Por que o tráfego orgânico é mais vantajoso para o seu negócio?
Nada melhor para ampliar a popularidade do seu negócio do que receber mais visitantes em seu site – e o tráfego orgânico é o principal responsável por essa meta, promovendo benefícios únicos que contribuem para o seu crescimento.
Por isso, é importante investir em estratégias que visam aumentar a visibilidade da sua marca antes mesmo de associar outras ações ao seu planejamento.
O que é tráfego orgânico?
Fortalecer a sua presença digital pode se tornar um grande desafio em meio a tantos concorrentes e, para atrair clientes em potencial, é necessário investir nas estratégias certas.
O tráfego orgânico, que consiste basicamente nas visitas espontâneas realizadas a seu site ou blog, desempenha um papel fundamental nesse processo. Isso porque os visitantes que chegam até você através de pesquisas nos mecanismos de busca não foram motivados por ações de mídia paga – ou seja, não têm custo direto.
De acordo com estudo realizado pela Moz, cerca de 71% das buscas resultam em cliques nos resultados orgânicos da primeira página. Portanto, investir em práticas para melhorar o ranqueamento do seu site é muitas vezes mais vantajoso do que dedicar todos os seus investimentos a outros tipos de tráfego.
Tráfego orgânico: quais são as vantagens?
Uma estratégia de comunicação desenvolvida por profissionais envolve diversos tipos de tráfego. Afinal, cada plano deve levar em consideração objetivos, budget e a urgência em alcançar resultados.
De qualquer maneira, a decisão de concentrar esforços em tráfego orgânico traz vantagens superiores a outras ações, principalmente se a sua empresa não possui tantos recursos disponíveis. Confira!
Custo-benefício
Uma das vantagens mais atrativas do tráfego orgânico é o custo-benefício, já que, além de contribuir para a redução dos custos do seu negócio com mídia paga, ele não gera despesas com o clique em si. Isso porque, para atrair visitantes, os investimentos necessários – criação e manutenção de site ou blog, contratação de profissionais e ferramentas de conteúdo, entre outros – ocorrem indiretamente.
Escalabilidade
O tráfego orgânico é capaz de trazer resultados escaláveis com muito mais facilidade, uma vez que o custo por lead é menor a longo prazo, sem deixar de trazer retorno caso você pare de investir. Do mesmo modo, é possível prever com precisão quais os caminhos a serem tomados para aprimorar as estratégias. Então, se você busca construir uma base sólida de leads, obter crescimento exponencial e reduzir cada vez mais o seu investimento, é indispensável integrar essas estratégias ao seu plano de ação.
Relevância e autoridade
As ações que visam atingir resultados orgânicos também promovem o aumento da relevância eda autoridade da marca no meio digital. Através de conteúdos bem estruturados, você transmite o seu conhecimento para o cliente, apresentando informações pertinentes que aumentam as chances de conversão. Além disso, o usuário tende a confiar muito mais em uma empresa quando ela não oferece anúncios que não foram solicitados.
Estratégia vitalícia
Os conteúdos otimizados são capazes de gerar leads por muito mais tempo, sem comprometer o orçamento da campanha. Para exemplificar, basta comparar a quantidade de visitas que um blog post pode receber indefinidamente em comparação ao investimento necessário para manter um anúncio ativo pelo mesmo período.
Contribuição para um melhor relacionamento
As ações para aumentar o tráfego orgânico costumam estreitar os laços entre marca e cliente. Nesse sentido, há ainda mais benefícios em disponibilizar as respostas que o usuário procura nos mecanismos de busca, especialmente quando essa ponte é construída através de marketing de conteúdo associado a práticas SEO.
As principais estratégias para gerar tráfego orgânico
As principais estratégias utilizadas para gerar tráfego orgânico consistem em ações de marketing de conteúdo e SEO (Search Engine Optimization). Implementá-las em seu negócio, além de engajar o público, faz com que ele chegue até a solução de que necessita de forma espontânea.
Para alcançar esse feito, é importante desenvolver conteúdos para blogs e sites embasados em pesquisas e compatíveis com a persona da sua marca. Da mesma forma, o SEO permite que os buscadores enxerguem o seu site como um produtor de conteúdo relevante, com entregas que realmente cumprem o que prometem.
Consequentemente, quando as ações são bem-sucedidas, a sua página passa a aparecer nos primeiros resultados de pesquisa, recebendo mais visitantes.
Tráfego pago vs. tráfego orgânico: qual a melhor opção?
Antes de responder a essa pergunta, é fundamental ressaltar que ambos os tráfegos se complementam e, juntos, garantem resultados ainda mais satisfatórios para a sua campanha.
A decisão de investir em ações focadas em tráfego orgânico ou tráfego pago precisa levar em conta o orçamento e o retorno esperado. Para efeito de comparação, considere os seguintes pontos:
Tráfego orgânico | Tráfego pago |
Custo por lead inicial mais alto | Custo inicial por lead mais acessível |
Mesmo sem budget, a estratégia continua | Sem recursos para investir, a campanha é interrompida |
Mais vantajoso no longo prazo por permitir resultados escaláveis | Mais desafiador no longo prazo por conta do investimento necessário |
Basicamente, o marketing de conteúdo continua trazendo visitantes mesmo depois que os conteúdos são publicados, ao passo que a mídia paga exige investimento constante para gerar leads.
Se você precisa de R$ 1.000 para trazer determinada quantidade de clientes em potencial, o seu CPC (custo por clique) pode até ser menor – comparado aos custos envolvidos em uma consultoria SEO, que exige mais preparo por parte dos profissionais e ferramentas.
Porém, para continuar alcançando resultados similares com o tráfego pago, você não pode parar de investir. Enquanto isso, o custo do lead no tráfego orgânico diminui ao longo do tempo e não exige maiores investimentos, possibilitando um retorno surpreendente com os mesmos conteúdos.
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