Um dos maiores erros das empresas que estão entrando no mundo digital é não dar a devida importância ao monitoramento dos dados de tráfego.
Na era digital, entender como o público se comporta é essencial para que as campanhas sejam cada vez mais eficazes e para não ficar para trás dos concorrentes.
Nesse sentido, o Google Analytics é uma ferramenta que deve ser considerada em diversos momentos para o crescimento de uma organização. Pensando nisso, a Macfor trouxe um conteúdo completo sobre a relevância dessa plataforma e as suas principais características. Confira!
O que é o Google Analytics?
O Google Analytics é a ferramenta de monitoramento e análise de sites e aplicativos mais utilizada no mundo atualmente. Com ela, é possível monitorar o perfil dos visitantes do seu site, as páginas mais acessadas, os dispositivos usados, as conversões, as regiões de onde vieram as visitas, entre outros dados.
O comportamento dos usuários é apresentado através de relatórios diários, semanais ou mensais, que exibem detalhadamente o real interesse dos visitantes ao longo dos seus acessos.
Sendo assim, é de extrema importância que você conheça tais relatórios e métricas para que as suas estratégias de marketing gerem resultados.
Quais são os benefícios de usar o Google Analytics?
A seguir, listamos as principais vantagens que fazem do Google Analytics a ferramenta ideal para acompanhar o comportamento do seu público, em diversos níveis.
Gratuidade
O Google Analytics é uma ferramenta gratuita, um excelente benefício inclusive para pequenas empresas que ainda não investem em marketing digital.
Análise em tempo real
A análise dos KPIs é feita em tempo real pela ferramenta do Google Analytics. No marketing digital, quando tudo é monitorado, é possível verificar se a estratégia está dando bons frutos ou se não está performando bem, de modo a fazer ajustes antes que a campanha termine.
Porém, é preciso tomar cuidado com os KPIs que serão monitorados pela equipe de marketing. Existem métricas de vaidade que parecem importantes, mas não contribuem diretamente para o resultado final, como as curtidas e compartilhamentos.
Entre os KPIs considerados mais importantes para o Google Analytics, estão:
- taxa de conversão;
- receita;
- ticket médio;
- ROAS (taxa de retorno sobre o investimento em publicidade).
Interface amigável
Mesmo uma pessoa com pouca experiência em ferramentas digitais consegue utilizar o Google Analytics. Com uma interface parecida com a de outros produtos do Google, é possível aprender a usar a plataforma de maneira rápida.
Compatível com qualquer site
Independentemente do tipo de negócio, seja um site institucional, um e-commerce ou um blog, o Google Analytics consegue mensurar os dados.
Controle dos dados
O usuário tem um controle maior dos dados a partir das métricas. Na ferramenta, há possibilidade de filtrar as origens de tráfego dos canais do site, como e-mail marketing, tráfego pago, sites de referência, tráfego orgânico (SEO), tráfego direto, campanhas em redes sociais.
Esse processo de mensuração dos dados é realizado através dos relatórios, que apresentam quais métricas trouxeram maior retorno e qual deve ser otimizada no decorrer da campanha.
Integração fácil com o Google Ads
Por ser um serviço do Google, o Analytics se integra facilmente com outras ferramentas, inclusive com o Google Ads. Para habilitá-lo, basta fazer o login na ferramenta e acessar a guia de Propriedades.
Quais são as principais métricas da ferramenta?
Entender as métricas do Google Analytics é fundamental para começar a usar a ferramenta na sua empresa, assim como é importante ter em mente que nenhuma delas deve ser analisada de maneira individual.
Sendo assim, a Macfor explica, de maneira simples e direta, quais são as principais – e a importância de cada uma dessas – métricas.
Número de sessões
Essa métrica mostra quantas pessoas você está atingindo e o quanto o usuário está interagindo com o conteúdo do seu site.
As sessões podem ser representadas como um conjunto de hits gerados por um visitante ao navegar em seu site. Quando esse primeiro acesso do usuário ao site é gerado, uma nova sessão se inicia. Essa sessão só acaba quando:
- passa da meia-noite;
- o visitante passa mais de 30 minutos navegando no site (gerando uma nova sessão);
- o usuário clica em uma URL parametrizada;
- ele navega em diferentes subdomínios dentro do site.
Usuários
Algumas pessoas confundem o número de sessões com o de usuários. A diferença é que os usuários são pessoas únicas que entram em seu site – e uma pessoa pode entrar diversas vezes, aumentando o número de sessões.
A quantidade de usuários únicos deve ser medida constantemente nos relatórios do seu site, pois ela mostra o quanto o seu público está se tornando fiel à sua marca. Qualquer site precisa de visitantes novos e é importante que você saiba fidelizá-los.
Taxa de rejeição
A taxa de rejeição representa a quantidade de sessões do site em que nenhuma ação foi tomada. Um exemplo seria o caso de um lead que acessou o site apenas para olhar o preço e logo saiu, sem ter interagido com a página.
Quando um usuário entra no site e não passa para outras páginas, isso indica rejeição. Essa taxa não leva em consideração o tempo do usuário na página, mas o fato de ele não ter realizado interação alguma. É essencial que o site prenda a atenção do leitor, de forma que ele visite outros campos do site para conhecer melhor a marca.
Páginas visitadas
Poucos usuários vão além da página inicial de um site, ou seja, muitos deles ficam apenas na home. Portanto, essa é uma métrica que mede o número de páginas que um usuário acessou.
É importante que essa métrica seja acompanhada junto à taxa de rejeição. Um site que tem diversas chamadas para ação e um conteúdo relevante, por exemplo, apresenta uma menor taxa de rejeição e um alto número de páginas visitadas.
Duração média de sessão
Essa é a métrica que mostra quanto tempo um visitante gastou durante a visita ao seu site. Mesmo que esse número seja influenciado pelo número de páginas visitadas, ele não depende apenas disso. Por exemplo, toda sessão com rejeição, em que o usuário acessa apenas uma página, é documentada no Analytics como uma sessão de 0 segundo.
Para que seja calculada a duração média, a ferramenta soma o tempo de duração de cada sessão durante o período especificado e divide essa soma pelo número total de sessões.
Tráfego direto
O tráfego direto é uma métrica que mostra a quantidade de pessoas que acessaram um site digitando o endereço diretamente no navegador – ou através dos favoritos.
Por exemplo, caso digite www.macfor.com.br/cases/ no seu navegador, você entrará no relatório Analytics do site como um acesso direto.
Tráfego orgânico
O tráfego orgânico é uma métrica que apresenta a quantidade de acessos ao seu site através de buscadores.
Por exemplo: você busca “marketing digital” no Google, e um artigo da Macfor relacionado ao assunto aparece nos resultados. Ao clicar para ler o artigo, você entra no relatório do Google Analytics como visita orgânica.
É importante avaliar essa métrica, pois ela mostra a relevância do seu conteúdo para as pessoas. Além disso, também revela resultados sobre a eficácia do trabalho de SEO.
Social
Mostra quantas pessoas acessaram o seu site através das mídias sociais, como Facebook, Twitter, Instagram ou outras redes. Assim, é possível saber quais redes sociais estão gerando mais acessos, de modo a aumentar o investimento nelas, por exemplo.
Referral
Apresenta os visitantes que acessaram o seu site através de um link usado em uma página externa, não especificamente em um mecanismo de busca. Avaliar essa métrica é relevante para verificar a construção da autoridade do seu site na internet.
Suponha que a sua empresa é citada por um jornal digital em uma matéria sobre um tema específico e que a sua página seja referida no texto por meio de um link. Dessa forma, quando uma pessoa clicar nesse link, ela entrará no relatório do seu site como uma visita por referência, junto ao site que o mencionou.
Paid
Contabiliza todos os visitantes que acessaram o seu site clicando em um anúncio pago, a exemplo dos primeiros resultados exibidos nos mecanismos de busca. Quando é criada uma campanha no Google Ads, Facebook Ads ou Instagram Ads, as pessoas que clicam nesse anúncio entram no relatório como buscas pagas.
Através dessa métrica, é possível saber se as campanhas estão tendo resultados (ou não) e identificar em que lugar é preciso fazer melhorias para aumentar a performance.
Por que ter uma consultoria de Google Analytics faz toda a diferença?
Acompanhar continuamente as métricas no Google Analytics e extrair os melhores insights e resultados delas pode não ser uma tarefa fácil. Por isso, é importante ter um parceiro que preste uma consultoria de qualidade nessa área.
A Macfor é uma consultoria que visa melhorar o seu negócio no ambiente digital. Nossos serviços de adtech contam com uma equipe de especialistas que, através de dados, mostra como a sua empresa pode alcançar ótimos números na internet.
Saiba mais sobre esse setor e como ele pode mudar a sua empresa. Temos uma série de conteúdos em nosso blog, que explicam de maneira direta como usar a internet a favor do crescimento da sua organização!