Key visual: insights para melhorar suas estratégias de marketing de conteúdo
Sua marca está construindo uma nova estratégia de marketing de conteúdo?
Então, para conhecer o que gera mais engajamento, é fundamental conhecer ideias de design e identidade visual. Por isso, vamos ajudar você a entender um pouco mais sobre o key visual.
Evidentemente, o conteúdo textual é o maior responsável por passar a mensagem precisa, atrair tráfego orgânico e melhorar o ranqueamento nos mecanismos de busca. Mas, definitivamente, o conteúdo visual é o grande aliado para diferenciar uma marca das outras.
Para ter conteúdos coesos e visualmente marcantes, o key visual – como o próprio nome já diz – é a chave: afinal, ele mantém a ordem e o padrão de identidade entre todas as peças de uma comunicação.
Saiba mais sobre o uso de key visuals em publicidade online e offline, e o que levar em conta na hora de criar o seu para suas campanhas de marketing digital.
O que você verá aqui:
- Key visual (KV): o que é e por que é tão importante
- O que incluir na criação de um key visual
- Aplicabilidade do key visual online e offline
- Objetivo do key visual nas campanhas de marketing online e offline
Key visual: o que é e por que é tão importante
Key visual (ou KV) é o nome fancy para a peça piloto das campanhas publicitárias e do marketing de conteúdo no geral.
Consiste em uma arte-base que ajuda a identificar quais ideias, elementos, fontes e paleta de cores serão usados em todas as peças visuais futuras. Além disso, ele deve expressar de forma clara e eficaz o tom da comunicação e as emoções que queremos causar no público-alvo.
A atuação do key visual pode ser descrita da seguinte forma: quando uma estratégia de comunicação é criada, é necessário pensar em toda a vibe que essa estratégia, campanha ou ação pretende passar ao público.
A partir da sua criação, os KVs determinam as informações visuais que todas as peças de divulgação de uma marca ou campanha devem apresentar.
Veja 5 tendências de web design para EVITAR no seu site.
KVs são parte importante do planejamento de marketing de conteúdo
Key visuals são parte essencial do planejamento de marketing de conteúdo, visto que, segundo dados da consultoria Gartner, 90% das informações que nosso cérebro absorve são visuais.
No entanto, é comum que eles sejam deixados de lado na fase inicial do planejamento – isso porque, geralmente, o foco é colocado no conteúdo textual e nas partes mais objetivas das campanhas.
Hoje, com a grande quantidade de dados disponíveis e todas as possibilidades de análise que eles nos abrem, é perfeitamente possível criar identidades visuais totalmente estratégicas: o próprio UX Design é uma prova disso.
É importante que a criação dos KVs esteja bem integrada à estratégia de marketing de conteúdo desde o início, para que eles traduzam visualmente os principais elementos de identidade de marca:
- Propósito.
- Valores.
- Ambições.
- Características.
- Proposta de valor.
O que incluir na criação de um key visual
Algumas vezes – como quando o KV é criado para uma campanha temporária –, ele inclui elementos como os claims (ou frases de impacto) da campanha, os lugares específicos indicados para a mensagem textual, os tipos de fotos e imagens devem ser usados, os ícones que devem ser associados à mensagem e tudo que deve ser replicado nos demais materiais de comunicação.
Determinar todos esses elementos na peça piloto é fundamental para manter a coesão visual e textual das campanhas – e da marca de modo geral –, consolidando a coerência da mensagem a ser transmitida.
Portanto, uma grande dedicação ao key visual garante que, ao longo da estratégia de conteúdo, as peças não desviem da identidade visual da marca ou da campanha.
Aplicabilidade do key visual online e offline
Na publicidade offline, os KVs são muito importantes porque, além da identidade, é preciso se preocupar com o orçamento de cada material a ser produzido ou impresso: não existe lugar para erros e refações de uma peça.
No mundo digital, por outro lado, essa dinâmica é muito mais fluida, não havendo limite para peças ou para o custo de produção dos conteúdos que vão para o ar.
Os próprios testes A/B são uma prova da fluidez do digital: se forem realizados no offline, gerarão muito mais despesas.
Na cultura tester que se aplica às campanhas de mídia em geral, vemos que as possibilidades são muito mais abertas: o key visual mantém seus elementos, mas eles podem ir se recompondo ao longo do tempo, de acordo com a forma com que o público interage com elas.
Principalmente nas redes sociais, os conteúdos que têm mais engajamento acabam por ser mais replicados e retrabalhados com novos elementos – ou seja, é a busca pelo equilíbrio perfeito entre os objetivos mercadológicos da empresa e as necessidades e o relacionamento com as pessoas.
Por isso, o KV acaba tornando-se um moodboard digital – um “painel de inspiração” mais robusto – que traduz a essência da campanha ou marca por meio de imagens, vídeos, sons, vetores, ilustrações e recursos similares.
No digital, o KV não é fixo e definitivo: tudo é aberto a testes e ajustes de percurso, o que permite obter resultados cada vez mais assertivos.
Objetivo do key visual nas campanhas de marketing online e offline
Seja o KV fixo ou fluido, a sua missão em uma marca ou em uma campanha específica é transmitir uma identidade marcante.
O maior propósito é causar aquela sensação de “Já vi isso antes” – a associação a algum valor ou propósito, estabelecendo um diálogo pessoal com o público-alvo.
Quer mais insights para impulsionar sua criatividade em estratégias de marca? Conheça a consultoria de marketing de conteúdo da Macfor.