Estar aberto a feedbacks e engajado na melhoria contínua é uma característica essencial para profissionais que buscam acelerar seus resultados. Nesse sentido, nada melhor do que aprimorar o monitoramento de termos-chave nos canais em que suas campanhas foram veiculadas – em outras palavras, isso significa utilizar ferramentas de social listening.
Através de um conjunto de práticas estratégicas, é possível se aproximar da sua audiência e assim trazer insights valiosos. Descubra quais são os benefícios do social listening e como implementá-los em seu negócio.
O que é social listening?
O social listening (ou sentiment analysis) é um conceito que abrange ações voltadas para a análise de sentimentos em diferentes canais, ou seja, para ter acesso ao que as pessoas pensam e sentem em relação à sua marca nos canais digitais.
Do mesmo modo, a partir de pesquisa de keywords, algumas ferramentas permitem o monitoramento de tópicos que podem contribuir para o branding e a análise de concorrentes. Como resultado, você encontra oportunidades de atuação com mais facilidade, conhecendo a fundo o público e o segmento no qual deseja anunciar.
Quais são os benefícios do social listening?
Os benefícios do social listening englobam não apenas o suporte para possíveis crises e a análise de redes sociais. Pelo contrário, combinar essas práticas com outras estratégias colabora para o crescimento do seu negócio no meio digital em todos os aspectos.
Quer saber de que forma o social listening pode agregar valor às suas ações de marketing? Confira!
Melhora a relação com o cliente
Implementar práticas de escuta com o intuito de aproximar a sua marca do cliente é uma ótima estratégia. Afinal, através delas, você saberá qual é o melhor momento para interagir e encontrar soluções rápidas caso qualquer problema ocorra.
Isso significa desenvolver uma postura proativa e atenciosa em todas as situações, desde ouvir reclamações e elogios até oferecer suporte para sanar dúvidas.
De fato, ninguém gosta de receber críticas, mas o social listening auxilia no gerenciamento de crise, assim como as respostas a elogios são muito bem vistas pelos usuários, sejam eles seus clientes ou não.
Permite aperfeiçoar produtos e serviços
Como o social listening também permite a análise da concorrência, você pode aproveitar essa chance para aperfeiçoar seus produtos e serviços. Os insights alcançados através da opinião de seus clientes são uma ferramenta valiosa para descobrir o que precisa ser feito para melhorar ainda mais.
Baseia o marketing em dados
Você não precisa se basear em suposições para tomar decisões quando tem em mãos ferramentas de social listening. Ao agrupar e interpretar dados relacionados à opinião da sua audiência, fica mais fácil entender o que realmente gera resultados. Nesse caso, a dica é manter a frequência do monitoramento, para não deixar de lado nenhum dado importante.
Abraça novas tendências
Os meios digitais estão em constante transformação. Portanto, é necessário estar atento às novas tendências de mercado e à reação das pessoas diante delas. Adivinha o que pode te ajudar? Isso mesmo, o social listening! Com ele, você descobre mais campos de atuação, expandindo suas estratégias.
Encontra influenciadores relevantes
Do mesmo modo que essas ferramentas revelam a opinião da audiência, elas também promovem a descoberta de influenciadores e outros assuntos relevantes. Assim, você encontra novas maneiras de produzir conteúdos que realmente agregam valor para o cliente.
Aumenta suas vendas
Por último, e tão vantajoso quanto os outros benefícios, é o aumento de vendas. Ao utilizar o social listening, você encontra clientes em potencial prontos para realizar a primeira compra ou utilizar seus serviços novamente.
Monitoramento e social listening: quais são as diferenças?
Podemos concluir que o social listening é uma estratégia completa que aprimora suas ações de interpretação de dados, fidelização, brainstorming, conteúdo e muito mais. Por isso, é importante diferenciar o conceito do simples monitoramento.
Primeiramente, monitorar redes sociais e outros canais de interesse garante acesso a dados essenciais para desenvolver estratégias efetivas. Então ele não deve ser deixado de lado em nenhum momento.
O social listening, por sua vez, reúne práticas com o propósito de analisar os dados coletados e oferecer respostas em tempo real. Basicamente, é uma forma de participar da conversa com o seu cliente e assim oferecer as melhores soluções.
5 ferramentas de social listening
Conheça a seguir 5 ferramentas de social listening para turbinar suas estratégias digitais.
1. Audiense
A Audiense coloca a segmentação de público-alvo no centro de sua estratégia, além de proporcionar insights relacionados a comportamento, juntamente a recursos de análise de concorrentes para encontrar possíveis parceiros, influenciadores e patrocinadores.
2. Brandwatch
A ferramenta Brandwatch possibilita a coleta de dados e informações de público-alvo de uma loja através do recurso Audience Insights. Outra funcionalidade interessante é o Consumer Research, para análises em maior escala. Ambas permitem a análise em tempo real, para maior assertividade.
3. BuzzSumo
Buzzsumo é uma ferramenta de monitoramento completa e de grande utilidade para suas estratégias SEO, de tal forma que é possível pontuar tópicos com melhor desempenho. Assim, o seu blog e suas redes sociais contarão com conteúdo relevante e, principalmente, embasado em dados.
4. Hootsuite Insights
O Hootsuite Insights é uma das poucas ferramentas disponíveis em português que contribui para realizar sentiment analysis. Logo, é possível monitorar keywords e mensagens, analisar o engajamento e as interações e reunir todas essas informações em relatórios customizados.
5. Keyhole
O grande diferencial do Keyhole são seus recursos refinados para monitorar redes sociais, com análise de desempenho de hashtags e menções da marca em tempo real. Além disso, é possível automatizar postagens usando a mesma ferramenta.
Como otimizar o monitoramento do meu negócio?
Quem adota o social listening em suas estratégias também pode aproveitar os benefícios trazidos pelos dashboards de marketing digital. Esses painéis permitem uma visualização gráfica dos principais KPIs de uma campanha e a identificação de possíveis obstáculos para o sucesso de uma ação.
Dessa forma, você aprimora suas estratégias de conteúdo e permanece engajado no constante crescimento da sua marca. Não perca a oportunidade de alcançar mais pessoas e fornecer as respostas que seus clientes estão buscando, com apoio de ferramentas efetivas ou contando com uma consultoria de marketing digital.