A pandemia e o isolamento social, causados pela COVID-19, fizeram as empresas acelerarem a implementação de estratégias de Marketing Digital para se adaptarem ao novo comportamento do consumidor.
Muita coisa mudou na forma de comprar:
- A saúde e a higiene se tornaram foco dos compradores;
- A internet passou a ser a principal forma de consumir;
- Itens de proteção, como máscaras e luvas, se tornaram comuns;
- As visitas em lojas físicas diminuíram;
- Eventos presenciais passaram a ser online;
- O conforto em casa virou prioridade devido ao home office.
Pensar em novas soluções se tornou essencial para todas as empresas. Esse período, que já exige a transformação digital, precisará de ações readequadas. Veja um breve resumo de estratégias de marketing para o pós-pandemia:
Omnichannel
Integrar canais offline com os digitais colabora para a performance das vendas, alavancando resultados e oferecendo opções para todos os tipos de clientes.
Produção de conteúdo
Os conteúdos digitais se tornaram o centro das atenções e uma das poucas formas de interação social. É natural que a sua importância continue como forma de diversão, informação e participação.
Marketing personalizado
O mundo mudou e as pessoas também foram obrigadas a se adaptar a novos aprendizados, como delivery, reuniões virtuais, compras pela internet, etc. O marketing personalizado irá garantir a conexão com seu público.
Gestão de dados digitais
Com a grande demanda online, os dados digitais passaram a ter um papel crucial para gerar oportunidades de crescimento. Em um momento cheio de incertezas, é fundamental compreender o que o seu público quer exatamente.
Branding estratégico
O distanciamento social enfatizou a importância de criar marcas cada vez mais humanizadas e próximas ao público. Criar estratégias de Branding é o que fará sua empresa se destacar e criar conexões com a audiência.
Marketing digital e o comportamento do consumidor pós-pandemia
A instabilidade social causada pelo coronavírus gerou novos comportamentos e, por consequência, novos hábitos de compra e venda. O comportamento do consumidor pós-pandemia terá um novo estilo, baseado na experiência do afastamento e das preocupações com a saúde pública.
Segundo dados do Facebook, 41% dos brasileiros executaram ao menos uma compra por meio de aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, durante a quarentena.
Ainda conforme a pesquisa, 28% fizeram compras de supermercado pela internet, 34% aumentaram os pedidos de comida via delivery e 59% fizeram transações ou consultas sobre serviços financeiros pela primeira vez.
Além disso, de acordo com outra análise, feita pela Infobase Interativa, 13% dos brasileiros realizaram a primeira compra online durante o ano de 2020, consequência da doença pandêmica.
Portanto, observando esses dados, é notável que a transformação digital é um processo emergencial para todas as empresas. Ou seja, é imprescindível a adaptação de processos e canais de vendas para atender às novas demandas do mercado.
Estratégias de marketing para o pós-pandemia
Omnichannel
As pessoas aprenderam a consumir pela internet e, mesmo com a volta das lojas físicas, esse canal terá um peso significativo na experiência do consumidor.
Por isso, focando em criar uma jornada digital de mais sucesso, o omnichannel é uma excelente estratégia para integrar canais diferentes e proporcionar novas opções para o público.
Ao oferecer pontos de contato distintos, é crucial analisar se o lead terá um caminho de compra intuitivo, prático e satisfatório em todas as conexões, seja escolhendo apenas uma delas ou utilizando todas.
Produção de conteúdo
A pandemia criou a era da lives, uma oportunidade para que artistas continuassem a trabalhar na divulgação de músicas, mas que também foi aproveitada por marcas.
Mas não foi só o “ao vivo” que despontou durante o isolamento social. Conteúdos digitais como vídeos, e-books, podcasts e webinars passaram a ser peças fundamentais no dia a dia das pessoas.
Os novos hábitos geraram um novo costume. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), no Brasil, o uso da internet aumentou entre 40% e 50%.
A alta demanda exige qualidade e profissionalismo na hora de se comunicar, principalmente para fugir da concorrência e do excesso de publicações e informações distribuídas nas redes.
Seja um post de Instagram, um conteúdo para blog ou um novo vídeo do YouTube, esses conteúdos precisam ser assertivos, corresponder aos anseios da audiência e se basear em dados para obter bons resultados e conversões.
Marketing personalizado
O marketing personalizado é uma estratégia de comunicação que prevê mais assertividade na hora de se conectar com um lead, analisando dados demográficos, etapa do funil, preferências por canais, entre outros requisitos importantes.
Para isso, é fundamental a implementação de plataformas de automação de mensagens e o omnichannel, citado anteriormente. Essa ação garante um engajamento mais certeiro e maior proximidade com o cliente.
A segmentação da mídia programática também é uma forma de acelerar a implementação dessa ação. Afinal, com ela, é possível disponibilizar anúncios para as pessoas certas, na hora certa.
Gestão de dados digitais
É impossível falar sobre o “novo marketing” sem citar a importância da gestão de dados digitais, principalmente em um momento incerto em que portas são abertas para o “achismo”.
Com uma rápida vasculhada na internet, é possível encontrar centenas de artigos e publicações prevendo o futuro pós-pandêmico. No entanto, apegar-se a essas suposições pode ser um grande erro para as estratégias de Marketing Digital.
O crescente número de adeptos das compras online proporcionou ainda mais informações para as empresas. Agora, ficou mais fácil analisar o comportamento do consumidor e criar uma machine learning, ou seja, um processo de vendas escalável e previsível.
Branding estratégico
A consciência do consumidor mudou e novas preocupações surgiram na hora de comprar. Marcas com propósito, valores e conexões afetivas passam na frente na hora da decisão.
Por isso, quando alguém te perguntar o que é Branding ou como é feito o Branding na sua empresa, é importante ter a resposta na ponta da língua se o seu objetivo é gerar mais resultados em vendas.
Tanto para empresas que atuam com o Marketing B2C ou B2B, essa é uma das estratégias mais importantes para aumentar a presença da marca, ganhar credibilidade e, principalmente, confiança do consumidor.
Outro ponto crucial para a construção da personalidade da marca é a transparência, principalmente em um momento de tensões afloradas e grande preocupação mundial. A comunicação da empresa deve transmitir essa honestidade aos consumidores.
Novo Marketing: superando crises
A rotina dos usuários de internet já estava mudando. No entanto, com a chegada da pandemia, esse processo foi acelerado devido às novas exigências da Organização Mundial da Saúde (OMS) e o inevitável isolamento social.
Essas alterações de comportamento são comuns, principalmente quando falamos de internet: um espaço que está em constante transformação e evolução, oferecendo novas tecnologias para novas necessidades.
Por isso, estar dentro da geração do Big Data, das marcas humanizadas e das compras onlines é uma forma de expandir empresas e sobreviver às crises imprevisíveis.
Marketing Digital e as tendências
Atuar com Marketing Digital significa estar em uma constante “preparação do terreno”. Por isso, estar de olho nos dados coletados e nas pesquisas de tendências é tão importante para criar campanhas assertivas e com resultados garantidos.
A WGSN, empresa especializada em pesquisas de tendências, divulgou um estudo com foco no surgimento de um novo perfil de consumidor para os anos de 2021 e 2022.
Segundo a empresa, três novas categorias de clientes irão surgir:
Estabilizadores
Os Millennials, a Geração Y e a Geração X estarão com foco em produtos e serviços que visam a calma, o equilíbrio e a simplicidade. O objetivo é reduzir o quadro de estresse e ansiedade.
Comunitários
A Geração X e os Millennials não têm mais foco em uma carreira longe de casa. A comunidade e as raízes passam a ter uma importância crucial para o consumo, tendo uma maior valorização do negócio local.
Novos otimistas
Já a Geração Z e os Baby Boomers estarão voltados para a busca da felicidade plena. Produtos e serviços que apelam para o coletivo farão sucesso com esse novo perfil.
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