Always On: saiba tudo sobre a estratégia de anúncios sempre online
Imagine ter em mãos uma estratégia capaz de maximizar a sua visibilidade no meio digital, além de potencializar a persuasão ao longo do ciclo de vida do cliente.
Estamos falando das campanhas always on, ações contínuas de mídia que contribuem para a aquisição e retenção de usuários. Nessas campanhas, os anúncios veiculados estarão sempre ativos em todos os pontos de comunicação com o seu público. Entenda, a seguir, como isso funciona e quais são os benefícios.
O que são campanhas always on?
Campanhas Always on são as campanhas planejadas para agendar e otimizar ações de marketing pago, por meio da publicação de anúncios que estarão sempre em exibição.
Dessa forma, é possível aproveitar a principal função da internet – possibilitar que os usuários encontrem qualquer conteúdo, a qualquer hora –, para manter as ações da sua estratégia de mídia online em todos os momentos da jornada do usuário.
Planejamento de campanhas always on
O planejamento das campanhas always on parte primeiramente de um mapeamento da régua de jornada utilizada com o cliente. Após a definição dos touchpoints, são desenvolvidas ações que permanecem ativas 100% do tempo para a sua futura e atual audiência.
Como resultado, esses links patrocinados geram exposição durante todo o ano nos resultados de pesquisa, com base nos objetivos de cada etapa do funil de vendas.
Junto às metas estabelecidas, deverão ser definidos os canais em que as ações serão veiculadas e o budget disponível.
Benefícios das campanhas always on
Além de gerar mais visibilidade, dados apontam que as campanhas always on são capazes de alcançar um desempenho muito mais consistente quando comparadas ao comportamento de campanhas sazonais.Comportamento de campanhas always on:
Comportamento de campanhas always on:
Comportamento de campanhas sometimes on (sazonais):
Os consumidores estão sempre envolvidos com marcas através dos mais diversos dispositivos e canais. Ou seja, construir uma presença digital sólida ao longo de todos os meses do ano é uma escolha estratégica e altamente eficaz para aproveitar as oportunidades que o digital oferece.
Com anúncios ativos a todo o tempo, o cliente será impactado independentemente do seu momento na jornada. Do mesmo modo, as estratégias always on contribuem para a construção de uma relação próxima com o usuário.
Através de remarketing, ações pagas em diferentes mídias e com foco em performance, é possível aumentar a captação de leads e o volume de vendas no curto prazo. Ao longo do tempo, as mesmas campanhas se tornam aliadas do branding e da evolução do valor de uma marca.
Quais mídias pagas funcionam melhor para as campanhas always on?
As mídias pagas que funcionam melhor dependem, principalmente, dos objetivos da sua marca. De qualquer forma, ao optar pela estratégia always on, é preciso ter em mente que essa decisão será melhor aproveitada a longo prazo.
Como estamos falando de mídias planejadas para um ano todo, o ideal é aplicar teste A/B ao longo dos meses e rever o plano a cada quarter – ou com uma periodicidade regular. Assim, você terá dados importantes para aprimorar as suas estratégias constantemente.
Saiba mais sobre o teste A/B aqui.
Quando se trata do planejamento, quanto mais extenso ele for, maior a tendência de diminuir o CPC (custo por clique) da campanha, à medida que ela alcança uma pontuação melhor com o Google, através de Ad Ranking.
Ad Ranking é a classificação que o Google dá a um anúncio: uma avaliação que determina se o anúncio será exibido e em qual posição aparecerá na página. Ela é calculada com base no valor do lance, sua qualidade, taxa de cliques, relevância, experiência oferecida pela página de destino, contexto da pesquisa, entre outros elementos.
Como explorar ao máximo as campanhas always on?
Para aproveitar o máximo das campanhas always on, um ponto muito importante é o orçamento, embora mesmo com um budget enxuto essas ações ainda tragam benefícios.
Nesse sentido, basta escolher bem as opções de mídia e trabalhar com menos formatos e canais. A prioridade é se manter online o tempo inteiro – e isso é perfeitamente possível, independentemente do budget.
De acordo com especialistas em AdTech da Macfor, é recomendável investir em um kit mídia para contemplar os mais diversos cenários. De forma simples e objetiva, essa estratégia consiste em ativar campanhas nos principais canais onde o seu concorrente se encontra, assim como a sua persona.
Algumas sugestões incluem o Google, com ações de remarketing, content e busca, além do Facebook, investindo em anúncios de coluna, feed de notícias e conteúdo. Qualquer outro canal em que o cliente possa e queira investir será um plus para a campanha, aumentando a sua performance.
Os formatos dos criativos devem ser testados e diversificados, garantindo que você alcance o desempenho esperado. As mídias pagas não contam com fórmula mágica, afinal, cada conjunto de nichos, personas e objetivos gera resultados distintos entre si.
Quais são as principais métricas das campanhas always on?
Para facilitar o planejamento estratégico das suas campanhas, saiba quais são as principais métricas consideradas no formato always on:
- impressões;
- cliques;
- CPA (Custo por Aquisição);
- CTR (Taxa de Cliques);
- CPC (Custo por Clique);
- custo por conversão;
- investimento;
- palavra-chave com maior conversão;
- melhor comportamento entre formatos – display, remarketing, search, shopping, apps, entre outros;
- canal mais relevante.
Campanhas always on servem para todo tipo de segmento?
Milhões de usuários estão em busca de soluções e de empresas na internet. Uma prova disso é que, atualmente, o Google gera mais de 205 milhões de resultados em 0,31 segundo.
Ou seja, contar apenas com estratégias organicamente desenvolvidas não garante o alcance necessário para conquistar novos clientes. Por isso, é fácil concluir que as vantagens das campanhas always on se estendem para todos os tipos de negócio.
Geralmente, o formato costuma ser mais utilizado no segmento B2C, com foco nas vendas em massa para o público, a qualquer momento. Entretanto, o setor B2B pode absorver essa oportunidade para reforçar as estratégias de branding e, quem sabe, até alcançar o top of mind, que consiste em gerar no imaginário do público uma rápida associação entre um produto ou serviço e a imagem de uma marca.
Afinal, os usuários não limitam as suas pesquisas aos períodos sazonais. Qualquer negócio que deseja crescer de forma exponencial precisa fornecer aos clientes informações relevantes, que podem ser encontradas facilmente sempre que eles decidirem procurar pela marca.
Tenha presença always on onde seu público está
Entender profundamente o comportamento do seu público facilita a implementação de diversas estratégias digitais. Porém, o grande diferencial das campanhas always on é indicar uma oportunidade de conhecer os dados ligados ao cliente em toda a jornada dele, para interpretá-los e transformá-los em ações efetivas e com alto potencial de retorno.
Se isso pareceu um desafio muito grande para você, saiba que, na Macfor, nós pensamos diferente. Através de nossa expertise e de squads dedicados, somos capazes de desenvolver planos de ação completos para o seu negócio.
Com R$ 504 milhões geridos em mídia e foco total para alcançar resultados escaláveis, somos a solução que você está buscando a fim de obter um diagnóstico preciso e explorar todo o seu potencial. Permita-se conhecer novos e até antes impensáveis patamares digitais.