Como vender mais no mês da Black Friday
A Black Friday já está interiorizada na cultura do consumo. Por isso (e para aproveitar a data ao máximo), as empresas têm o dever de se preparar adequadamente para este grande evento!
A preparação para a Black Friday é fundamental – provavelmente, o trabalho mais importante em relação a este evento: afinal, tudo que acontece depois (e inclusive os seus resultados) são consequência das ações prévias.
Estamos a apenas um mês da Black Friday, e se você, empreendedor ou profissional de marketing e vendas, sente que deveria ter se preparado melhor, fique tranquilo: aqui estão 4 estratégias que você ainda pode aplicar – e gerar bons resultados a tempo!
Se, por outro lado, a sua empresa (de qualquer porte ou segmento) já planejou promoções e descontos especiais para a Black Friday, também é altamente recomendado que você acesse o material a seguir.
Qual é a maior procura na Black Friday?
Este evento é tão grande e tão esperado todos os anos porque, assim como outros acontecimentos anuais (como festivais de música, estreias de cinema, lançamentos de produtos famosos etc.), ele oferece vantagens únicas aos consumidores.
Portanto, para as empresas, a grande busca por compras na Black Friday é uma oportunidade que, em tese, não se repete em outros períodos do ano.
Segundo o portal Business Insider, essa procura acontece pelos seguintes pontos (que devem guiar qualquer empresa que se prepara para a Black Friday):
- A escolha por produtos que correspondam aos altos padrões que os consumidores desejam obter o ano todo, mas que deixam para comprar especialmente nesse período.
- A fácil comparação de preços – tendo em vista os top varejistas do mercado, como a Amazon: isso indica que os preços devem ser muito competitivos.
- As promoções somente chamarão a atenção do consumidor se oferecerem descontos acima de 20%.
Desses, dois elementos são o must da Black Friday: preços competitivos e destacar-se da concorrência.
E para saber como obter ainda mais destaque (mesmo faltando apenas um mês para a Black Friday), siga a leitura!
Estratégias para aplicar no mês da Black Friday
- Conheça as palavras-chave mais caras na Black Friday
O consumidor já está consciente que muitas lojas estão fazendo promoções e, naturalmente, ocorre um aumento de pesquisas online relacionadas a ofertas.
Por isso, há uma série de palavras-chave que acabam muito valorizadas no Google Ads, já que um maior número de empresas está investindo nelas com a intenção de aparecer nas primeiras posições dos resultados de busca do Google.
Segundo o site iCrossing, as palavras-chave mais caras nesta época do ano são:
- Black friday melhores lojas
- Black friday promoções
- Black friday melhores promoções
Como sua empresa pode usar termos tão genéricos sem gastar fortunas em mídia paga?
Você pode juntar o termo específico do seu nicho a estas palavras-chaves. Por exemplo: “Black friday melhores promoções cursos online”.
A título de curiosidade, as categorias mais favorecidas pelas intenções de compra dos usuários, segundo dados do Google for Retail, são as seguintes:
- Saiba quais são as métricas mais importantes da Black Friday
As métricas a seguir devem ser acompanhadas em suas campanhas ao longo do ano todo; porém, na Black Friday, o monitoramento deve ser ainda mais rigoroso em prol de um maior poder de ação.
São elas:
Índices de leads, vendas e ROAS (Return on Advertising Spend, ou “retorno sobre investimento em publicidade”), em comparação com os mesmos períodos do ano passado. Recomenda-se a visualização dos dados no Google Analytics, ou integrados do seu CRM.
Custo por clique. É esperado que ele aumente muito a partir da sexta-feira do evento. Caso suas campanhas sejam baseadas no custo por clique, verifique a necessidade de fazer acréscimos no lance das palavras-chave ou de grupos de anúncios.
Volume de impressões. Acompanhe o volume de impressões das suas campanhas durante o dia da Black Friday e compare com o valor médio dos dias anteriores. Caso os resultados estejam menores que o normal, considere aumentar o orçamento diário.
Orçamento da campanha de Google Ads. Ele é fundamental para não perder oportunidades. Monitore frequentemente o valor gasto por cada campanha, em cada horário do dia, ou seja, não espere que a plataforma envie o aviso “Campanha limitada por orçamento”: saiba sempre de antemão o que já foi gasto e o que resta.
3. Lembre-se que Black Friday é omnichannel e omnipresent
Sua estratégia para a Black Friday deve falar do evento em todos os canais e dirigir-se a todos os lugares do Brasil. Não é boa estratégia focar apenas nas regiões onde estão clientes com perfis de quem mais compra seus produtos ou serviços.
Aproveite para expandir sua comunicação e seu brand awareness, aprimorando o relacionamento da sua empresa com clientes de todas as regiões do país.
Ainda que você não tenha se preparado previamente com infraestrutura tecnológica para atender clientes de regiões mais distantes – seja com redes de comunicação ou até estoque e logística –, é importante aproveitar a Black Friday para fazer isso.
Busque alcançar esses clientes com suas campanhas: afinal, mesmo sem infraestrutura, você pode gerar leads para nutrir mais tarde e trabalhar com o remarketing depois da Black Friday!
Assim, você terá a oportunidade de expandir o seu mercado e conhecer as demandas de um cenário mais diverso de clientes.
Suas estratégias omnichannel contribuem positivamente para isso, porque seus esforços locais fazem seus clientes em lojas físicas avaliarem bem a sua loja – ou seja, uma experiência que você ofereceu no varejo físico pode gerar uma boa avaliação online, e ela se propagará por todos os públicos da sua marca (a grande vantagem do digital!).
4. Crie um playbook da sua Black Friday
Essa estratégia deve ser aplicada após todas as anteriores – e depois do evento, obviamente.
Mesmo que você não tenha se dedicado à preparação e ao planejamento tanto quanto deveria, ou até não tenha aplicado as estratégias apresentadas aqui: tenha certeza de que ganhou know-how e que precisa guardar tudo isso em um playbook.
Um playbook é a descrição de planos, estratégias e tarefas em etapas que visam atingir determinados objetivos de empresas. Ele é muito útil para mostrar a previsibilidade e repetitividade dos processos. Sendo a Black Friday um evento anual, o playbook é um aliado essencial, de ano em ano.
Faça o seu playbook, registrando devidamente tudo que fez e que não fez em cada etapa, marcando também tudo aquilo que gerou bons resultados. Seu playbook da Black Friday será um grande orientador para seus times de marketing e vendas, contendo informações valiosas para a organização de processos futuros.
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