Brand persona e buyer persona: entenda as diferenças e crie as suas!
Os avanços na tecnologia de marketing, com ferramentas como o Analytics, têm permitido a definição de um público-alvo cada vez mais específico.
Com o acesso cada vez maior a dados demográficos, corporativos e comportamentais de uma determinada audiência (além dos dados sobre como ela interage com nosso site, redes sociais, produtos e anúncios), as definições de brand persona e buyer persona podem (e devem) ficar cada vez mais apuradas.
Agora, você vai aprender a defini-las da forma correta.
Saiba mais sobre brand persona.
Algo que acontece com frequência é que as pessoas confundem os conceitos, pensam que ambos se referem à mesma coisa, ou que são cópias um do outro. O pensamento de que brand persona deve ser igual a buyer persona é comum – e não é bem assim.
Embora o conceito de buyer persona esteja cada vez mais claro (tanto no B2B quanto no B2C), muitas vezes os gestores não compreendem que uma brand persona pode atender ou se relacionar com várias buyer personas, por exemplo. Isso é possível sem que a personalidade da marca fique dividida ou indefinida.
A forma como a brand persona e a buyer persona se distinguem e interagem entre si precisa ser abordada com cuidado, e você verá os pontos mais importantes para essa discussão agora.
Brand persona: o que é e como criar a sua
Alguns especialistas falam de brand persona como “a pessoa que a sua marca seria, em uma versão ser humano”.
De fato, o conceito de brand persona fica mais claro quando você imagina que a sua marca é uma pessoa: como ela se comporta em certas situações, quais são suas qualidades, defeitos, seus desafios, quem ela admira, o que ela aspira ser, o que ela faz para alcançar suas conquistas, quais seus interesses, paixões e personalidade.
Contudo, é mais assertivo entender esse conceito como uma personalidade que se forma através do conjunto de atributos pessoais que a sua marca pode ter – como, por exemplo, ser bem humorada, formal ou informal. Isso é uma parte fundamental do seu branding, assim como seus valores, missão e visão.
Brand persona é algo muito maior do que um personagem fictício: ela é uma personalidade que abrange todos os traços importantes da sua marca.
Fonte: Amper.ag
O que precisa ficar bem claro é que a sua marca precisa ser uma fonte de energia, inspiração e identificação em todos os seus produtos e serviços, se você deseja ser relevante no mercado. Ela deve reforçar seu propósito e mostrar às pessoas por que a solução que sua empresa oferece é a ideal.
Para isso, a brand persona cria-se como um constructo forte e abrangente de personificação dos seus valores, propósitos e diferenciais como empresa, visando se comunicar com os vários tipos de pessoas que fazem parte do seu público alvo, ou seja, as buyer personas, das quais falaremos mais a seguir.
Especialmente hoje em dia, as marcas estão cada vez mais próximas dos seus consumidores; por isso, elas precisam ser cada vez mais humanizadas – em todos os sentidos.
Portanto, a brand persona é o elemento humano pelo qual sua marca deve transcender os benefícios oferecidos pelos seus produtos e serviços para se conectar com a audiência em níveis profundos, estabelecendo vínculos emocionais que fazem a diferença na decisão de compra.
Buyer persona: o que é e como criar a sua
Fonte: Freepik
A buyer persona pode ser compreendida como um personagem que representa um usuário específico da sua marca.
Pode ser representada por alguém que interage com seu conteúdo, alguém que compra algum de seus produtos, alguém que consome toda a sua linha e mora em determinada região, que é de uma faixa etária específica ou, ainda, que se diferencia pelo seu poder aquisitivo.
A buyer persona da sua marca pode ser mapeada por meio das seguintes informações:
- nome;
- carreira ou histórico profissional;
- idade, hobbies, estilo de vida (urbano, suburbano ou rural);
- metas pessoais e profissionais;
- desafios e problemas que precisam resolver;
- como a sua empresa pode ajudá-la a resolver problemas ou atingir metas;
- objeções mais comuns que apresenta durante um processo de venda;
- seu papel na tomada de decisão;
- onde se informa e interage com outras pessoas (mídias online e offline).
Quando você mapeia a sua buyer persona com atenção a todas essas informações, obtém um entendimento muito maior sobre as necessidades e os desejos do seu público segmentado: isso representa uma possibilidade maior de criar campanhas com as mensagens certas e nos canais certos, engajando e convertendo muito mais.
A vantagem de definir a buyer persona
Ao realizar o processo de identificação de todas as suas buyer personas, é possível compreender melhor todos os segmentos de compra dos seus produtos e serviços, bem como os benefícios e vantagens específicos que você pode oferecer a cada um.
Você tem a possibilidade de criar mensagens personalizadas para atingir as massas, pois falará com uma “única pessoa” (que é a personificação que você percebeu, por meio de análises e estratégias, das características comuns de boa parte do seu público-alvo).
Nesse sentido, é fundamental personificar ao máximo os pontos de contato: essa ideia consiste em deixar a relação mais próxima do human to human (H2H) do que do B2C e B2B.
Assim, o processo é: contemplar o segmento, observar as semelhanças existentes entre esse grupo de pessoas, nivelar as divergências mais expressivas e criar uma pessoa fictícia, com quem seja possível “conversar” diretamente.
Interações entre brand persona e buyer persona
Embora seja essencial se comunicar com a buyer persona, o ideal é primeiramente definir muito bem a identidade da empresa.
Hoje, as pessoas buscam autenticidade, posicionamento e personalidade nas marcas; então, busque esse “autoconhecimento” sobre a sua empresa, sobre como ela se comunica e com quem o faz.
O autoconhecimento dá insumos para criar a sua brand persona e, depois disso, você pode desenhar suas buyer personas sobre os valores e características que ela busca e que a sua marca possui.
Lembre-se de que a brand persona é uma personalidade que todas as suas buyer personas aspiram, admiram, confiam e com quem querem se relacionar – ou seja, é um conjunto de valores que esses usuários, consumidores e admiradores partilham, uma espécie de “aura” que os atrai.
Por meio desse exercício, você encontra os adjetivos que serão a base para descrever tanto a sua marca pela brand persona quanto os seus consumidores (as suas buyer personas).
Assim, você obtém adjetivos pessoais que descrevem a sua marca – os quais você pode usar para descrever, também, as suas buyer personas.
Portanto:
- Criar a brand persona é um exercício de autoconhecimento para a sua marca.
- Criar as suas buyer personas é um exercício de empatia, pesquisa, coleta de dados e insights.
Você tem realizado esses exercícios de forma correta para cada uma de suas personas?
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