Mídia paga: principais canais e como investir estrategicamente
Se o seu objetivo é aumentar vendas por meio de estratégias de marketing digital, então, é necessário falar sobre mídia paga, ou mídias de performance.
Uma das melhores vantagens, nesse contexto, é que a mídia paga digital oferece muitas oportunidades de colocar a sua marca diante do seu público e aumentar cada vez mais o seu número de clientes. Mas justamente por esse leque ser bem variado, isso pode ser bem complicado para a tomada de decisão dos gestores de marketing.
Neste artigo, você terá uma visão geral sobre os tipos de mídia paga que mais geram performance, tanto B2B quanto B2C, os canais recomendados para cada mídia, as implicações de não investir solidamente nesse recurso e como escolher a estratégia ideal e segura para a sua marca.
O que você verá neste artigo:
- Mídia paga: o que é e o que está mudando
- Mídia paga: campanhas de Google Ads
- Mídia paga: campanhas de Social Ads
- Mídia paga: problemas por não investir corretamente
- Como criar um plano de mídia paga para a sua empresa
Mídia paga: o que é e o que está mudando
Mídia paga, em princípio, é um meio simples de gerar performance para o site da sua empresa/marca: escolher palavras-chave, criar copy, fazer criativos, definir os lances e seguir ajustando as campanhas conforme o necessário. No entanto, com a evolução das plataformas, anunciar online vem se tornando mais complexo.
Essa complexidade que a mídia paga vem apresentando ao longo dos anos é benéfica, porque é consequência do quanto as ferramentas estão se tornando cada vez mais inteligentes e sofisticadas.
A vantagem disso é que a mensuração dos resultados é cada vez mais precisa, assim como o rastreamento dos pontos fortes e fracos de cada campanha e é muito maior a visibilidade dos erros que tornam os anúncios mais caros.
Saiba mais sobre as atualizações e facilidades sobre cada tipo de mídia paga e canal.
Mídia paga: campanhas de Google Ads
Se 90% das experiências online começam com uma pesquisa no Google (dados Search Engine Journal), a plataforma de anúncios do motor de busca mais usado no mundo, sem dúvida, é um ponto de partida crucial para sua estratégia com mídias de performance.
Google Ads (anteriormente conhecido como Google Adwords) é uma plataforma que permite que anunciantes paguem para exibir anúncios na busca do Google, em blogs e portais, no YouTube e no Gmail.
É possível pagar para ter seus anúncios exibidos no topo da página de resultados de busca do Google (Search Engine Results Pages – SERPs) ou no Google Display – a rede de sites e apps que disponibilizam lugares (em troca de investimento) para que o Google coloque anúncios.
Veja aqui as diferenças entre Google Ads e Google Adsense.
A seguir, as principais opções de anúncios oferecidas pelo Google.
Mídia paga para o site da empresa
Para gerar um volume bem maior de tráfego para o site da sua empresa, especialmente tráfego bem segmentado, o Google Ads é a ferramenta que você precisa dominar tanto para aumentar o número de visitantes quanto para aumentar a taxa de conversão e a retenção de clientes.
A seguir, os canais que você pode utilizar.
Google Search
A pesquisa paga pelo Google Search é um dos canais de mídia paga mais populares. Os anúncios para pesquisa paga são exibidos na página de resultados do mecanismo de busca: no topo e à direita dos resultados orgânicos.
Exemplos de mídia paga no Google Search:
Como funciona a mídia paga no Google Search
Os anúncios são feitos à base de palavras-chave e exibidos de acordo com o lance que o anunciante determinou. Eles aparecem em links patrocinados em destaque na página de resultados de busca e o anunciante só paga cada vez que esses links recebem cliques, daí as campanhas PPC (Pay per Click).
Com ferramentas especializadas, as estratégias PPC podem ser otimizadas com palavras-chave que realmente geram performance. É possível comparar as suas palavras-chave com as de seus concorrentes para identificar as oportunidades que pode estar perdendo.
Google Shopping
A mídia paga no Google Shopping aparece junto aos resultados do Google Search. Os anúncios são exibidos numa espécie de vitrine que aparece de acordo com as pesquisas realizadas no mecanismo de busca.
Como funciona a mídia paga no Google Shopping
Os anúncios do Google Shopping levam o usuário diretamente para páginas de venda, e eles aparecem antes, inclusive, dos links patrocinados. Nesse modo “vitrine”, eles são exibidos com foto, título, preço e loja do produto.
Há a opção de acessar a página Shopping e ir para uma seção mais completa onde os resultados aparecerão com mais informações. Portanto, o dever de quem pretende anunciar pelo Google Shopping, além de investir na plataforma, é otimizar as suas páginas de produto de acordo com as pesquisas feitas pelo cliente.
Google Display
A mídia paga no Google Display permite exibir seus anúncios para o público em várias etapas do funil de vendas, com conteúdo bem visual. Esse tipo de anúncio é exibido em sites e apps visitados e usados pelo seu público alvo, além das plataformas do Google como Discover, Gmail, YouTube, entre outras.
Como funciona a mídia paga no Google Display
Os anúncios pagos no Google Display são úteis para prospectar e fazer remarketing.
O Google Display Network é a maior plataforma de exibição de anúncios porque oferece as seguintes opções de segmentação de público: por palavra-chave, por públicos-alvo personalizados com base em palavras-chave e URL’s visitadas, tópicos de sites visitados e canais mais usados.
Mídia paga: campanhas de Social Ads
Campanhas de mídia paga em social ads podem ser feitas em vários canais, uma vez que cada rede social tem a sua própria plataforma de gerenciamento de anúncios e oferece várias possibilidades de formato.
Facebook Ads, Instagram Ads, LinkedIn Ads, são algumas das plataformas de social ads mais usadas entre várias outras que estão disponíveis para segmentar o público, criar comunidades e aumentar seu número de clientes.
Como funciona a mídia paga em Social Ads
O grande trunfo da mídia paga em Social Ads é a segmentação de público. Porque em cada canal específico as opções são numerosas e as plataformas oferecem o recurso do pixel, que é uma ferramenta de analytics que possibilita processar os dados dos usuários para posteriores ações de remarketing.
Evidentemente, as plataformas, hoje, trabalham de acordo com a regulamentação da LGPD, por isso, também elas se tornam mais sofisticadas à medida que realizam um trabalho mais complexo.
De qualquer forma, as opções de segmentação são muito diversas. Em vista disso, além do remarketing, essas plataformas facilitam o alcance de público que ainda não tiveram contato com a sua marca, mas que provavelmente se tornaria cliente se visse o seu conteúdo.
Outra grande vantagem da mídia paga em social ads é o recurso do lookalike ou públicos semelhantes. Esse recurso permite aos anunciantes criar suas audiências e depois “comunicar” plataforma que ela pode capturar atrair públicos como esse para os seus anúncios posteriores.
Tudo isso, vem aliado a uma robusta segmentação demográfica que, nesse aspecto, inclusive supera os recursos do Google Search e Display. O LinkedIn, por exemplo, permite segmentar o público de acordo com o tamanho da empresa em que o usuário trabalha, setor, cargo, habilidades, grupos, entre outros.
Mídia paga: problemas por não investir corretamente
Os canais de mídia paga citados acima, são apenas os principais entre uma vasta lista de opções. Agora, vamos apresentar alguns dos principais problemas que as marcas encontram por não investir solidamente nos canais adequados para o seu segmento.
Falta de budget estratégico
A falta de um budget estratégico para mídia paga geralmente se percebe em empresas que têm dificuldade em gerar demanda pelo seu produto por meio da comunicação.
Isso nem sempre quer dizer que essas empresas não investem ou investem pouco em anúncios pagos. O que acontece é que elas despacham esse recurso sem estratégia, colocando dinheiro em canais que não fazem sentido.
A consequência disso é a constante ausência de ROI (Retorno sobre o investimento) e a perda de reconhecimento da marca para os concorrentes que investem estrategicamente em mídias de performance, que acabam aumentando tráfego, vendas e visibilidade da marca.
O que é recomendado por especialistas: definir metas claras para a mídia paga, revisar as campanhas em exibição, criar novas campanhas que devem ser analisadas e otimizadas constantemente, analisar o ROI e testar novas hipóteses, tanto canais quanto copy e criativos.
Ausência de foco em performance digital
Algumas empresas acreditam que para consolidar a sua presença online o tráfego orgânico é suficiente. A mídia orgânica é, de fato, fundamental, mas um posicionamento mais agressivo para aumentar conversões e vendas depende primordialmente da mídia paga, justamente pela suas possibilidades de segmentação e a atração de público qualificado.
A consequência dessa ausência de foco em performance digital é a permanência dos concorrentes em superioridade no número de leads, vendas, reconhecimento de marca e os constantes gastos em estratégias que não trazem retorno.
O que é recomendado por especialistas: criar um plano de mídia paga aliado a uma constante e rigorosa análise de resultados a fim de estabelecer prioridades para cada campanha e identificar as possibilidades de melhoria.
Como criar um plano de mídia paga para a sua empresa
Para criar um plano de mídia paga que encontre os melhores canais e plataformas para a sua marca e explore o melhor de cada um é preciso conhecer a fundo cada ferramenta.
Não se preocupe pensando que será necessário fazer especializações e cursos sobre cada plataforma. Isso levaria muito tempo e, provavelmente, exigiria dedicação exclusiva por um longo período, quando, na verdade, é preciso monitorar também a mídia orgânica, as redes sociais, e os seus demais canais de comunicação.
Felizmente, existem agências, como a Macfor, especializadas em mídia paga e/ou mídias de performance, que oferecem serviços de Adtech.
Adtech é uma especialidade em operações de análise, compra, gerenciamento, monitoramento e mensuração de mídia paga. No caso da Macfor, o serviço de Adtech é realizado por especialistas que conhecem cada particularidade de todas as ferramentas e canais e, por isso, são capazes de criar campanhas estrategicas que exploram o melhor de cada canal e aumentam constantemente o ROI de cada campanha.
O que a área de Adtech da Macfor pode fazer pelas suas campanhas de mídia paga?
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