Assessoria de imprensa digital: 5 passos para a melhor estratégia de link building
Hoje, o link building que as empresas obtêm pela cobertura de earned media é um dos principais fatores que o Google considera para rankear sites nas páginas de resultados de busca. Aí está a importância de uma assessoria de imprensa digital.
Saiba mais sobre assessoria de imprensa 4.0.
Nesse núcleo, trabalham os especialistas em PR (Public Relations) – que, além de gerenciar o relacionamento das empresas com a mídia, estão cada vez mais habituados à criação de conteúdos orientados por SEO (Search Engine Optimization).
No entanto, ainda há uma grande necessidade – tanto por parte desses profissionais como das assessorias – de desenvolver um mindset mais analítico e data driven (isto é, orientado por dados).
Dentro das empresas, essa área assume um potencial gigante: a sua expertise em SEO e marketing digital impacta grandemente na visibilidade da marca e traz um sucesso de fácil mensuração.
O papel da assessoria de imprensa digital é gerar – e medir – a autoridade da marca
A autoridade de uma marca em determinado segmento é medida por sua credibilidade, eficiência e reputação – elementos que ficam no escopo de responsabilidade da assessoria de imprensa.
O PR que assume essa área deve compreender que a visibilidade oferecida pelo bom rankeamento do Google está cada vez mais atrelado aos três elementos anteriormente citados.
Em vista disso, apesar de assessoria de imprensa e marketing digital terem objetivos diferentes – afinal, um cuida da imagem e reputação e o outro das conversões e vendas –, se bem aliados, ambos contribuem para as estratégias mútuas.
Por consequência, o sucesso conquistado a partir disso é muito maior e mensurável.
Para ter uma assessoria de imprensa digital a partir do seu time de PR, sendo capaz de garantir uma estratégia de link building forte e com referências de veículos confiáveis, apresentamos 5 passos que sua equipe deve seguir.
Em suma: com esses passos, você compreenderá os “comos e porquês” sobre os investimentos para ter uma assessoria de imprensa digital no seu negócio.
- Por que utilizar link building como estratégia de SEO
- Por que e como priorizar a assessoria de imprensa digital na sua empresa
- Como incentivar a imprensa a criar links para sua empresa
- Como saber que você está fazendo o link building da forma certa
- Como medir o desempenho da sua assessoria de imprensa digital
Por que utilizar link building como estratégia de SEO
Para deixar bem claros todos os pontos que vamos abordar neste artigo, antes de qualquer coisa, precisamos explicar: o que é link building, como utilizá-lo como estratégia de SEO e como isso pode ser feito por meio de uma assessoria de imprensa digital.
O que é link building
Link building é a estratégia pela qual um site ou blog consegue backlinks internos ou externos, visando ganhar influência nos fatores de ranqueamento dos motores de busca.
Backlinks são os links posicionados estrategicamente em um texto, para guiar um leitor de uma página A até uma página B, complementando ou aprofundando o assunto que está sendo abordado.
Essa dinâmica entre links é a estratégia de link building que visa gerar tráfego, reconhecimento e autoridade para um site.
No link building, os links podem ser internos – ou seja, quando apontam para uma página dentro do mesmo domínio. Por exemplo: um blog post que faz referência a outro artigo do mesmo blog.
Os links também podem ser externos – quando uma página do seu site é linkada por outro site. Links externos são importantes porque, de acordo com a credibilidade do site que cria links para o seu, o Google valoriza mais as suas páginas e, assim, seu site ganha autoridade para subir nas páginas de resultados de busca.
Quanto mais sites relevantes apontarem para o seu domínio, mais seu site será reconhecido pelos buscadores e melhor você vai se posicionar na primeira página do Google.
Por essas razões, o link building é uma estratégia fundamental para melhorar o SEO de um site. Para alcançar isso, uma assessoria de imprensa digital é essencial.
Saiba como gerar backlinks e construir autoridade para sua empresa.
Por que e como priorizar a assessoria de imprensa digital na sua empresa
Ao integrar a assessoria de imprensa com o digital, você vai sentir um maior impacto nas vendas.
Fora do digital, o impacto de PR nos resultados comerciais é indireto – quase intangível. Aqui, entenda-se PR não apenas como press relations – relações com a imprensa – mas como um trabalho de relacionamento com todo o público das comunidades em que a marca está inserida.
Portanto, o trabalho de PR enquanto public relations (relações públicas) deve englobar diversas estratégias de comunicação com possíveis clientes, clientes, stakeholders e toda a sociedade.
Por isso, consiste em uma estratégia de construção de imagem e reputação de uma companhia por meio de variadas táticas. Uma delas é a assessoria de imprensa digital.
É exatamente este esforço que, quando somado às estratégias de comunicação online, no caso técnicas de SEO, gera importantes menções e referências feitas por meio de link building – recurso que encurta o caminho entre o reconhecimento da marca e a decisão da compra.
Além disso, como bem apontado pelo portal Consumidor Moderno, a experiência online é mais fluida e, por isso, torna-se mais fácil analisar os níveis de satisfação.
Então, o aprimoramento de uma assessoria de imprensa digital deve ser priorizado pelas empresas, porque é a oportunidade de unir o melhor dos dois mundos.
As relações públicas e o marketing digital
Mais pessoas vão se conectar à sua marca através das iniciativas de PR e, como resultado, você terá mais conversões e clientes, potencializando duas estratégias de marketing e vendas.
Um estudo da Lucidpress (plataforma globalmente usada para editar conteúdos multimídia) indica que esforços concentrados somente em consistência de marca podem trazer um aumento de até 20% em receita.
Quando esse trabalho é aliado a estratégias online de SEO e marketing digital, então, os resultados são estrondosos!
E como priorizar uma assessoria de imprensa digital na sua empresa?
Simples: tenha uma equipe ou um profissional de PR pronto a desenvolver e aprimorar habilidades para explorar as oportunidades do digital.
Esses profissionais devem ser versáteis, na mesma medida em que a empresa deve estar preparada para oferecê-los treinamentos e capacitações.
Além de um bom relacionamento com a mídia, essas iniciativas vão garantir um melhor manejo da presença online da marca, tornando-a mais visível, competitiva e cheia de autoridade.
Preze pela capacidade do seu time de PR de analisar dados e gerenciar ferramentas digitais, para acompanhamento de relatórios de redes sociais e outras plataformas.
Dessa forma, você pode engajar um público maior e explorar muito mais vantagens das seguintes estratégias:
- Eventos de negócios abertos ao público.
- Ênfase em responsabilidade social e corporativa.
- Engajamento de comunidades em redes sociais.
- Gerenciamento de crises pelo monitoramento de redes sociais.
- Earned Media e mídia paga nas redes sociais.
- Iniciativas inovadoras de engajamento de colaboradores.
Como incentivar a imprensa a criar links para sua empresa
Assim como não existe almoço grátis, não existe link building grátis… Sobretudo quando se trata de links concedidos por grandes veículos de imprensa.
Você sabe que seu link building não vai acontecer só porque você pediu a alguém, principalmente quando o intuito é favorecer suas ações de marketing digital.
Por isso, é preciso criar conteúdo que dê à imprensa o incentivo suficiente para fazer links com a sua empresa: isso pode acontecer através de campanhas criativas, que gerem interesse na audiência dos veículos que almeja, ou divulgação de relatórios e pesquisas que importem para o seu mercado.
Conteúdo de qualidade atrai veículos de grande autoridade
Foque em conteúdo de qualidade para sua estratégia de link building na imprensa – porque, no que diz respeito a SEO, o Google valoriza muito mais a qualidade dos links do que a quantidade.
Portanto, conseguir poucos links de domínios de alta autoridade é muito melhor do conseguir vários links de domínios de autoridade questionável.
Diante disso, a estratégia mais inteligente é produzir conteúdo de qualidade e otimizado para o Google por meio de porta-vozes expressivos e especializados no assunto. Divulgar conteúdos assinados pelos executivos da empresa e otimizados em SEO também é um dever da sua assessoria de imprensa digital.
Tenha uma equipe de PR sempre atenta a novidades que possam emplacar no mercado e que gerem interesse – otimizando, também, cada um de seus conteúdos para os mecanismos de busca.
Como saber que você está fazendo o link building da forma certa
Quando pensar em uma estratégia de assessoria de imprensa voltada a link building, lembre-se sempre de que qualidade é muito mais importante que quantidade.
Portanto, para somar esforços e garantir que você esteja conseguindo os links certos, não precisa apenas migrar seu PR para o marketing digital. Você pode fazer o outro caminho: trazer os seus especialistas em estratégias digitais para o PR.
Assim, você terá êxito em estratégias que serão cruciais para ganho de autoridade na mídia, ou seja, criação de conteúdo otimizado em SEO para portais de notícias e veículos de nicho.
Conseguir um número menor de links de sites específicos do seu nicho e portais de notícias confiáveis, como já dissemos, é muito melhor do que ganhar links de blogs irrelevantes.
Ao levar a análise de SEO para sua assessoria de imprensa digital, preste muita atenção nos seguintes pontos:
Autoridade de domínio
Saiba se o link vem de um domínio confiável, porque isso contribui para ranqueamento no Google. É importante rejeitar links de veículos questionáveis, pois, além do posicionamento no Google, o trabalho de PR busca garantir a boa reputação da empresa.
Relevância do site
Isso não impacta tanto no SEO, mas melhora a quantidade e a qualidade de tráfego para a sua página, porque traz um público mais qualificado para a conversão.
Posição do link
Garanta que o link vai aparecer no começo da página do site e não no final, porque o Google interpreta isso como uma boa informação.
Anchor text
Ele é o texto onde o link vai estar posicionado; por isso, esse conteúdo deve ter relação com o site para onde o leitor será direcionado. Os Googlebots leem essas informações e também consideram o que é ou não relevante para ranquear melhor o seu site nos mecanismos de busca.
Verificar constantemente esses fatores nos links que você consegue na imprensa vai garantir resultados incríveis para suas estratégias de PR e marketing digital.
Como medir o desempenho da sua assessoria de imprensa digital
Ter uma assessoria de imprensa digital significa que você vai agregar as estratégias e técnicas em SEO ao seu trabalho de relacionamento com a mídia.
Esse movimento dará um boost na sua visibilidade e no seu crescimento online, e é por isso que você deve acompanhar essa evolução com ferramentas de análise, como o Google Analytics.
Com o Google Analytics, você pode fazer análises muito precisas da performance do seu site e até determinar exatamente o impacto do trabalho da sua assessoria de imprensa digital, por exemplo.
Para isso, você deve contar com profissionais capacitados para explorar o melhor da ferramenta, que saibam como estabelecer métricas de sucesso e conheçam as informações necessárias e corretas para esse tipo de análise
Assim, você terá acesso diário a relatórios claros e dinâmicos sobre o alcance de suas ações. Com a precisão desse monitoramento, é possível, inclusive, otimizar os custos com métricas de vaidade em PR (número de clippings e links obtidos) para focar em resultado e full performance.
Você vai saber quanto retorno e ganho de autoridade obteve com o público, vindo de cada site dos quais ganhou links. Portanto, poderá avaliar quais sites realmente contribuem para os resultados que sua empresa quer atingir.
Empodere sua marca com todos os benefícios de uma assessoria de imprensa digital.
A Macfor comprova, no dia a dia de multinacionais, o poder da assessoria de imprensa digital para alavancar os resultados e a autoridade digital.
A elaboração de um bom planejamento de PR dará autoridade para que a assessoria de imprensa digital seja utilizada de maneira estratégica: todo conteúdo criado deve ter um propósito, um alvo a ser alcançado.
Quanto mais claros forem os objetivos de PR, maior será o entendimento da estratégia e melhores serão as escolhas dos canais abordados. Consequentemente, você terá êxito em seus resultados.
Como outras ferramentas de PR, a assessoria de imprensa digital requer o desenvolvimento de estratégias de médio e longo prazo. Por isso, se você pretende investir na união dessas técnicas poderosas de comunicação, atrele-os aos objetivos do planejamento estratégico global do seu negócio.
Você pode conversar com um de nossos consultores e saber mais sobre nosso projeto de assessoria de imprensa 4.0!
Conquiste o interesse genuíno dos grandes veículos de comunicação pela sua marca. Lembre-se: o trabalho de PR é um meio, não um fim. É uma estratégia de comunicação poderosa, com retornos incalculáveis.