Google Ads e Google Adsense: como funcionam e qual deles sua empresa deve usar?
Quando uma marca quer aumentar o tráfego orgânico ao seu site, ou a sua brand awareness, é fundamental que ela faça anúncios online – e é nesse contexto que entram em jogo o Google Ads e o Google Adsense.
De acordo com o Wall Street Journal, o Google é responsável por mais de 29% de todos os anúncios digitais do mundo, e essa parcela cresceu mais de 19% só no último ano. Esses especialistas chamaram o Google de “a verdadeira máquina de fazer dinheiro”…
E a sua empresa: como pode aproveitar as oportunidades dessa “máquina”, anunciando no Google?
Evidentemente, antes de mais nada, é preciso saber como os programas de anúncios funcionam – tanto o Google Ads como o Google Adsense.
Para quem quer anunciar no digital, é essencial ter algum domínio do Google Ads. Conhecer as funcionalidades do Google Adsense também ajuda a entender melhor os mecanismos. É tudo isso que você vai conhecer melhor agora. Continue a leitura!
O que é o Google Ads?
Google Ads (anteriormente conhecido como Google Adwords) é uma plataforma que permite que anunciantes paguem para exibir anúncios na busca do Google, em blogs e portais, no YouTube e no Gmail.
É possível pagar para ter seus anúncios exibidos no topo da página de resultados de busca do Google (Search Engine Results Pages – SERPs) ou no Google Display – a rede de sites e apps que disponibilizam lugares (em troca de investimento) para que o Google coloque anúncios.
Google Search
Os anúncios que aparecem na página de resultados de pesquisa do Google são uma ótima opção para quem já conhece a demanda específica pelo seu produto ou serviço, e sabe que o seu público usa os mecanismos de busca para procurar por eles.
(Imagem da primeira página do google com os resultados de anúncio no topo – use humor para destacar esses resultados de topo)
Google Display
A rede de anúncios do Google Display, conhecida por exibir banners digitais em variados sites e aplicativos, é mais visual.
Por isso, ela é ideal para atrair atenção de usuários que a sua marca “tem em comum” com sites, blogs e apps específicos – ou seja, onde a sua audiência (brand persona) passa tempo quando está online.
O que é Google Adsense
O Google Adsense foi lançado em 2003, três anos depois do lançamento do Google Ads. É o programa que permite que os proprietários e editores de sites, blogs e apps ofereçam espaços de suas plataformas para os anunciantes, em troca de uma “comissão”.
Assim, os proprietários usam o Adsense para colocar seus espaços disponíveis para exibição de anúncios online no radar dos anunciantes que usam o Google Ads. Dessa forma é que se estabelece a network – ou inventário – do Google Display.
O Google Adsense é ideal para quem cria conteúdo na internet, já tem um tráfego conquistado e quer a oportunidade de monetizar essa movimentação.
Google Ads e Google Adsense
Google Ads é totalmente voltado para os advertisers: anunciantes, empreendedores e donos de marcas, que o usam para atrair tráfego para o site das suas empresas.
Já o Google Adsense tem foco nos publishers: proprietários de sites, blogs, apps, criadores de conteúdo web etc., que visam monetizar o tráfego que já possuem em suas plataformas.
Destacamos as principais diferenças entre os dois programas: assim você realmente entenderá como os mecanismos de anúncios digitais do Google funcionam.
Plataforma | Propósito | Estratégia | Custo |
Google Ads | Search: gerar tráfego para o próprio website por meio do mecanismo de busca do Google. Display: gerar tráfego para o próprio website por meio da rede Display do Google, formada pelos criadores de conteúdo parceiros, aplicativos móveis e vídeos. | Search: Gerar awareness e, principalmente, conversões. Explorar a demanda existente pelos seus produtos e serviços, por meio de anúncios melhor posicionados na página de resultados do Google em resposta às principais buscas. Aumentar a probabilidade de a busca do usuário estar relacionada à compra do seu produto. Display: Aumentar a brand awareness para um público mais frio, por meio de anúncios visuais exibidos em sites e apps em que a sua audiência passa tempo online: é um agente muito eficiente para as ações de remarketing. | Search: é paga uma taxa toda vez que um usuário clica no seu anúncio. Esse custo por clique (CPC) pode variar, baseado em quanto você investiu nas palavras-chave: há termos que custam R$ 0,10 e outros que chegam a custar R$ 180, por exemplo. A sua posição no ranking dos anúncios e o seu índice de qualidade influenciam; por isso, as palavras-chave mais concorridas tem um CPC mais alto. Display: é possível escolher o preço ideal para os seus objetivos. O CPM, ou “custo por mil impressões”, é ideal para gerar brand awareness. Já o CPA, ou “custo por aquisição”, é o mais indicado para gerar conversões. |
Google Adsense | Gerar tráfego para outros sites por meio da parceria com a rede de Display do Google. | Seu site já tem tráfego e agora você quer monetizá-lo; portanto, você aluga espaços do seu site para anunciantes que consideram a sua audiência interessante. | A inscrição no Adsense é grátis e o publisher recebe comissão pelos cliques, impressões e outras interações que os anúncios no seu site recebem de usuários. Por isso, a sua audiência, o posicionamento e a qualidade do anúncio são fatores que influenciam quanto retorno um publisher pode obter pelo Adsense. |
Como já deve ter ficado claro através da tabela, o serviço do Google ideal para quem tem interesse em atrair tráfego para o site da sua empresa e gerar brand awareness é o Google Ads.
É por isso que vamos falar mais sobre o que você ainda precisa saber sobre ele.
Mecanismos do Google Ads
- Como funciona o Google Search
É claro que existe uma demanda gigantesca pelo topo da primeira página de resultados de busca do Google…
Então, o Google faz um leilão sempre que há dois ou mais anunciantes investindo nas mesmas palavras-chave.
Diante disso, os anunciantes podem usar o Google Ads para categorizar suas palavras-chave com a copy dos anúncios e páginas web correspondentes em grupos, escolhendo em quais desses grupos desejam dar os seus lances.
A partir daí, o Google seleciona a palavra-chave dos grupos que considera mais relevantes para a busca dos usuários, dando seguimento ao leilão.
Mas ele não funciona como um leilão convencional: quem vence o leilão do Google não é quem dá o lance mais alto, mas quem tem o Ad Rank mais alto.
O Ad Rank é calculado da seguinte forma: multiplica-se o lance máximo de custo por clique pelo índice de qualidade do anúncio. Esse índice (ou IQ), por sua vez, é calculado medindo a relevância da página web do anunciante para a palavra-chave escolhida, a experiência do usuário e o Click-Through Rate – que é a proporção entre as pessoas que apenas viram o anúncio e aquelas que viram e também clicaram nele.
Isso não significa que os anunciantes possam adquirir o topo das páginas de resultados de pesquisa simplesmente porque pagaram mais por isso: o seu conteúdo precisa engajar e ser relevante ao usuário que o busca.
Assim, o Google Ads busca incentivar os melhores anunciantes a exibir seus melhores conteúdos nos seus mecanismos de busca; então, eles recompensam anúncios que têm alta qualidade, com melhor ranqueamento e custo por clique mais baixo.
Da mesma forma, o Google Ads quer desestimular os anunciantes que exibem conteúdo ruim. Por isso, anunciantes com baixo índice de qualidade somente conseguem boas posições na página de resultados de pesquisa se pagarem um preço altíssimo pelo custo por clique.
- Como funciona o Google Display
Para os anúncios de display, os anunciantes fazem lances pelos espaços disponíveis em sites, blogs e apps. Esses lances, na verdade, são em dados em palavras-chave, canais, e tópicos específicos.
Se o site/blog/app tiver um conteúdo com termos iguais, ou parecidos, o Google Ads vai comprar aquele espaço para o anunciante com o lance mais alto.
O retorno, a partir dessa ação, depende do posicionamento do anúncio na plataforma e da qualidade do conteúdo.
O Google Ads (tanto o Search quanto o Display) é uma forma muito efetiva de gerar receita com anúncios online, gerando tráfego para o seu site e brand awareness para sua marca, e a principal vantagem é que você pode tanto atrair um público com demandas específicas como aumentar awareness em público mais frio.