Cobrar acessos da agência: é realmente necessário?
Se você precisa cobrar os acessos da agência de marketing para entrar nas contas das redes sociais da sua empresa, talvez seja o momento de repensar essa parceria.
Os logins e senhas de Google Analytics, Facebook, Instagram, LinkedIn e outras ferramentas são de propriedade da corporação e devem ser consultados livremente, sempre que o gestor achar necessário.
Quer entender melhor o assunto? Acompanhe o post!
Por que ter esses acessos é tão importante?
Muitas empresas apostam no capital emocional para engajar seus clientes. Há alguns bons exemplos de marcas que investem em relacionamento, como Nubank e Netflix, e trata-se de uma excelente estratégia para usar na sua organização.
O que você talvez ainda não tenha percebido é que os seus fornecedores também precisam estimular essa ligação com o seu negócio.
É nesse ponto que o relacionamento com a agência de marketing parceira surge com força máxima. Afinal, apenas entender o propósito da sua marca e fazer boas campanhas não é o suficiente.
Transparência é essencial!
Embora a agência que atende à sua empresa seja responsável pela gestão das redes sociais e de outras ferramentas digitais, ela não pode, de maneira alguma, reter esses acessos. Você, como cliente, deve ter total liberdade para olhar os resultados e outras informações importantes sempre que desejar.
Se houver retenção de informações, cuidado! Vale questionar qual o motivo para a falta de transparência.
Mas há um detalhe importante: ter os acessos em mãos não é sinônimo de carta branca para mexer nas publicações ou subir posts à revelia. Uma boa agência tem metodologia e conhecimentos teóricos e práticos sobre o que está sendo feito.
Postar algo a partir de simples suposições pode estragar todo um planejamento e derrubar o engajamento ou o alcance das redes sociais da sua empresa.
Quais são os acessos que não podem faltar?
Se chegou o momento de cobrar os acessos da agência, confira o que você deve incluir nessa solicitação.
Google Analytics
O Google Analytics traz informações sobre o ROI das campanhas e o comportamento dos usuários do site. Esses dados são muito importantes para entender os resultados das estratégias e obter insights para novas campanhas.
Google Search Console
Com o Search Console, o usuário consegue monitorar a presença do site da empresa nas pesquisas. Em outras palavras, com esse serviço você consegue entender como está o ranqueamento do seu site, além de obter dados sobre tráfego e outras informações pertinentes.
Google Ads
É no Google Ads que são feitos os anúncios pagos do Google – por isso, é uma plataforma indispensável dentro de uma estratégia de marketing. A ferramenta também traz dados relevantes sobre o desempenho das campanhas e permite a otimização de landing pages e a descoberta de novas palavras-chave.
Redes sociais
Os acessos das redes sociais são necessários para acompanhar os resultados das campanhas e realizar postagens. Se a agência com que trabalha é responsável apenas pelo conteúdo, e não pela interação com os clientes nesses espaços, ter os logins e senhas de cada plataforma é essencial para a gestão.
E-mail marketing
Os e-mails marketing geralmente são disparados por uma ferramenta de automação, o que ajuda muito na hora de enviar as mensagens para a sua base de clientes. Mas não é só isso: essas plataformas também trazem números interessantes sobre o desempenho das campanhas, como as taxas de abertura do e-mail, entre outras referências.
Geralmente, as ferramentas de CRM também podem ser integradas a outras plataformas de gestão, o que torna a obtenção do login e senha ainda mais necessária para um acompanhamento mais próximo.
Quais são os sinais de que é hora de trocar a agência de marketing?
Problemas no relacionamento
Uma agência de marketing digital deve estar pronta para tirar dúvidas e oferecer soluções – e tudo isso acontece no atendimento. Esses profissionais fazem a ligação entre as demandas da sua empresa e a equipe criativa, responsável pelas ideias e pela execução das campanhas.
Se você sente muita dificuldade para conversar com o atendimento da agência atual, vale a pena pensar em outras alternativas.
Estagnação estratégica
O ambiente web é extremamente dinâmico. Não são só novos memes que surgem o tempo todo, mas também estratégias e abordagens, o que leva qualquer agência de qualidade a se atualizar constantemente.
Ao perceber que o fornecedor permanece preso a ideias e ferramentas ultrapassadas, comece a procurar outras agências.
Resultados ruins sem uma boa justificativa
Ao fechar negócio com uma agência de marketing, a fase de planejamento é o momento em que acontece a indicação das metas a serem alcançadas, segundo os propósitos da sua empresa.
Claro que podem acontecer desvios, tanto para mais como para menos. Alguns fatores podem influenciar os resultados das campanhas – e é importante que você, como cliente, tenha consciência disso.
No entanto, quando os números estão frequentemente muito abaixo do esperado, é hora de avaliar se a agência atual tem a expertise necessária para realizar o trabalho acordado.
O que fazer antes de trocar de agência?
Procure conversar com o responsável pela sua conta, a fim de apontar tudo o que está acontecendo e cobrar novas posturas.
Também vale contatar os gerentes de marketing de outros clientes da agência, para entender se é um problema pontual com a sua empresa ou se as dificuldades são decorrentes de um trabalho malfeito.
Se mesmo assim não ocorrerem melhorias, a opção mais sensata é buscar uma nova agência para prestar esses serviços.
Como evitar toda essa dor de cabeça?
Parece óbvio, mas só é possível ter uma boa performance em marketing contratando uma agência realmente capacitada para isso. Nesse sentido, a pesquisa não deve se restringir a valores, e sim focar os resultados entregues e o grau de satisfação dos outros clientes.
Uma agência de marketing deve se mostrar parceira do seu negócio. Por isso, preze por empresas que tragam uma estratégia concisa e alinhada aos seus objetivos corporativos, que mostrem os resultados alcançados e que não tenham medo de que você acesse os perfis das redes.
Falamos aqui sobre os problemas que podem estar por trás da necessidade de cobrar os acessos da agência e a gravidade dessas questões. Se quiser conhecer mais detalhes para acertar na próxima parceria, confira o nosso e-book Cuidados na hora de contratar uma agência digital para fazer a sua escolha sem dor de cabeça. Let’s grow!