CRM: como converter leads em vendas
Um dos principais objetivos do empreendedor é melhorar os resultados de sua empresa e fazê-la crescer cada vez mais. Para isso, gerar e nutrir leads com CRM é indispensável.
Gerar leads é uma atividade de extrema importância; no entanto, se a sua marca ainda não aplica nenhuma estratégia voltada para a conversão, a maioria dos leads nunca sairá do funil.
Por isso, ativar uma estratégia de CRM é uma ação importante que pode e deve ser realizada antes do fechamento de negócio com o seu cliente.
O CRM é responsável pelo fluxo e análise estratégica da sua comunicação com o cliente ou possível cliente. Então, com ele você pode apurar muito o seu feeling de negócio.
O que é CRM e qual sua importância para converter leads
CRM é a sigla para Customer Relationship Management, que é um sistema de gerenciamento do relacionamento com o cliente onde você registra e analisa todas as interações que o seu consumidor final faz com a sua empresa.
O que o CRM faz vai muito além de disparar fluxos de e-mails a partir da permissão concedida pelo consumidor.
Pois a grande jogada do CRM é analisar todos os dados referentes ao lead ou cliente e ao histórico de interações.
Com isso você conhece o comportamento de consumo de quem vai comprar ou já comprou de você e identifica qual é o melhor canal para uma comunicação assertiva.
Muito além dos e-mails, você descobre se seus leads são mais prováveis de converter em vendas via direct, WhatsApp ou até por comentários em postagens nas redes sociais.
CRM permite que você esteja sempre atento para ouvir o lead. A partir disso, você toma as decisões certas: se pode avançar com o lead no funil ou se realoca os esforços em campanhas de remarketing, por exemplo.
Saiba como gerar leads e converter clientes.
4 dicas para converter leads em vendas com CRM
Para entender a importância de aumentar as taxas de conversão, você deve acompanhar o ROI das suas campanhas: ele é o retorno de investimento, ou seja, a quantidade de receita que as ações geram para a empresa em relação ao valor investido e o tempo dedicado às comunicações.
Para que você não passe sufoco, separamos 4 dicas que explicam o quão importante é a conversão de leads no crescimento das vendas e como o CRM vai facilitar essa missão.
Leads são oportunidade de negócio
Toda venda online começa com a captura de leads, que são os potenciais clientes: podem ser visitantes do seu blog ou até seguidores das suas redes sociais.
A partir do momento em que essa pessoa entra em contato com você ou com sua empresa, ele já se torna um lead. Todo lead significa uma oportunidade de negócio: cabe à sua estratégia fazer com que essa oportunidade se concretize.
Comunique-se no momento certo, no canal certo
Um dos pilares do marketing de conteúdo é conhecer o seu cliente – isso porque, para aumentar a sua taxa de conversão, será necessário enviar as mensagens certas, no momento certo e no canal mais adequado.
É claro que para fazer isso seu dever é identificar as personas do seu negócio.
Personas são como personagens que representam o seu público-alvo: assim, quanto mais identificadas e delimitadas estejam as personas, mais simples e fácil será redirecionar as suas estratégias.
Mostre as vantagens que o seu serviço trará ao cliente
O cliente precisa sentir-se em vantagem no processo, pois só realizará uma compra quando perceber valor nessa operação. Então, você deve mostrar todo o valor agregado ao fechar negócio com você.
Portanto, ainda que ele esteja ciente do gasto, é necessário que seu cliente veja essa aquisição como um investimento, tendo a certeza de que apostar em um produto ou serviço seu solucionará uma necessidade de consumo bem identificada.
Mensure todo o projeto
Todo o seu processo, desde a captação de leads até o pós-venda, precisa ser monitorado e mensurado.
Há vários indicadores que podem ser utilizados nas diferentes fases, como a taxa de conversão, o custo de aquisição de clientes, o custo por lead, entre outros. Com os resultados obtidos, você consegue fazer ajustes que tornam o processo de conversão de leads em vendas de forma mais rápida e fácil.
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