na hora de criar posts e estratégias relevantes para melhorar os outros tipos de mensuração.
KPIs para mídias pagas
As mídias pagas são aqueles conteúdos divulgados na internet, mas que contam com algum tipo de investimento financeiro. As principais mídias pagas são: Facebook Ads e Google Ads.
Para cada uma delas, haverá um conjunto de KPIs diferenciado. Confira:
Facebook Ads
Para avaliar a performance de um anúncio no Facebook, é fundamental observar três pontos: alcance, valor gasto na campanha e os resultados disso. Portanto, é fundamental ficar de olho nas seguintes métricas:
- Impressões;
- Taxa de cliques;
- Taxa de conversão;
- ROI;
- Custo por ação (CPA) e
- Custo por clique (CPC).
Google Ads
Já para o Google Ads, além dos KPIs citados acima, é importante observar também:
Índice de qualidade
De acordo com a qualidade do material disponível na página, o Google irá aumentar ou diminuir o seu índice de qualidade. Esse KPI é importante para definir o ranking do link patrocinado em uma busca, além de reduzir o custo dele.
Portanto, um bom índice de qualidade irá fazer com que a landing page ganhe mais tráfego, ou seja, mais número de visitantes qualificados. Isso com um valor mais baixo.
Taxa de rejeição
Caso um usuário tenha entrado em seu site, mas não navegou, clicou em links ou fez algum tipo de cadastro, por exemplo, o Google irá avaliar essa taxa como rejeição.
Isso mostra que o conteúdo oferecido não correspondeu às expectativas do usuário. Neste caso, há dois pontos que merecem atenção:
- O conteúdo em si: como é possível melhorá-lo para o seu público?
- O anúncio: ele faz uma promessa real?
Como definir o KPI de cada ação?
Para definir os melhores KPIs de cada ação, é essencial verificar dois pilares importantes: a mídia digital e o objetivo daquela campanha específica.
Por exemplo, se o objetivo da sua campanha é aumentar as vendas de um serviço por meio de anúncios no Facebook e Instagram, além de conteúdos orgânicos no LinkedIn, a sua empresa terá que avaliar os seguintes KPIs:
Facebook Ads
- Impressões;
- Taxa de cliques;
- Taxa de conversão;
- ROI;
- Custo por ação (CPA) e
- Custo por clique (CPC).
LinkedIn
- Resultado de pesquisas;
- Engajamento e
- Número de cliques.
Atenção! Observe que nas métricas de LinkedIn, o número de cliques e engajamento serão os KPIs mais importantes para analisar o desempenho dos conteúdos publicados.
O resultado de pesquisas irá mostrar o quanto a sua página está performando como um todo. Além dos conteúdos postados, essa métrica também pode trazer insights sobre seu nicho ou reconhecimento de marca.
“E se o meu objetivo for aumentar os seguidores?”
Foi dito, anteriormente, que o número de seguidores é considerada uma “métrica de vaidade” porque nem sempre revela um número real, orgânico e importante para o engajamento da página.
Entretanto é natural que qualquer empresa queira crescer em quantidade de seguidores, principalmente no lançamento de uma nova conta. Esse pode sim ser seu objetivo em uma campanha de Marketing Digital.
O importante é que esse dado não seja comprado, mas conquistado!
Caso essa seja a meta da sua empresa, o número de seguidores, com certeza, será o principal KPI. No entanto, tente verificar se os motivos desse objetivo são justos e relevantes para a sua marca.
Por isso, em muitas ocasiões, ter um público realmente engajado é mais importante do que ter um público grande!
Como melhorar os KPIs?
Para responder a essa pergunta, existe uma palavra-chave: otimização. Seja ela de conteúdo, de copywriting, de plataforma, de usabilidade, de design, de estratégia ou até mesmo de controle de verbas.
O importante é que as análises sejam diárias!
Conteúdo
Encontrar um conteúdo de alta performance nem sempre é uma tarefa fácil. A internet conta com diversas concorrências que tiram o foco do usuário e podem fazer com que um conteúdo, mesmo que bom, não funcione na plataforma.
O ideal é sempre trabalhar com os sentimentos e informações úteis ao seu público-alvo. Os melhores conteúdos são aqueles que possuem especificidade, relevância e emoção.
Copywriting
Outra forma de melhor os KPIs, principalmente aqueles relacionados a vendas ou conversão, é otimizando os textos publicitários. Tenha em mente os seguintes pontos:
- A sua oferta está atraente?
- As condições de pagamento são interessantes?
- Está caro demais?
- O texto resolve todas as objeções?
- Os benefícios são relevantes?
Ao responder a essas perguntas pensando no público consumidor, é possível encontrar pontos para otimizar o texto e atrair mais vendas.
Plataforma
A plataforma escolhida oferece uma boa experiência ao usuário? Analise esse critério para melhorar diversos KPIs importantes para a performance das suas ações.
Usabilidade
Conectada à plataforma, pensar em melhorar a usabilidade do usuário em um site, e-commerce, aplicativo ou qualquer outra plataforma pode resultar em um aumento significativo nas métricas.
Design
É fundamental manter uma identidade visual e um design que atende às necessidades do usuário, melhorando também a experiência dele na plataforma escolhida.
Às vezes, é importante observar o design das peças de conteúdos orgânicos ou pagas. Elas realmente chamam a atenção dos olhos do usuário no meio de tantos outros conteúdos publicados?
Estratégia
Caso todos os outros pontos tenham sido reavaliados e, mesmo assim, o KPI ficou em baixa, a estratégia aplicada pode estar errada! No Marketing Digital é importante que as ações e campanhas sejam 100% personalizadas e segmentadas.
Por isso, copiar ideias, aplicar técnicas antigas ou imitar ações de outras empresas podem apontar para um fracasso. É fundamental compreender as necessidades de cada público e avaliar os aspectos singulares do seu nicho.
Verbas
Outro ponto importante que pode ser decisivo na hora de melhor um KPI é o controle de verbas. Dividir o dinheiro investido em plataformas e ações não é algo simples!
Para isso, é fundamental contar com profissionais especializados em cada mídia digital que irá avaliar o objetivo e verificar a necessidade de verba para cada campanha.
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