Feiras agrícolas: o que sua empresa pode aprender com os eventos agro realizados online?
Todo ano traz desafios para o agronegócio, mas poucos causaram tantas disrupções no setor como os últimos dois anos. Isso provou que o agronegócio, assim como os demais setores, precisa estar em constante inovação.
O agro é uma atividade mais tradicional, que acompanha toda a evolução da humanidade; mas é justamente por isso que também precisa olhar para o futuro – e, agora, esse olhar deve focar na transformação digital.
Apesar do novo momento do mercado ter gerado adversidades em escala global, 2020 foi o melhor ano do agro, se comparado aos últimos. O disparo do dólar e o preço das commodities ajudaram o produtor a colher a safra mais rentável da história.
Nesse novo momento, as populosas feiras agrícolas passaram a ser digitais, e as empresas que puderam e souberam aproveitar esse novo recurso se destacaram muito no mercado e geraram muitos negócios.
O aumento de qualidade e de oportunidades que as feiras agrícolas virtuais oferecem para o relacionamento entre as empresas e os produtores a curto, médio e longo prazo é muito maior e inquestionável.
O sucesso obtido com os eventos agro online em 2020 estão sendo reprojetados nas feiras agrícolas 2021 realizadas online. Veja, a seguir, insights que podem ser extraídos das ações realizadas com êxito neste ano.
Saiba por que investir em feiras agrícolas online, mesmo com a volta dos eventos presenciais.
Os eventos online permitiram o que nunca foi possível nos eventos presenciais: mapear 100% do comportamento dos participantes ao longo de cada atração.
Isso viabilizou a identificação das preferências da audiência em relação ao conteúdo, e o nível de engajamento com cada ação.
Evidentemente, esse aspecto também pode ser percebido nos eventos presenciais, mas é exatamente essa a diferença: enquanto os eventos offline oferecem percepções, os eventos online geram dados, métricas e gráficos que podem ser usados em iniciativas digitais – ou seja, muito além dos eventos.
As feiras agrícolas online oferecem 100% de aproveitamento em relação a:
- captação de leads de todos os participantes dos eventos;
- mensuração de engajamento em cada atração promovida;
- iniciativas de testes A/B para reter atenção da audiência;
- garantia de que o participante vai interagir com a marca e consumir seu conteúdo.
Perceba que é possível gerar dados de 100% das interações dos participantes em eventos online, e que esses dados são úteis não somente para o que se relaciona ao evento em si, mas para todo o relacionamento que será construído com os leads gerados e qualificados nessas ocasiões.
Ao realizar um evento online, uma empresa consegue coletar absolutamente todos os dados de e-mails e números telefônicos de cada participante. Isso é fantástico!
Caso real de sucesso em feiras agrícolas online: Syngenta
A Syngenta, multinacional globalmente reconhecida no setor de defensivos químicos e sementes, até o começo do ano passado participava de uma feira de comércio presencial para a qual encarregava colaboradores da coleta de leads entre os presentes.
A partir do momento em que a Syngenta decidiu promover o próprio evento online com captação por landing page, foi possível captar muito mais leads por dia em comparação à antiga captação offline.
Assim, para obter o mesmo volume de leads no evento presencial, seria necessário vários colaboradores a mais para a coleta – e, consequentemente, um investimento muito maior.
Além da alta na captação de leads, a análise do comportamento dos participantes na ocasião foi primordial para a nutrição dos leads e para realização de negócios, muito além do evento.
Feiras agrícolas online: aumento no ganho de receita o ano todo
Grandes eventos tradicionais do agronegócio ocorreram de forma totalmente online em 2021. Para citar um exemplo, temos a Expocafé (que já acontece há 23 anos em Minas Gerais), que até inovou no lema: Você, conectado ao café.
Em 2020, essa exposição online garantiu aos realizadores mais de 12 mil acessos (leads) de países como Brasil, EUA, Canadá, Índia e continentes como Europa e África em apenas três dias.
A Coopercitrus Expo Digital é outro evento agro do Brasil: com um investimento de R$2 milhões, mobilizou negócios de até R$ 1 bilhão em 2020, sendo realizada completamente no digital.
A grande proposta desse evento foi possibilitar que os visitantes – produtores de soja, café, milho, arroz, feijão, entre outros – pudessem circular virtualmente pela área de exposição e realizar negócios e networking da mesma forma com que acontecia na feira presencial.
Tudo isso foi facilitado por botões para que o público avançasse e escolhesse entre os estandes, acompanhando mais de 100 palestras.
Essas ocasiões concretizaram possibilidades garantidas somente pelo digital:
- adesão de público diversificado, sem desvantagens de deslocamento e com conexão em tempo real;
- alta captação de leads para criação de estratégias de marketing digital e de relacionamento;
- análise detalhada do comportamento dos participantes;
- insights para melhorar os próximos eventos e otimizar estratégias futuras de marketing.
Até os eventos cancelados geraram oportunidades para quem soube aproveitar as alternativas digitais.
A Agrishow, uma das maiores exposições agropecuárias do Brasil, encerrou a edição de 2019 com R$3 bilhões movimentados e optou pelo cancelamento em 2020.
Para não sofrer com o hiato dessa grande movimentação, muitos empresários, como os realizadores dos eventos citados anteriormente e outros ligados a instituições como a Emater, decidiram realizar eventos online.
Embora não tivessem a mesma magnitude das feiras tradicionais, essas ações mobilizaram também os produtores menores, que passaram a ter acesso a essas atrações – além de terem a oportunidade de conferir o conteúdo das palestras durante todo o ano.
Portanto, as feiras agrícolas online mobilizam mais pessoas, democratizam o acesso aos eventos e viabilizam mais e melhores estratégias de marketing para o agronegócio.
A melhor forma da sua empresa ficar sempre atenta à inovação
Para garantir que sua empresa não perderá oportunidades e que vai explorar o melhor de cada tendência, é essencial contar com um parceiro estratégico, especialista em todas as frentes de atuação do marketing digital.
Enquanto sua empresa foca na sua solução, esse parceiro reorienta suas estratégias de marketing digital com elementos e ações que se adequam aos novos produtores, às novas formas de comprar e aos novos comportamentos e formas de operar.
Assim, você assegura que sua marca terá sempre à mão o guia de novidades e ferramentas para colocar em prática planos de comunicação e marketing: afinal, eles precisam estar constantemente adaptados às mudanças rápidas que o mercado sofre.
Como a sua empresa pode gerar resultados e inovação no agronegócio ao participar e promover feiras agrícolas online?
Sua empresa pode optar por contar com uma equipe de especialistas para promover eventos online – nos quais, inclusive, o público terá experiências mais ricas que nas feiras presenciais.
Por outro lado, você também pode planejar participações estratégicas em grandes feiras online, estabelecendo contato com seu público e fortalecendo sua comunidade de clientes/prospects.
Para saber qual é o melhor caminho, procure uma consultoria full digital para o desenvolver uma plataforma de eventos, ou para dar um boost nos seus canais de comunicação e fazer contato com seu público nos eventos que já acontecem.
O que não é uma opção é ficar de fora das feiras agrícolas online e de toda a movimentação em negócios que elas geram.
Para iniciar uma estratégia de marketing digital do zero e fazer seu caminho aos eventos de agronegócio online, confira este material exclusivo.
Aprenda com práticas das maiores empresas do agro e gere resultados em curto prazo no marketing digital.