É comum que nomes como Steve Jobs, Bill Gates e até mesmo Elon Musk e Mark Zuckerberg surjam em nossas mentes ao falarmos em avanços tecnológicos e inovação. Porém, cada vez mais pessoas descobrem que existiram mulheres da tecnologia responsáveis por impactar o ramo e até mesmo protagonizar grandes revoluções.
De qualquer forma, algumas conquistas alcançadas por mulheres foram ofuscadas ao longo dos anos ou até mesmo atribuídas a homens. Portanto, neste Mês da Mulher, conheça 5 dos principais nomes do ramo que não devem ser esquecidos e confirme mais uma vez que lugar de mulher é realmente onde ela quiser!
5 mulheres da tecnologia que impactaram o mundo
Antes de mais nada, saiba que existem mais pioneiras em avanços tecnológicos do que você provavelmente imagina, e que muitas delas exercem forte influência nos dias de hoje. Em outras palavras, as principais mulheres da história da tecnologia foram protagonistas de iniciativas revolucionárias, que contribuíram imensamente para o mundo como o conhecemos hoje. Confira!
1. Ada Lovelace, a primeira programadora da história
Ada Lovelace viveu entre 1815 e 1852, e foi a responsável pela criação do primeiro programa de computador, ao estudar como uma máquina chamada Analytical Engine deveria realizar cálculos.
Considerada uma das precursoras das ciências da computação, Ada desenvolvia seu trabalho através de uma metodologia de cálculo composta por uma sequência de números racionais com operações altamente complexas.
Entretanto, Ada Lovelace não possuía o equipamento necessário na época para comprovar seus estudos, o que não impediu que seu algoritmo fosse validado anos após seu falecimento.
É por isso que hoje, a segunda terça-feira do mês de outubro é celebrada como um dia internacional que homenageia as mulheres nos campos da ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM), batizado com seu nome.
2. Donna Dubinsky, a criadora dos primos distantes do smartphone
Você já parou para imaginar como os smartphones surgiram? Esse aparelho indispensável em nossas vidas teve como precursor o Palm Pilot, primeiro assistente pessoal digital (PDA). Criado em 1992 por Donna Dubinsky e Jeff Hawkins, o aparelho popularizou a tendência de reunir todas as informações que as pessoas costumam precisar na palma da mão.
Atualmente, Donna é CEO da Numenta, empresa da área de Learning Machine. Também foi fundadora da Headspring, pioneira no lançamento do Visor, um PDA capaz de armazenar dados e permitir acesso a programas e alguns jogos. Então, qualquer semelhança com os smartphones, tão presentes no seu cotidiano, com certeza não é mera coincidência.
3. Karen Jones, responsável pelas bases para mecanismos de busca
Este nome, um pouco menos conhecido, trouxe iniciativas que permeiam o mundo digital até hoje. Karen Spärck Jones dedicou seus talentos ao processamento de linguagem. Ela foi uma das criadoras do conceito de “inverso da frequência do termo em documentos”, incorporado para diminuir o peso dos termos que ocorrem com mais frequência no conjunto de textos selecionados.
Esse sistema de recuperação cruza os termos mais presentes com um sistema de filtragem, o que mostra a relevância de diferentes temas. Esse conceito nada mais foi do que uma base para os sistemas de busca e localização de conteúdo, como o Google.
Jones trabalhou por quase 30 anos na Universidade de Cambridge, na Inglaterra, e até seu falecimento, em 2007, continuou dedicando-se a causas relacionadas à inclusão das mulheres na tecnologia.
4. Katherine Johnson, expert em cálculos para a segurança de viagens espaciais
A matemática Katherine Johnson ajudou a confirmar a precisão dos computadores usados pela NASA através de seus estudos. Do mesmo modo, ela foi responsável por realizar cálculos críticos que garantiram mais segurança em viagens espaciais a partir da década de 1950.
Retratada recentemente no filme Estrelas Além do Tempo (2016), Katherine faleceu em 2020, aos 101 anos. Ela foi uma das mulheres negras que formavam uma equipe no Centro de Pesquisa Langley, com foco no estudo de cálculos para a trajetória dos primeiros lançamentos espaciais.
Dessa forma, a jornada dela contribuiu para um feito ainda mais impactante: o primeiro voo espacial humano. Sim, foram os seus cálculos que permitiram o homem chegar à Lua!
5. Margaret Hamilton, a desenvolvedora de softwares que levaram o homem à Lua
Ainda falando sobre a chegada do homem à Lua, é importante citar Margaret Hamilton, uma cientista da computação que liderou a Divisão de Engenharia de Software do Laboratório de Instrumentação do MIT.
A engenheira desenvolveu o programa para a espaçonave Apollo 11, que foi a primeira a completar uma viagem à Lua. A segurança dos astronautas envolvidos na missão – e seu consequente sucesso – é fruto dos inúmeros testes feitos por insistência de Margaret.
53% das lideranças da Macfor são mulheres
Agora que você já conheceu as principais mulheres da tecnologia, a Macfor reforça seu compromisso com a busca por um mercado de trabalho mais justo e com oportunidades para todas as mulheres, sem distinção de gênero.
Somos uma consultoria de marketing digital especialista em Growth Hacking que acredita no poder de unir marketing com dados para alcançar os melhores resultados. Portanto, a tecnologia é nossa principal ferramenta e oferecemos marketing full service aliado a iniciativas em Data Science e otimização de processos operacionais.
Nossos squads são compostos em sua maioria por mulheres, tanto na operação quanto na liderança. Afinal, reconhecemos que os inúmeros talentos e histórias que compõem o nosso time são peças fundamentais para o sucesso de planos estratégicos dos nossos clientes.
Aqui, as mulheres não só têm vez, como também são responsáveis por grande parte das decisões e conquistas. Entre em contato para destravar todo esse potencial!