Criação de conteúdo para SEO: como ter um blog de sucesso
A criação de conteúdo para SEO exige saber como escrever um blog post otimizado para os mecanismos de busca.
Já que os Googlebots ainda consideram a quantidade de palavras-chave e o texto como requisitos para ranquear os conteúdos na página de resultados do Google, é preciso investir na produção de conteúdo para web.
Saiba como aumentar visitas no site com marketing de conteúdo.
Neste artigo, você vai saber realmente como escrever um blog post que atenda a todos os requisitos de SEO (Search Engine Optimization), isto é, que tenha a estrutura ideal para que seu blog fique bem posicionado no Google.
Aproveite para acabar com as suas dúvidas e turbinar a sua produção de conteúdo para web com artigos relevantes. Assim, você pode indexar um maior número de palavras-chave do seu segmento.
Como gerar resultados a partir da criação de conteúdo?
A criação de conteúdo gera resultados muito importantes para as empresas, porque ela é a principal estratégia para gerar tráfego orgânico para o seu site.
Logo, os resultados gerados a partir disso são realmente relevantes, uma vez que os acessos orgânicos são o ativo mais valioso de uma marca no digital.
92% dos especialistas afirmam que blog posts devem ser o principal tipo de conteúdo produzido, porque quando um blog post é bem escrito, ele se torna um conteúdo de alta performance – que é aquele que dá resultado sem pesar no orçamento do marketing.
Então, para gerar resultados, sua criação de conteúdo deve ter foco em relevância e utilidade para o público. Somado a isso, abra o olho especialmente para os fatores de SEO, como palavras-chave, contagem de palavras, disposição dos títulos e subtítulos, estrutura e conteúdos visuais.
A seguir, você vai saber como é a estrutura dos blog posts que mais performam e como devem ser os conteúdos a serem indexados e exibidos nos resultados de pesquisa do Google.
Criação de conteúdo para mídias digitais: como escrever blog posts
Para ter um blog de sucesso e ser uma das principais fontes de conteúdo do seu nicho, é preciso rever a sua ideia de objetividade no copywriting: de pouco adianta apostar em um grande volume de temas e pautas, visando ter o maior número possível de keywords, mas não se aprofundar em cada um dos termos.
Conteúdos mais longos atraem mais pageviews
Os Googlebots, robôs rastreadores de informação do Google, entendem que os textos com mais de 900 palavras são capazes de satisfazer as perguntas dos usuários.
Por isso, os conteúdos que são exibidos entre os primeiros resultados de busca geralmente contam com mais de 900 palavras: frequentemente, são artigos que têm entre 1200 e 7000 palavras.
A estrutura de títulos e subtítulos melhora a performance dos blog posts
Há vários modos pelos quais você pode organizar o seu texto para aumentar a legibilidade. Então, qual é a estrutura mais presente nos conteúdos de alta performance?
Crie sempre seus títulos e subtítulos com palavras-chave: essa é uma das lições mais importantes de SEO.
Há formas muito eficientes, inclusive disponíveis no próprio Google, para definir os títulos certos para um blog post. As mais indicadas são responder uma pergunta e oferecer um guia, ou um passo a passo, para solucionar um problema.
Além do título em H1, o conteúdo deve ter ser organizado com subtítulos em H2, H3 e H4.
De acordo com o Search Engine Journal (um dos maiores portais de SEO), textos com estrutura de até três níveis de subtítulos oferecem uma legibilidade muito maior.
O texto fica dividido em partes nas quais o leitor pode facilmente encontrar as informações que procura. Isso melhora a experiência do seu público e também facilita o rastreamento de informações pelos Googlebots, que organizam e indexam o conteúdo também ao longo do texto.
Como é a criação de conteúdo de alta performance
Veja, a seguir, o formato ideal que a sua criação de conteúdo deve seguir para que seus artigos sejam otimizados em SEO e ranqueiem bem no Google.
Dessa forma, o seu conteúdo será indexado pelo Google e exibido em boas posições nos resultados de busca.
Como o Google indexa os seus conteúdos?
Depois que os Googlebots encontram uma página na web, eles processam seu conteúdo para detectar elementos como palavras-chave, estruturação (hierarquia H1+H2+H3), profundidade, relevância, entre outros.
A partir desse processamento, os Googlebots adicionam o conteúdo a um index gigante, já que contém todas as informações sobre centenas de bilhões de páginas.
Cada palavra vista nesses conteúdos é uma entrada para essas páginas. Quando os mecanismos de busca indexam uma página, eles a adicionam como resultado de pesquisa correspondente a todas as palavras que ela contém.
Para ficar mais claro: toda palavra presente em um conteúdo pode servir de caminho para que essa página seja encontrada pelas pesquisas no Google – uma vez que, nos resultados das buscas, o Google evidentemente vai mostrar as páginas que contenham as palavras presentes no termo da busca.
Então, depois de indexada, a sua página será apresentada pelo mecanismo de busca como resultado de pesquisa – mas talvez não na primeira página do Google, porque isso depende de todo o seu trabalho de otimização para os motores de busca: o querido SEO.
Por isso, a sua criação de conteúdo deve ser principalmente voltada ao SEO.
Criação de conteúdo com agência especializada em SEO
Para garantir que seus conteúdos sejam de alta performance e gerem o resultado esperado para seu site e sua brand awareness, você pode fazer como grandes empresas e investir na criação de conteúdo especializado e otimizado em SEO.
Uma agência especializada em SEO pode ser a solução para sua criação de conteúdo. Esse tipo de agência oferece equipes de redatores e jornalistas experts no seu nicho e público-alvo, além de especialistas em SEO para otimizar seu conteúdo e todos os elementos do seu site, como navegação, responsividade, entre outros.
Além disso, uma agência especializada em SEO pode aprimorar a sua criação de conteúdo porque conta com equipes de qualidade: elas revisam tudo que é produzido e garantem que a marca seja reconhecida pelo melhor conteúdo do seu segmento.
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