Entender e comprovar resultados é fundamental para qualquer campanha online, por isso a criação de dashboards de Marketing Digital é essencial para empresas que estão na chamada “transformação digital”.
Com essas ferramentas, é possível acompanhar em tempo real a performance de cada ação ou estratégia, gerando otimizações e análises precisas. Dessa maneira, também se pode tomar decisões cada vez mais assertivas.
Confira neste texto:
- O que são “dashboards de Marketing Digital”;
- Características de um bom dashboard;
- As 3 categorias de dashboards;
- A importância da análise diária e
- Por onde começar a criar um dashboard?
Confira um breve resumo do que é preciso para começar a usar esse painel de controle:
Consultoria de Digital Analytics
Para desenhar o seu dashboard de Marketing Digital, identificando os principais pontos de mensuração, é essencial contar com o auxílio de uma consultoria de Digital Analytics.
Dashboard em tempo real
O principal produto dessa parceria com a consultoria é o dashboard em tempo real. Com este painel, você e a sua equipe terão total independência para avaliar e comprovar resultados.
Time ágil
Outra parte importante da implementação desses quadros de análise é o time responsável por analisar e controlar a performance. Essa equipe deve ser ágil e estar preparada!
O que são “dashboards de Marketing Digital”?
Os dashboards de Marketing Digital são painéis para uma visualização prática e ágil dos KPIs (indicadores-chave de performance) de uma ação. Essa interface gráfica tem como objetivo otimizar a análise de resultados.
Além disso, outro grande benefício desses quadros é a facilidade de perceber gaps ou pontos de atenção em alguma campanha. Assim, fica muito mais fácil de arrumar algo ou promover melhorias para evitar perda de investimento financeiro ou de tempo.
Com os dashboards de Marketing Digital, além de ter um fácil acesso ao acompanhamento de indicadores de desempenho, é possível comprová-los rapidamente. Esta ferramenta é imprescindível, principalmente para multinacionais que precisam ter focos diferentes conforme a área ou setor.
Os benefícios dos dashboards de Marketing Digital
- Acompanhamento visual prático e ágil;
- Fácil acesso, inclusive em dispositivos mobile;
- Economia de tempo de análise de relatórios;
- Possibilidade de correções ou otimizações rápidas;
- Atualização constante e em tempo real;
- Identificação ágil de acertos e erros e
- Personalização da ferramenta.
Um dashboard para cada necessidade
Em geral, as grandes empresas possuem, dentro da mesma área de marketing, diversos subsetores focados em produtos e serviços diferentes. Sendo assim, cada um desses grupos possui objetivos e KPIs diferentes.
Ou seja, com um único dashboard fica praticamente impossível acompanhar essas necessidades distintas. Além de gerar uma bagunça visual com o acúmulo de informações, pode acontecer algum tipo de confusão.
Por isso, é fundamental contar com dashboards de Marketing Digital diferentes para cada funcionalidade. A vantagem disso é a possibilidade de personalizar e montar conforme os KPIs pré-estipulados.
Sendo assim, cada área ou subgrupo pode ter o seu próprio painel de controle para entender como todas as mídias e todos os canais estão performando.
Características de um bom dashboard para Marketing Digital
Por ser totalmente personalizável, um dashboard nunca será igual ao outro, entretanto alguns elementos são fundamentais para que a análise e o acompanhamento sejam feitos da melhor maneira.
Confira quais itens não podem faltar nos dashboards de Marketing Digital:
Informações gerais
No topo de qualquer dashboard, é imprescindível que o usuário encontre as informações gerais que contextualizam o painel, tais como:
- Empresa;
- Cliente;
- Produto;
- Serviço;
- Campanha ou
- Nome do canal de comunicação.
KPIs
Em um segundo momento, o dashboard de Marketing Digital deve apontar os KPIs escolhidos para analisar uma campanha, uma mídia ou um canal. Nesta etapa se encontram os gráficos que facilitam a visualização.
É na parte dos KPIs que se encontram as maiores diferenças entre um painel e outro, afinal são essas métricas que serão modificadas conforme a expectativa de resultado ou os principais pontos de observação.
Dados
Junto a cada KPI, o usuário encontrará os dados para análise. Ou seja, a principal parte do dashboards de Marketing Digital. Essas informações são fundamentais para qualquer ação online.
Além disso, é a partir dos dados que as tomadas de decisão devem ser feitas, evitando, dessa maneira, achismos ou uma mera intuição. Com a mensuração previamente analisada, é possível fazer escolhas inteligentes e assertivas.
Os dados também servem para comprovar resultados e torná-los mais acessíveis, mesmo para uma pessoa que está por fora da execução do projeto, mas precisa entender os avanços, como um superior ou diretor da área de marketing.
Comparativos
Outro item essencial para a construção de dashboards de Marketing Digital funcionais e práticos é a comparação de todos os dados.
Sendo assim, as informações podem ser analisados de forma mais prática, proporcionando a observação de avanços ou retrocessos em resultados.
Os comparativos podem ser diários, semanais, mensais ou até anuais. Isso irá depender do tipo de KPI. Por exemplo, o número de seguidores de uma conta no Instagram pode ser analisado diariamente, notando o desempenho de posts e ações.
Em geral, são os comparativos que geram insights e mostram, de fato, o efeito que cada ação ou campanha ocasionou. Por isso é tão importante ter uma rotina diária na verificação de um dashboard.
As 3 categorias de dashboards de Marketing Digital
Conforme o site do especialista em SEO, Neil Patel, existem 3 tipos de dashboards de Marketing Digital:
1 – Dashboard Operacional
Esse tipo de painel é voltado para analisar e acompanhar KPIs referentes às operações de uma multinacional, como o desempenho da empresa em si ao longo de um período.
Um dos principais benefícios de manter esse dashboard atualizado é poder notar, com rapidez, erros de processos e arrumá-los. Ou ainda preveni-los antes mesmo que aconteçam.
2 – Dashboard Tático
Se você busca tomar decisões mais certeiras e baseadas na Ciência de Dados, esse é um dos principais dashboards de Marketing Digital para você ficar de olho!
No dashboard tático, estarão disponíveis todas as métricas sobre os resultados de ações específicas feitas na internet, principalmente aquelas de médio prazo.
Por isso, esse é um tipo de painel que deve ser personalizado de acordo com a necessidade e o objetivo de cada campanha ou empresa. Somente assim é possível ter insights relevantes para as próximas ações.
3 – Dashboard Estratégico
Por fim, há o dashboard estratégico. Neste painel, encontram-se os dados de mensuração importantes para avaliar a estratégia de um negócio. Ou seja, é uma forma de facilitar a observação do funcionamento de um modelo de empresa.
Com esse quadro, também é possível notar pontos de melhoria para gerar crescimento na empresa e até mesmo superar crises, como a pandemia da COVID-19.
É muito importante que esta ferramenta apresente comparativos e um histórico de informações, já que revela os avanços de uma organização. Seu objetivo é mostrar a evolução do negócio, principalmente das áreas de vendas e financeiro.
A importância da análise diária
Com a alta demanda de campanhas e conteúdos, sem falar nos diferentes tipos de produtos e serviços, fica difícil analisar o que está performando bem e o que precisa ser lapidado.
Quando o assunto é dinheiro, esse problema se torna ainda mais grave: afinal, como ter um controle fiel das verbas destinadas para Marketing Digital e saber se não há investimento escoando pelo ralo?
Por isso, analisar os dashboards de Marketing Digital deve ser uma tarefa diária. Em alguns casos, é recomendado observar os números, ao menos, duas vezes por dia.
Assim, diversos erros podem ser evitados!
Erros operacionais
Os erros operacionais são aqueles que podem acontecer no dia a dia e passarem despercebidos. Mesmo que pequenos, eles podem prejudicar a performance de uma campanha.
Com a análise diária de um bom dashboard, é mais fácil que a equipe note os pontos que precisam ser corrigidos. A vantagem é que isso pode ser feito de forma imediata.
Erros estratégicos
Já os erros estratégicos são aqueles que envolvem uma campanha como um todo. Apesar de mais raros, podem causar danos mais estruturais para uma organização.
Essas falhas acontecem com um posicionamento errado ou uma ação que não condiz com a expectativa do público.
Erros externos
As ações de Marketing Digital dependem 100% de plataformas terceirizadas, seja o WordPress, o Facebook, o Google, o LinkedIn, outras redes sociais e até mesmo a ferramenta de disparo de e-mail marketing utilizada em sua empresa.
E, como toda ferramenta, esses serviços podem apresentar algum tipo de falha ou instabilidade. Isso pode prejudicar o desempenho da campanha e ser difícil de notar sem um bom dashboard de Marketing Digital.
Por isso, é fundamental que essas análises sejam feitas regularmente, a fim de notar essas falhas e poder tomar providências específicas para não prejudicar o orçamento ou o resultado de uma campanha.
Por onde começar a criar um dashboard?
Você deseja comprovar resultados, ter fácil acesso aos principais KPIs da sua empresa e poder ter insights relevantes sobre campanhas de Marketing Digital? Então veja o que a sua empresa precisa ter para criar dashboards de alta performance:
Consultoria de Digital Analytics
Para desenhar o seu dashboard de Marketing Digital, identificando os principais pontos de mensuração, é essencial contar com o auxílio de uma consultoria de Digital Analytics.
Ao contrário de uma agência digital, ou até mesmo uma agência offline, a consultoria irá proporcionar as ferramentas necessárias para que a sua empresa ganhe autonomia dos processos.
Ou seja, este é um modelo de serviço que ultrapassa uma simples execução de tarefas e demandas. A consultoria de Digital Analytics irá implementar, dentro da sua empresa, os procedimentos fundamentais para a elaboração e aplicação de estratégias de Marketing Digital e Growth Hacking.
Dashboard em tempo real
O principal produto dessa parceria com a consultoria é o dashboard em tempo real. Com este painel, você e a sua equipe terão total independência para avaliar e comprovar resultados.
Com isso, será mais rápido e prático elaborar relatórios, discutir performances com o time e apresentar novas soluções para superiores e gestores da empresa.
É importante que esse painel tenha uma acessibilidade prática e responsiva, ou seja, ele deve ser visualizável também por smartphone para que o acompanhamento diário seja ainda mais efetivo e sem limites físicos.
Time ágil
Outra parte importante da implementação desses quadros de análise é o time responsável por analisar e controlar a performance. Essa equipe deve ser ágil e estar preparada!
A partir do que os dados mostram, o time irá analisar, entender e tomar decisões rapidamente. Além de um olhar analítico, é fundamental contar com colaboradores que possuem experiência e domínio sobre os pontos mensuráveis e sobre as mídias sociais.
Um grande diferencial para esse time, assim como a equipe Macfor, é contar com colaboradores que sejam de áreas de exata e, portanto, aptos em notar padrões ou anormalidades em relatórios numéricos.
Conte com a gente!
A Macfor é uma consultoria de Digital Analytics que conta com um time híbrido para personalizar e analisar os dashboards de Marketing Digital que irão alavancar os seus resultados no universo online.
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