Como aumentar visitas no site com marketing de conteúdo: 3 dicas para seu blog
Você já alimenta seu blog com conteúdo de qualidade e até tem uma equipe para isso. Então, por que você não consegue aumentar visitas no site com seu marketing de conteúdo?
É o que vamos responder aqui! Na verdade, mais do que isso: daremos dicas primordiais para produzir conteúdos que, além de relevantes e úteis, tenham alta performance.
Conteúdos de alta performance são aqueles que geram resultado sem pesar no orçamento do marketing.
Se você ainda não sentiu isso na prática, depois de seguir as dicas apresentadas aqui, vai comprovar que um artigo de blog bem escrito pode ser mais eficiente e rentável em atrair visitantes e gerar leads do que um anúncio ativo. Inclusive, é importante entender melhor as vantagens do tráfego orgânico.
No entanto, a questão é justamente esta: você já escreve bons artigos. Você já tem um redator ou até uma equipe focada em copywriting… mas, ainda assim, os seus conteúdos parecem invisíveis ao público!
Qual estratégia de marketing de conteúdo é a mais indicada para seu segmento?
É inevitável perguntar-se: o que está errado? 92% dos especialistas afirmam que blog posts devem ser o principal tipo de conteúdo produzido. Será que, nesse mercado, somente o seu segmento funciona de outra forma? É difícil ser exceção.
Certamente, sua empresa não é uma delas. Porém, você pode estar deixando de dar a devida atenção a alguns fatores cruciais do marketing de conteúdo.
Aqui, você vai compreender estes fatores técnicos e como trabalhar com eles.
Mantenha sua produção de conteúdo com foco em relevância e utilidade para o público. Somado a isso, abra o olho especialmente para fatores como contagem de palavras, disposição dos títulos e subtítulos, estrutura e conteúdos visuais.
Veja as 3 dicas para ter um blog com conteúdos de alta performance e aumentar visitas no site.
- Dica 1: Aumentar visitas no site com conteúdos longos no blog
- Dica 2: Conteúdos mais lidos têm boa estrutura de títulos e subtítulos
- Dica 3: Elementos visuais aumentam as pageviews dos seus blog posts
Dica 1: Aumentar visitas no site com conteúdos longos no blog
As empresas que querem ter um blog de sucesso e ser fonte principal de conteúdo do seu nicho devem rever sua ideia de objetividade no copywriting.
Muitas apostam em um grande volume de temas e pautas, justamente para ter entre seus conteúdos o maior número de keywords e termos de pesquisa possíveis. No entanto, não se aprofundam em cada um desses termos.
Se o seu blog tem muitos artigos, mas eles têm entre 300 e 500 palavras cada, você já pode perceber que vem daí o seu problema de baixo índice de leitores.
Conteúdos mais longos atraem mais pageviews
Esta é a hora em que talvez você fique confuso, a julgar pela sua própria experiência de usuário: um conteúdo breve e objetivo atrai mais a sua atenção, certo?
No entanto, há um outro leitor muito importante que deve ser levado em conta: o Googlebot.
Escreva conteúdo para os Googlebots a fim de aumentar visitas no site
Googlebot é o robô rastreador de informações do Google.
É claro que você deve criar seu conteúdo para responder uma pergunta e solucionar um problema de um potencial cliente. Porém, quem decide quais conteúdos vão aparecer na primeira página do Google é o próprio Google e seus Googlebots.
Quando você pensa: “Não vou perder tempo escrevendo conteúdos longos. Quem vai lê-los?”, a resposta é: o Google.
Os Googlebots estão sempre lendo e rastreando informações para indexá-las, isto é, armazená-las em seus índices de pesquisa.
Quando os Googlebots veem um conteúdo que realmente responde uma dúvida com informações aprofundadas e potencial para satisfazer um usuário, a chance de que ele coloque esse conteúdo na primeira página é bem grande.
Isso acontece muito mais com conteúdos de 1200 a 7000 palavras do que conteúdos de 300 a 600 palavras. Esse é um dado do estudo lançado pelo site IsItWP, que oferece ferramentas para otimização de sites e blogs em WordPress.
Textos mais longos – entre 1200 e 7000 palavras – têm mais visualizações, compartilhamentos e backlinks do que os textos mais curtos.
A proporção, segundo o estudo, é a seguinte: menos de 50% dos conteúdos com menos de 600 palavras são compartilhados, enquanto mais de 80% dos artigos com mais de 1200 palavras têm compartilhamento.
Tudo isso se deve à dinâmica: Googlebot encontra informação de qualidade, indexa e coloca nos primeiros resultados de pesquisa. Assim, seu conteúdo é mais lido e compartilhado pelo público que você quer alcançar.
Dica 2: Conteúdos mais lidos têm boa estrutura de títulos e subtítulos
Você já sabe que os títulos são as vitrines para os seus artigos: aquilo que o leitor vê primeiro e, a partir dele, decide se vai “entrar” ou não no seu conteúdo.
Seu redator e/ou sua equipe de copywriting também conhecem a importância das keywords. Seu uso estratégico é essencial para títulos e subtítulos.
Uma grande responsável por aumentar visitas no site, a keyword (palavra-chave) conduz o interesse do leitor para o seu conteúdo de blog.
Mas o que merece sua atenção neste tópico vai além do uso das keywords: fique atento a como o texto é estruturado em títulos e subtítulos!
Há vários modos pelos quais você pode organizar o seu texto para aumentar a legibilidade. Então, qual é a estrutura mais presente nos conteúdos de alta performance?
Crie sempre os seus títulos e subtítulos com palavras-chave. Essa é uma das lições mais importantes de SEO (Search Engine Optimization).
Há formas muito eficientes disponíveis no próprio Google para definir os títulos certos para um blog post. As mais indicadas são responder uma pergunta e oferecer um guia ou um passo a passo para solucionar um problema.
Sobre os títulos, a The New Yorker – uma das revistas mais lidas do mundo – fez uma análise muito importante: artigos que atraem mais pageviews, backlinks e shares são aqueles que trazem listas no título.
Blog posts com listas no título atraem 80% mais tráfego do que outros tipos de artigos.
Os elementos chave para essa estatística são os seguintes:
- Listas atraem o leitor, porque passam a ideia de que os dados estão bem organizados e serão úteis ao propósito da leitura.
- Listas se destacam até mesmo visualmente, oferecendo uma leitura mais objetiva do que um fluxo contínuo de conteúdo.
- Por estarem mais organizadas, as informações parecem mais dignas de confiança. Assim, o leitor não terá objeções em clicar e compartilhar o artigo.
- A ordem por numeração ou categorias permite que o leitor classifique e grave melhor as informações. Por isso, as listas são uma ferramenta útil também para sua brand awareness. Afinal, listas se tornam conteúdos virais, as listas do Buzzfeed e da Forbes são exemplos disso.
Além das listas, seu conteúdo deve ter uma estrutura de subtítulos complexa: H2+H3+H4.
Conteúdos de alta performance, além do título em H1, têm estrutura complexa com subtítulos em H2, H3 e H4.
De acordo com o Search Engine Journal, um dos maiores portais de SEO, textos com estrutura de até três níveis de subtítulos oferecem uma legibilidade muito maior.
O texto fica dividido em partes nas quais o leitor pode facilmente encontrar as informações que procura.
Isso melhora a experiência do seu público e também facilita o rastreamento de informações pelos Googlebots, que organizam e indexam o conteúdo também ao longo do texto.
Por isso, essa tática é recomendada pelo próprio Google – cuja principal dica para as estratégias de marketing de conteúdo é: nunca escrever grandes blocos de texto.
Tags como H1, H2 e H3 ajudam o Google a entender melhor sobre o que é o seu conteúdo. Assim, ele o posiciona melhor nas páginas de resultados de pesquisas.
É preciso que sua equipe de copywriting desenvolva um trabalho voltado a estruturar o conteúdo adequadamente.
Dessa forma, seu conteúdo será segmentado pela lógica em partes mais legíveis para o público. Isso trará mais visitas para seu blog e site.
Mais visitas, mais autoridade, mais leads.
Dica 3: Elementos visuais aumentam as pageviews dos seus blog posts
O grande apelo das imagens ao público já é óbvio. Portanto, o uso inteligente de imagens e vídeos não pode faltar em uma estratégia de marketing de conteúdo para aumentar visitas no site.
Imagens e vídeos são muito importantes em como o seu leitor interage com um conteúdo.
O Search Engine Journal afirma que o uso dessas mídias beneficia o SEO, pois aumenta o rankeamento do seu conteúdo na página de resultados de pesquisa.
Vincular conteúdo ao Google Imagens também é uma ótima forma de rankear seu conteúdo com um apelo ainda mais forte que o texto.
Imagens permitem que você reforce a sua mensagem ao público além de deixar seu conteúdo com mais fácil compreensão e forte memorização.
As imagens são mais facilmente partilhadas entre os leitores. Isso significa que sua brand awareness se expande por outros canais além do blog.
Para se aprofundar neste tópico, leia nosso artigo exclusivo sobre o Google Imagens.
Recapitulando…
Para garantir, portanto, que sua equipe de marketing de conteúdo passe a ter um blog de alta performance, siga esses três passos:
- Escreva conteúdos mais longos.
- Estabeleça uma estrutura complexa de títulos e subtítulos, prezando pelas listas.
- Faça uso inteligente de conteúdo visual.
Siga estes três passos e veja como é possível aumentar visitas no site com o seu blog!
Para mais dicas de marketing de conteúdo, você pode contactar diretamente um de nossos especialistas.
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