5 métodos eficientes para medir resultados na gestão de marketing digital
Que toda empresa deve investir fortemente na sua presença digital, isso já é mais que um consenso: é um fato. Mas por que até hoje a gestão de marketing digital ainda é um desafio – até para marcas consolidadas internacionalmente?
Isso é o que responderemos neste artigo: vamos te contar os o quês e porquês sobre sua atuação em gestão de marketing digital.
Antes, a presença do consumidor online já representava uma tendência forte e crescente. Depois de tudo o que aconteceu de forma global de 2020 para cá, então, a relação das pessoas com a internet tornou-se quase uma questão de dependência.
É nesse contexto que o marketing digital oferece métodos mais assertivos de trabalho: todos envolvem análise de dados. Foi assim que o Big Data passou a ser um conceito muito importante e útil nas empresas.
Saiba o que é e como aplicar o Big Data.
Entre as facilidades oferecidas pelo marketing digital, estão:
- Constante monitoramento de estratégias.
- Velocidade em analisar e gerar resultados.
- Riqueza de detalhes em relatórios.
Apesar de tantas vantagens, muitas empresas adiam a execução de grandes estratégias digitais por conta de suas próprias incertezas.
A consultoria da Macfor dedicou-se a compreender a fundo essas inseguranças: assim, identificamos os principais desafios das empresas em relação à gestão de marketing digital e quais os métodos eficazes para superá-los.
Esta leitura é para você, que tem alguma incerteza em relação ao marketing digital e quer saber como explorar esse potencial na sua empresa.
Como comprovar resultados em uma gestão de marketing digital?
Antes mesmo de executar qualquer ação, você já pode ter certeza de que estratégias online gerarão uma performance positiva para sua empresa.
Uma pesquisa do Pew Research Center, um think tank dos EUA que levanta informações sobre tendências e comportamentos no mundo, trouxe dados muito interessantes: ela mostrou que o índice de pessoas que ficam constantemente online não é apenas grande, mas continua crescendo!
Em 2021, 31% dos entrevistados admitiram estar sempre online, ou seja, o tempo todo checando a internet através de dispositivos móveis ou computadores pessoais.
A parcela de pessoas que fizeram essa mesma declaração em 2015 era de 21%. Assim, houve um aumento de 10%! Isso, somente considerando os números comprovados… No dia a dia, sabemos que esse número é muito maior.
Então, você pode contar com uma série de dados gerais para dar suporte ao investir no meio digital.
Conheça agora métodos específicos para comprovar resultados de marketing digital na sua empresa.
- 1. Domine os cálculos que mostram que marketing digital é mais efetivo que outras estratégias
- 2. Aprenda a segmentar os clientes com maior potencial de negócio
- 3. Entenda os modelos de atribuição e escolha um deles para sua gestão de marketing digital
- 4. Faça análises comparativas de marketing digital com seus concorrentes
- 5. Perceba que tudo é mensurável na gestão de marketing digital
1. Domine os cálculos que mostram que marketing digital é mais efetivo que outras estratégias
Uma gestão de marketing digital eficiente é capaz de monitorar campanhas diariamente. Por isso, é possível retirar o investimento em certos anúncios ou canais que não estão trazendo ROI (Return on Investiment), passando a investir em outra estratégia instantaneamente.
Como já se sabe, isso não acontece com as formas mais tradicionais de publicidade: você não consegue mensurar exatamente o retorno de um outdoor, por exemplo.
A vantagem do marketing digital é justamente este cálculo pelo qual você pode identificar as variáveis envolvidas. No marketing tradicional, o montante que você investe em determinada mídia é fixo, não importa o retorno.
A favor das mídias offline, estão o full time, a massificação e a criatividade: você pode anunciar o tempo todo e para todas as pessoas que passam por certo lugar, de forma criativa.
No entanto, esses mesmos três elementos podem ser usados de forma ainda mais assertiva no marketing digital, já que, no online, você tem controle sobre a exposição de seus anúncios, focando especificamente em seu público-alvo.
Além disso, seu investimento só é de fato utilizado quando seu público realmente visualiza seus anúncios e interage com eles.
Métricas que você pode analisar com exatidão através do marketing digital
Como dissemos, a publicidade off tem, sim, a sua efetividade… Mas não se pode igualar à assertividade do digital.
A quantidade de controles que as campanhas digitais oferecem chegam até a assustar os gestores! Isso ocorre porque são realmente muitas métricas envolvidas, e algumas pessoas têm a ideia de que vão perder tempo e foco.
Aqui estão as métricas mais importantes para você calcular na sua gestão de marketing digital: são elas que vão comprovar os seus resultados.
Custo de Aquisição por Cliente (CAC)
O Custo de Aquisição por Cliente é um cálculo essencial à saúde financeira de uma empresa. Ele inclui investimentos em mídia, salários das equipes e outros custos.
Siga estes passos: some as despesas e os investimentos, e depois divida pelo número de novos clientes em determinado período. O resultado é o valor que cada cliente custou para você.
Taxa de conversão
A conversão acontece quando o consumidor se torna lead, entrando em seu funil de vendas. Por isso, a taxa de conversão é um cálculo que mostra o quão efetivos são seus conteúdos e interações com o público, principalmente em Inbound Marketing.
Para obter essa taxa, você deve dividir o número de conversões pelo número de audiência (blog e anúncios), multiplicando esse resultado por 100.
Custo por lead
Agora, você já sabe como calcular a taxa de conversão, mas… e quanto aos custos de cada lead?
Nem todo mundo que entra no funil vai realmente gerar uma venda: isso depende dos esforços de nutrição de leads, que é o que você vai analisar neste cálculo.
Aqui, você deve dividir o investimento em nutrição de leads pela quantidade de leads qualificados. Nesta análise, é possível identificar em quais pontos da nutrição os leads avançam e, por outro lado, quais deles devem ser melhorados.
Taxa de rejeição
Esse é o cálculo que mostra o número de pessoas que viu uma página do seu site e saiu sem realizar nenhuma ação. Você deve dividir a porcentagem de sessões únicas pelo número total de sessões realizadas no seu site.
Ticket médio
Esta é a média que cada cliente gasta na sua empresa. Considere o valor mensal e divida a receita do mês pelo número de clientes que compraram no período.
Esse cálculo mostra quando é um momento oportuno para executar estratégias de cross-selling ou upselling.
Lifetime Value (LTV)
Este é o cálculo do valor do tempo de vida do cliente, ou seja, ele aponta a receita que o consumidor traz durante o período em que faz negócios com você.
Em parâmetros ideais, o resultado desse cálculo deve ser 3 vezes maior que o CAC.
Para descobri-lo, multiplique o ticket médio mensal pelo tempo médio de retenção de cada um dos seus clientes.
Todas as variáveis desses cálculos são rastreáveis por plataformas de análise e automação de marketing digital, como Google Analytics.
2. Aprenda a segmentar os clientes com maior potencial de negócio
Aqui, vamos falar bastante sobre a maior vantagem do marketing digital sobre outros meios de publicidade: o poder de análise sobre o público com quem falamos.
Em anúncios de TV e outdoors, você controla os índices antes de mandar o material para o ar. Nesse contexto, falamos de índices de audiência, características demográficas e de públicos específicos de certos jornais e revistas.
Esses, porém, são dados que você sabe de antemão.
Por outro lado, já no marketing digital, você tem a possibilidade de conhecer várias outras especificidades do seu público, indo muito além do que já sabe previamente: você analisa a forma como ele se engaja ao seu conteúdo.
Isso permite identificar e segmentar as partes do seu público com potencial para se tornarem leads altamente qualificados. Com isso em mãos, você pode direcionar conteúdos específicos para essas pessoas, aumentando sua taxa de conversão.
Trata-se do trabalho de nutrição de leads, sobre o qual falamos no tópico anterior. Quando você se dirige a um público mais engajado, o potencial de negócio é maior e tudo fica mais favorável – e estamos falando de receita!
Com isso, o desempenho na nutrição de leads melhora, porque se você identificar quem abre seus e-mails, por exemplo, poderá mandar mensagens mais assertivas. Além disso, também conseguirá mudar a tática com o público que não se engajou em conteúdos prévios.
A história do investir X para ter retorno Y no marketing digital
Segmentação é uma palavra-chave para ter controle sobre o retorno do que você investe.
Além do e-mail marketing, do qual falamos brevemente, você pode explorar as vantagens da segmentação em social media.
Os recursos de segmentação das redes sociais são aliados indispensáveis para mostrar anúncios de mídia paga para públicos com maior potencial.
Esses recursos permitem delimitar o público por idade, gênero, localização, interesses, networks, comportamentos… Assim, você obtém muito mais desempenho com seu conteúdo.
A partir disso, você pode escolher uma entre duas formas de trabalho: o PPC ou o SEO – ou ainda tomar um caminho mais inteligente: mesclar esforços entre as duas modalidades.
PPC é o Pay-Per-Click, um investimento em mídia no Google ou Facebook que você só paga quando alguém clica no seu anúncio.
Já o SEO (Search Engine Optimization) é uma estratégia com a qual você otimiza conteúdos de blogs e sites para os mecanismos de busca, como o Google.
Essas duas estratégias diferem no investimento de dinheiro e de tempo, mas tanto uma quanto a outra podem ser claramente mensuradas e avaliadas em seus resultados finais.
3. Entenda os modelos de atribuição e escolha um deles para sua gestão de marketing digital
Entender modelos de atribuição requer uma compreensão geral da jornada do cliente dentro da sua campanha digital.
Através dos modelos de atribuição, você identifica em quais pontos de contato o cliente avançou na compra ou abandonou o processo.
Com isso em vista, o modelo de atribuição serve para atribuir valor positivo ou negativo a cada um desses pontos de contato.
Você deve escolher um modelo de atribuição ideal para o seu negócio.
Isso porque a análise da jornada de compra vai ser feita a partir do modelo de atribuição. Afinal, você elegerá qual o ponto de contato mais importante e decisivo para o cliente comprar de você.
A análise deve ser feita com muita atenção, porque, embora haja pontos de contato cruciais, a verdade é que o cliente transita por muitos canais até tomar a decisão de compra.
Então, para definir seu modelo de atribuição, considere todas as interações do cliente com as suas campanhas. Assim, você pode identificar mais do que apenas um ponto de contato importante para a compra.
Sem dúvida, isso otimizará seus anúncios online, garantindo um retorno muito maior para seus investimentos em mídia paga.
Janelas de conversão
Nesse contexto, entra a janela de conversão, que é o tempo que leva para uma compra acontecer após a interação com um anúncio.
Você pode definir esse período de acordo com seu modelo de atribuição e decidir se essas janelas serão mais longas ou mais curtas.
Ao longo desse tempo, que ficará a seu critério (10 a 30 dias, ou até mais), você pode analisar quais pontos de contato fizeram o período para a conversão se estender ou se encurtar.
4. Faça análises comparativas de marketing digital com seus concorrentes
No marketing digital, além de acessar todos os dados sobre o seu próprio negócio que já mostramos, você consegue acessar informações úteis sobre seus concorrentes.
Principalmente tratando-se de posicionamento em buscas por palavras-chave e volume de backlinks, você pode fazer comparações muito úteis entre sua empresa e a concorrência.
As análises de tráfego possibilitadas por ferramentas como o Google Analytics permitem identificar aquilo que você está explorando mais ou menos que seus concorrentes no mercado.
Mesmo que o seu poder de marca seja menor do que o de alguns concorrentes, o marketing digital permite encontrar oportunidades de crescimento que você pode aproveitar de forma muito estratégica.
Por exemplo, você poderá rankear melhor em palavras-chave mais específicas que os grandes players do mercado não estejam ranqueando.
A vantagem é essa: os mecanismos de busca não se importam com qual marca ou empresa é maior: eles apenas priorizam o conteúdo de maior qualidade e que atende melhor a necessidade do público.
Faça análises comparativas e descubra os gaps onde você pode superar seus maiores concorrentes de segmento
Faça periodicamente essa comparação e veja o quanto você foi capaz de explorar as oportunidades melhor que os concorrentes: você ficará contente com os resultados!
5. Perceba que tudo é mensurável na gestão de marketing digital
97% dos consumidores pesquisam sobre produtos na internet antes de comprá-los, segundo pesquisa do E-Commerce Brasil.
Como vimos lá no início do artigo, essa tendência só aumenta, e vai ficar cada vez mais forte. Esse dado não é válido apenas para e-commerce, pois todo tipo de consumo passa primeiro pela busca online: desde medicamentos até automóveis!
Portanto, é seu dever investir e se aprofundar na gestão de marketing digital, não só porque seu cliente exige isso, mas também porque o digital oferece uma visão do início ao fim de todas as métricas que importam em sua jornada de vendas.
Além de todos os dados e análises que citamos aqui, você pode ter acesso e controle de muito mais recursos, como impressões, compartilhamentos, cliques, tempo na página, entre vários outros.
Todo investimento em marketing digital é rastreável
Mesmo que pareçam muitas variáveis, basta definir seus modelos de atribuição e as métricas importantes para o seu negócio, e você terá resultados apurados em tempo real.
No marketing digital, você pode medir, analisar e fazer reflexões sobre todos os seus investimentos.
Já está pronto para uma gestão de marketing digital de alta performance?
Você precisa estar!
Se você já faz a gestão de marketing digital, com certeza deve estar pensando no que pode ser melhorado nesse momento.
Sabemos que, de fato, há muitas métricas e dados a serem considerados…
Por isso, criamos o guia definitivo para criar dashboards digitais: um material que vai te ajudar a criar e melhorar suas estratégias digitais, convencendo seu time nas tomadas de decisão.
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