Marketing digital no agronegócio: por que você deve investir agora mesmo
O agronegócio é um dos pilares da economia brasileira e, nos últimos anos, as empresas do setor têm passado por transformações tecnológicas, sendo necessário adaptar o modo como se relacionam com os clientes e como realizam as suas vendas. É por isso que as empresas que buscam por inovação e desejam estar sempre à frente de seus concorrentes precisam voltar a sua atenção o quanto antes para o marketing digital no agronegócio, a fim de ganhar espaço e se consolidar no mercado.
De acordo com o último Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o acesso à internet nos estabelecimentos agropecuários teve um aumento de 1.790% entre 2006 e 2017. Esse dado demonstra que há uma grande oportunidade para o crescimento do uso de ferramentas web dentro da cadeia agrícola.
Agronegócio: dados e estatísticas do setor
O setor agrícola ocupa uma posição de grande relevância nacional, tanto pela sua alta capacidade de produção de alimentos como por ser um grande responsável pela geração de empregos e renda, visto que é um dos setores que mais movimenta a economia interna. Em 2020, o agronegócio representou 26,6% do PIB brasileiro, mesmo em meio à grande turbulência econômica provocada pela pandemia da COVID-19.
O nosso país é responsável por produzir uma quantidade de alimentos que atende a 800 milhões de pessoas no mundo. Segundo um levantamento realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), é previsto que, nos próximos cinco anos, o Brasil se torne o maior exportador de grãos do planeta, superando os Estados Unidos.
Para atingir dados tão expressivos, o agronegócio conta com tecnologias cada vez mais modernas: ferramentas para análise de dados e previsão de clima, acompanhamento da lavoura por aplicativos, máquinas que automatizam atividades, entre outras inovações que auxiliam o produtor a alcançar melhores resultados no campo.
Acompanhando essa evolução tecnológica, alguns players do mercado têm demonstrado cada vez mais interesse nas estratégias de marketing digital, por verem nessa ferramenta uma oportunidade de fazer mais negócios.
O que é marketing digital?
Marketing digital é um conjunto de atividades realizadas no meio online que tem a finalidade de atrair novos clientes, criar uma comunicação e um relacionamento entre marca e consumidor e construir uma identidade no mercado.
A internet é o meio de pesquisa por informações que mais cresce e, por isso, é uma grande influenciadora no processo de tomada de decisão sobre a aquisição de produtos e serviços. Além disso, também é uma ferramenta de networking para buscar parceiros, fazer negócios e ganhar mais espaço e relevância. No geral, o marketing digital é responsável por alavancar os resultados de empresas – e, com o agronegócio, não é diferente.
Marketing digital no agronegócio: cenário atual
É verdade que a transformação digital do setor agrícola aconteceu em ritmo mais lento se comparada à de outros mercados: até 2014, menos de 1% das empresas da agricultura investiam em marketing digital. Porém, o interesse de empresas do setor em marcar presença nos meios online está crescendo cada vez mais.
O número de fazendas adeptas ao uso de tecnologias digitais têm aumentado nos últimos anos, principalmente por conta da sucessão familiar. Dados do Sebrae apontam que cerca de 25% dos empreendedores do campo têm menos de 35 anos de idade, ou seja, fazem parte de uma geração que já está familiarizada com as facilidades da internet.
A 8ª Pesquisa Hábitos do Produtor Rural da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA) constatou o avanço das ferramentas de comunicação no campo: 94% dos produtores têm smartphone, um aumento significativo em relação aos 61% verificados na pesquisa anterior, realizada em 2017.
A pesquisa demonstra que os produtores rurais estão, de fato, marcando presença na internet, visto que 57% dos entrevistados disseram utilizar a rede 15 ou mais vezes por dia – e a tendência é que haja um crescimento ainda maior nos próximos anos.
As empresas agrícolas que souberem adotar essa prática estrategicamente vão conseguir alcançar maior visibilidade para a sua marca/produto, impactar mais clientes, gerar engajamento, tornar-se referência e converter em vendas. Por outro lado, as que ainda não investem em marketing digital ou investem de forma não estratégica estão perdendo espaço e relevância para os seus concorrentes.
Benefícios do marketing digital no agronegócio
Agora que você já viu o quanto o mercado de marketing digital no agronegócio têm crescido, confira alguns benefícios dessa estratégia.
Baixo investimento
Quando comparado ao marketing tradicional e às estratégias offline, o marketing digital gera excelentes resultados com um menor investimento. Por isso, quando analisamos o custo-benefício, o investimento em marketing digital mostra-se bastante vantajoso para as empresas do agronegócio.
Visibilidade
A verdade é que, se o público não encontrar a sua empresa na internet, certamente encontrará os seus concorrentes. No meio digital, a empresa que marca presença e é encontrada com mais facilidade sai na frente da concorrência, com maiores chances de influenciar o cliente para a compra concreta.
Fora isso, o marketing digital é extremamente abrangente, pois pode alcançar pessoas de forma segmentada em qualquer lugar do mundo, fazendo com que a sua empresa ganhe visibilidade além das fronteiras.
Estratégias precisas
Há diversas formas de investir em marketing digital no agronegócio. Para isso, podem ser utilizadas ferramentas como:
- Google Ads, Facebook Ads, YouTube Ads, LinkedIn Ads e mídia programática para anúncios;
- Google Analytics, Google Tag Manager e Data Science para monitoramento e análise de dados;
- marketing de conteúdo, para educar o mercado e atrair potenciais clientes;
- SEO (Search Engine Optimization), para ranquear o site da sua empresa de forma orgânica nos primeiros resultados de pesquisa dos motores de busca, como o Google;
- testes A/B, para entender os tipos de comunicação mais eficientes para o seu público.
Cada uma dessas estratégias deve ser utilizada dentro de um planejamento feito de acordo com os objetivos específicos da sua empresa ou seja, não adianta aplicá-las fora de contexto ou sem a definição de KPIs.
Análise de dados das ações
O marketing tradicional continua sendo importante para diversos setores, incluindo o agrícola. Porém, é impossível mensurar com precisão os resultados que um outdoor ou um anúncio no rádio, por exemplo, geram para uma empresa.
Uma das grandes vantagens do marketing digital é que todas as ações podem ser metrificadas por meio de indicadores. A análise dos dados coletados permite comprovar a eficácia de determinada ação e ainda traz inúmeros insights e benefícios para as empresas.
Entre as métricas que podem ser analisadas, estão o Retorno sobre Investimento (ROI), o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) e o Lifetime Value (LTV). Com uma análise minuciosa, as empresas conseguem identificar falhas rapidamente e desenvolver estratégias certeiras para melhoria.
Marketing digital no agronegócio: como começar?
Antes de colocar em prática as estratégias de marketing digital para o agronegócio, é imprescindível desenvolver um planejamento sólido e consistente, considerando as ações que envolvem o reconhecimento de marca, vendas e relacionamento.
Ter o auxílio de uma agência de consultoria com experiência no setor agrícola, como a Macfor, pode te ajudar em todos esses passos, a fim de obter resultados mais alinhados aos objetivos da sua empresa.
Conheça o seu público-alvo
Saber quem é o seu público e como ele se comporta é essencial para desenvolver estratégias cada vez mais eficazes, alinhadas aos interesses dessas pessoas. Para mapear o público-alvo, é preciso compreender quais são as suas preferências, como ele se comporta (nos meios digitais ou não), como busca e se relaciona com as marcas do agronegócio, que formatos de conteúdo consome etc. Esse ponto é decisivo para o sucesso das estratégias digitais.
Mantenha as suas redes sociais ativas
Com o crescimento do marketing digital no agronegócio, as redes sociais também passaram a ser mais utilizadas pelos produtores. No Facebook, é possível encontrar grupos de assuntos relacionados ao meio rural; no Instagram, existem influenciadores digitais do nicho agro; e assim por diante.
A 8ª Pesquisa da ABMRA aponta que 76% dos produtores usam o WhatsApp para realizar negócios. O YouTube, por sua vez, quase triplicou de importância em relação à pesquisa anterior, realizada em 2017.
Dessa forma, essas e outras redes – como LinkedIn, TikTok, Pinterest, Twitter – podem ser utilizadas como instrumento de estratégia de marketing através de postagens relevantes e que se enquadrem dentro do perfil do seu público.
Utilizando-as, é possível fortalecer a sua marca, aproximar o usuário da empresa, desenvolver campanhas mais precisas por meio de segmentação de público e, é claro, gerar vendas: segundo um estudo realizado pela agência americana Ironpaper, 93% das decisões de compra são influenciadas pelas mídias sociais.
Crie estratégias de atração
Através do inbound marketing, o cliente é atraído para a empresa sem a necessidade de uma prospecção direta. Para isso, é preciso saber posicionar estrategicamente a sua marca com o objetivo de direcionar o conteúdo adequado para o seu público.
Conteúdos ricos, como vídeos, artigos e e-books, conquistam relevância para a sua empresa, despertam a atenção de clientes em potencial e fazem a sua marca despontar como referência no setor. Essa é a primeira etapa do funil de vendas, que é composta por: atração, conversão, fechamento e encantamento.
Crie estratégias de conversão
Segundo uma pesquisa da Embrapa em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), cerca de 40% dos produtores utilizam as novas tecnologias como canal para a compra e venda de insumos e da produção.
Mas vale lembrar que as estratégias de conversão nas mídias digitais podem ter diversas finalidades que vão além das vendas, como lembrança de marca, tráfego para site, oferta de conteúdo, geração de leads, entre outras. Portanto, podem envolver desde uma chamada para ação (CTA) ou o preenchimento de um formulário em uma landing page até mesmo a consolidação de uma compra.
Trabalhe constantemente o SEO
Uma estratégia bem estruturada de SEO on page e off page melhora de forma orgânica o ranqueamento das páginas da sua empresa nos sites de busca. O SEO também facilita a pesquisa do usuário através de palavras-chave inseridas no conteúdo. Para isso, o ideal é saber quais são os termos utilizados pelas pessoas que buscam pelos seus serviços e entender como o seu site está posicionado para essas palavras.
Interaja com o seu público
As interações nos meios digitais são uma forma de fortalecer o relacionamento com o público e gerar confiança, o que influencia a tomada de decisão. Uma opção muito utilizada para estreitar laços é a segmentação de fluxos de nutrição, que impactam o engajamento da marca, aumentando as vendas e gerando mais receita.
É possível também oferecer conteúdo exclusivo e elaborar webinars, eventos digitais, entre outras opções. Também é importante responder aos comentários nas redes sociais, pois isso demonstra a preocupação da sua empresa em valorizar o público.
Cases de marketing digital no agronegócio
Em 2020, quando a Macfor assumiu a conta da Syngenta, a multinacional estava em um processo acelerado de transformação digital. A empresa já reconhecia a importância dos dados e análises para auxiliar e acompanhar a profundidade das mudanças que estavam sendo feitas.
Com o auxílio da Macfor, foram criadas estratégias específicas e bem estruturadas para o meio virtual e, em apenas três meses de trabalho, a Syngenta obteve uma melhora significativa na sua presença em redes sociais, com aumento de seguidores e engajamento, e um crescimento de 87,3% no número de visitas ao seu site.
A partir dos ótimos resultados alcançados em tão pouco tempo, a Syngenta se tornou referência de marketing digital no agronegócio, tornando-se um case de sucesso. E por conta da expertise adquirida no setor agro, a Macfor conquistou outros clientes do segmento, como Bunge, Cargill e Stoller.
Transforme a sua empresa em um case de sucesso!
Nesse texto, você viu que investir em marketing digital é uma excelente oportunidade de crescimento para empresas envolvidas no agronegócio, a exemplo de fornecedores de sementes, adubo, defensivos químicos e biológicos e máquinas agrícolas.
Para conquistar resultados ainda melhores, é preciso modernizar, incorporar novas tecnologias e rever o modo de gerenciar os rumos do seu negócio. Conte com a expertise da Macfor no mercado agro para ajudar a sua empresa a crescer e se tornar um case de sucesso de marketing digital!
Entre em contato com os nossos especialistas e comece quanto antes a utilizar as ferramentas disponíveis na internet a favor do sucesso do seu negócio.