As estratégias de marketing digital para empresas multinacionais são atividades constantes que visam a alavancagem de resultados e o crescimento exponencial do negócio.
Neste texto, você irá ver:
- Como funciona o Marketing Digital?
- Ferramentas de Marketing indispensáveis
- Mensuração para marketing digital
Quais são as estratégias de marketing digital mais importantes para multinacionais? Confira um resumo sobre o tema para compartilhar com a equipe:
Governança de dados digitais
Coletar, organizar e aplicar os dados digitais não é fácil. Mas, além de ser uma grande responsabilidade, pode multiplicar os resultados das ações de marketing digital para empresas.
Marketing de Conteúdo
Gerar conteúdos de qualidade e com relevância é uma ótima oportunidade de criar vínculos com clientes e leads, tornando a sua empresa ainda mais próxima dessas pessoas.
CRM
Manter um relacionamento com o seu cliente é fundamental porque pode fidelizar e gerar novas vendas, ou até mesmo resgatar carrinhos abandonados. A automação nas estratégias de Customer Relationship Management podem fazer a diferença na sua empresa.
Growth Hacking
“Encontrar oportunidades de crescimento” é uma boa definição para Growth Hacking. Portanto, com uma equipe preparada e as ferramentas certas, é possível ter um melhor desempenho na internet.
Como funciona o Marketing Digital?
O marketing digital para empresas engloba o uso de diversas ferramentas e estratégias disponíveis na internet, porque o grande benefício dele é que as ações podem ser otimizadas a qualquer momento, mesmo quando já estão no ar.
Além disso, o marketing digital não depende de fronteiras ou limites físicos, proporcionando um alcance muito maior e novas oportunidades de fechar negócios.
Por isso, as multinacionais que aplicam esse método de publicidade conquistam números ainda mais relevantes para a empresa, superando o marketing tradicional.
Ainda há outras vantagens extremamente importante para empresas que usam o marketing digital no dia a dia:
- praticidade para mensurar resultados;
- proximidade com o público-alvo;
- acesso a informações relevantes sobre comportamentos e preferências;
- segmentação precisa de anúncios;
- acompanhamento de campanhas em tempo real;
- plataformas e ferramentas gratuitas.
Tanto para o marketing B2C quanto para o marketing B2B, essas estratégias irão acelerar o alcance do objetivo da empresa, proporcionando mais vendas e mais clientes.
Ferramentas de marketing indispensáveis
Veja quais são as ferramentas de marketing indispensáveis para multinacionais:
RD Station Marketing
O RD Station Marketing é uma das ferramentas mais importantes para gerar e administrar novos leads. Com aplicações para automação, e-mail marketing, criação de landing page e gerenciamento de redes sociais, ela se torna bastante útil no dia a dia de qualquer empresa.
Google
O Google é uma plataforma ampla e que oferece diversas ferramentas e estratégias para gerar resultados em vendas e visibilidade:
- Otimização SEO: permite que a sua marca esteja no topo da lista de resultados em buscas;
- Ads: serviço para fazer publicidade no Google e levar seus anúncios para as pessoas certas;
- Analytics: essa ferramenta possibilita a análise de resultados e o desempenho de um site;
- Trends: com ele, é possível conhecer as tendências e os interesses dos usuários do Google;
- Meu Negócio: é possível criar um perfil para a sua empresa e interagir com clientes.
WordPress
O WordPress é uma ferramenta para a construção de sites e blogs. Além disso, também há um serviço de hospedagem, tornando as operações ainda mais práticas e efetivas.
SEMRush
O SEMRush também é uma plataforma completa e bastante útil na rotina de uma empresa. Com ele é possível fazer monitoramento da otimização SEO, gerenciar redes sociais, encontrar ideias para marketing de conteúdo e analisar outros dados digitais importantes.
Mlabs
Para as redes sociais, o Mlabs é uma ótima solução, porque com essa plataforma, é possível agendar posts com praticidade e acompanhar métricas relevantes de cada publicação.
BuzzSumo
O BuzzSumo oferece diversos serviços que irão otimizar os conteúdos da sua empresa e trazer mais engajamento. A ferramenta possibilita o monitoramento de resultados, a pesquisa por tendências e até mesmo encontrar influenciadores do seu nicho.
Redes Sociais
As redes sociais são excelentes oportunidades para produzir marketing de conteúdo e alcançar ainda mais leads.
Além disso, é possível gerar anúncios segmentados e obter campanhas de alta performance.
As principais redes sociais são:
- Facebook;
- Instagram;
- LinkedIn;
- YouTube;
- Twitter;
- TikTok;
- Pinterest.
Mensuração para marketing digital
O marketing digital para empresas garante uma mensuração em tempo real, proporcionando testes A/B e possíveis otimizações durante o tempo de execução de uma campanha.
Mas para que esses resultados sejam analisados corretamente e aplicados para melhorar a performance, é preciso definir corretamente os KPIs. Vejam quais são as principais métricas para as estratégias de marketing digital para empresas multinacionais:
Número de leads
Os leads são aquelas pessoas que iniciam algum tipo de contato com a sua empresa e se tornam clientes em potencial. Aumentar o número de leads, portanto, significa ter mais possibilidades de vendas.
Por isso, o ideal é trabalhar com conteúdos digitais, cadastros online ou até mesmo prospecção ativa de clientes. O e-mail marketing é uma ótima escolha para manter o relacionamento com essas pessoas.
Conversão
Conquistar um lead nem sempre é uma tarefa fácil, muito menos fazer a conversão.
Por isso, com essa métrica, é possível medir o desempenho do seu processo de vendas e avaliar a performance da oferta, do copywriting ou até mesmo do interesse que o produto ou serviço desperta.
Visitas no site
Aumentar o número de acessos a um site ou landing page é uma ótima solução para aumentar a visibilidade de uma marca e gerar mais leads e, por consequência, mais vendas.
Analisando essa mensuração também é possível verificar o desempenho de campanhas de tráfego, de conteúdos publicados em redes sociais e anúncios.
Mas também é preciso ligar um alerta, afinal essa pode ser uma métrica de vaidade. As visitas em seu site devem ter qualidade, ou seja, serem feitas por pessoas que possuem sinergia com o nicho do seu negócio. Nem sempre a quantidade mostrará uma boa performance.
CPC
O custo por clique revela se os seus anúncios estão performando bem ou não. O ideal é manter o CPC sempre equilibrado para que o valor de aquisição por lead seja igualmente baixo.
CPL e CAC
Essas duas métricas mostram o valor gasto para adquirir um lead (CPL) ou um cliente (CAC). Elas são importantes para avaliar o desempenho de campanhas e verificar a margem lucrativa da empresa.
ROI
O retorno sobre investimento é um cálculo fundamental para analisar o financeiro do setor e verificar a performance de todas as ações de marketing digital para empresas.
Engajamento
Na redes sociais, o número que deve chamar a sua atenção é o engajamento. Seguidores, likes e compartilhamentos podem ser considerados métricas de vaidade, já que são números facilmente comprados.
Portanto, o ideal é avaliar a porcentagem de fãs ativos e o engajamento de cada conteúdo.
Quais são as estratégias de marketing digital?
Governança de dados digitais
Usando as ferramentas e os softwares certos, é possível organizar os dados digitais coletados e utilizá-los para alavancar o desempenho de campanhas na internet.
Portanto, essa é uma das estratégias mais importantes quando falamos de publicidade na Era Digital, na qual é cada vez mais imprescindível utilizar informações precisas para se destacar da concorrência e obter mais assertividade.
Conquistar autonomia na governança digital proporciona à empresa um maior controle do dados, garantindo até mesmo a segurança nele e a ética na aplicação.
Além disso, essa ação também exige pensar em boas estratégias para coletar informações do público certo e armazená-las de forma organizada, segura e acessível, além de saber como utilizá-las para conquistar alta performance.
Marketing de Conteúdo
Compartilhar conteúdos é uma solução do marketing digital que cria proximidade com o público e, por meio da frequência e presença, a marca ganha ainda mais reconhecimento e destaque na hora de tomar uma decisão.
O marketing de conteúdo pode ser feito com:
- conteúdos para blog;
- redes sociais;
- e-mail marketing;
- vídeos;
- podcasts;
- webinars ou aulas online;
- infográficos;
- e-books.
CRM
As estratégias de Customer Relationship Management são cruciais para:
- manter relacionamento com clientes;
- fidelizar consumidores;
- resgatar carrinhos abandonados;
- gerar novas vendas (upsell);
- aquecer leads antigos;
- divulgar novos produtos;
- fazer campanhas segmentadas de acordo com a etapa do funil.
Mas para que todas essas ações sejam efetivas, é muito importante contar com ferramentas que gerenciam os leads e os clientes e fazem a automação no envio de mensagens.
Growth Hacking
Com o uso de dados e plataformas eficientes, o Growth Hacking irá trazer novas oportunidades de crescimento e expansão para a sua empresa, seja por meio de campanhas (Ads) ou por conteúdos orgânicos.
Além disso, essa estratégia proporciona à empresa obter uma máquina de vendas que seja escalável, ágil e previsível.
Ou seja, é possível replicar ações e prever bons resultados para elas.
Aplicando as estratégias de marketing digital para empresas multinacionais
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