Agência de SEO: 5 motivos pelos quais sua empresa precisa de uma
Com certeza, para começar bem 2022, sua marca terá que atualizar as estratégias de SEO (Search Engine Optimization).
Neste artigo, você encontrará 5 técnicas avançadas de SEO para fazer essas atualizações – e entenderá por que sua empresa vai precisar de uma agência de SEO para realizá-las.
O Google faz constantes updates para oferecer a melhor experiência de usuário para quem utiliza o Google Search: então, são várias atualizações (e, muitas vezes, difíceis de acompanhar).
Por isso, uma agência especializada em SEO é o que as marcas precisam para manterem-se visíveis nos resultados de buscas online.
Por que sua marca precisa de uma agência de SEO
Porque só uma agência especializada em SEO pode oferecer uma auditoria ou consultoria SEO para realizar no seu site as 5 técnicas avançadas que você verá a seguir.
Com a consultoria SEO oferecida por uma agência, sua marca vai performar bem melhor nos resultados de busca, mesmo com os vários updates do Google.
A seguir, explicamos os 5 motivos pelos quais sua empresa precisa de uma agência de SEO.
1. Para otimizar a velocidade do seu site
A velocidade de um site é um fator importante para o ranqueamento do Google. E você sabe como isso realmente afeta a otimização para os mecanismos de busca?
Na verdade, a velocidade em si não influencia tanto no ranqueamento quanto no nível de otimização.
Aliás, existe um instrumento online, onde é possível verificar tanto a velocidade das páginas quanto a otimização do seu site – e você pode acessá-lo aqui.
Essa ferramenta avalia os sites de acordo com:
- a qualidade da otimização do seu site para SEO;
- o tempo de carregamento do site para os usuários, de acordo com métricas do Chrome.
Esteja certo de que o Google está constantemente testando e verificando muitos fatores, e é provável que em breve haja mudanças na verificação desses dois fatores. A avaliação pode ficar até mais rigorosa.
Assim, a parceria com uma agência de SEO é importante para assegurar que seu site esteja constantemente otimizado.
A agência faz isso a partir de auditorias de site regulares para identificar erros, problemas e oportunidades de melhoria. Além disso, elas estão sempre a par das recomendações do Google para possíveis otimizações, e conhecem o melhor uso das ferramentas que o Google disponibiliza.
2. Para realizar a indexação mobile first do seu site
Certamente, sua empresa já tem adaptado o seu site para a visualização prioritária dos conteúdos em telas menores, de smartphones – que é do que se trata o conceito de mobile first.
Entenda melhor o conceito mobile first.
Quando se trata da indexação das páginas para a visualização mobile first, não é necessário um site perfeitamente ajustado para o mobile – que acabaria abandonando as otimizações para desktop.
O que precisa ser considerado é o seguinte: se o seu site tem uma versão desktop e uma versão mobile, o Google priorizará a indexação da última versão e também, a classificará em melhor posição do que a versão desktop.
Portanto, ainda melhor do que ter duas versões de um mesmo site é ter um site responsivo – sobretudo, se você sabe que a sua audiência usa preferencialmente o smartphone para fazer buscas.
Crie conteúdo para seu site ou blog tendo em mente o conceito mobile first, sem reduzir a qualidade do que você produz. Apenas evite formatos que demoram para carregar no mobile, mas não faça conteúdos mais curtos ou mais simples apenas porque eles dão um melhor match com o mobile: lembre-se de que conteúdos simples demais não são bem ranqueados pelo Google.
Monte um site responsivo o quanto antes e, mesmo que o seu site tenha uma navegação mais simples em razão disso, não esqueça: quanto mais facilmente os Googlebots passarem por ele, mais rápida será a sua indexação.
Para isso, crie e envie seu sitemap ao Google. Veja aqui por que e como criar e enviar sitemaps.
Você pode contar com uma agência de SEO para tornar o seu site responsivo e criar os seus sitemaps entre outras especificidades.
3. Para obter mais espaço na SERP
A SERP (Search Engine Results Page), ou página de resultados de pesquisa dos buscadores, passou a ter muitos elementos de exibição, como localizações, anúncios, links patrocinados, caixas de respostas (snippets) – e a qualquer momento pode passar a ter mais.
Sobre o espaço dessa página para resultados orgânicos, o que podemos ter certeza é que ele está constantemente mudando. Portanto, para não sair prejudicado por prováveis mudanças, conte com uma agência de SEO para:
- Criar conteúdo para gerar snippets
Snippets estão na página de resultados por um bom tempo, e seu valor para a experiência do usuário mostra que eles ainda vão se manter nesse espaço.
Snippets são as caixas de resposta destacadas, que aparecem em resultado à busca de algum usuário.
Os snippets ainda são exibidos sobre os demais resultados orgânicos. Eles são ótimos para dar visibilidade ao seu site, porém são difíceis de obter, e ainda mais complicados para manter.
Para gerar um snippet, crie conteúdo respondendo perguntas com as principais palavras-chave do seu segmento: formatos como parágrafos curtos, tabelas, bullet points são os melhores para gerar snippets.
Uma agência de SEO pode levantar todas as principais palavras-chave do seu segmento, as mais usadas pelos seus concorrentes, as perguntas frequentes e criar conteúdo especializado.
4. Para atualizar seus registros do Google My Business
O Google adiciona elementos ao Google My Business (GMB) freneticamente, visando melhorar a busca por resultados locais.
Componentes como posts do Google, imagens, perguntas respondidas, críticas e avaliações são considerados alguns dos principais fatores de ranqueamento no GMB.
Apesar disso, poucas empresas se preocupam em atualizar os registros dessa ferramenta: portanto, está aí uma oportunidade para se destacar da concorrência.
Nesse caso, uma agência especializada em SEO é fundamental para:
- adicionar suas próprias perguntas e respostas ao Google Q&A;
- carregar e atualizar imagens do seu Google My business regularmente;
- preencher todas as categorias do seu registro na ferramenta;
- monitorar as críticas e avaliações à sua empresa.
5. Para fazer o melhor uso do Google Search Console
O Google Search Console (GSC) também adiciona continuamente vários elementos úteis para verificar o status de indexação e a visibilidade das páginas do seu site. Por isso, essa é uma das principais ferramentas para melhorar o SEO dos sites.
Com a orientação de uma agência SEO, você pode usar o GSC, que é gratuito, ou similares pagos, para, entre outras funcionalidades:
- inspecionar suas URLs: testar links em tempo real para detectar problemas;
- fazer relatórios de indexação: esses relatórios dividem suas URLs em 4 bullet points: erros, válidas, válida com alertas e excluídas. Além disso, apontam as razões para cada status e as maneiras de solucionar os problemas;
- fazer relatórios de performance: mede a performance do site no mecanismo de busca por períodos estendidos.
Agência de SEO: o que uma agência especializada pode fazer pela sua marca
Uma agência especializada em SEO, como a Macfor, pode garantir que todas essas técnicas avançadas sejam realizadas no site da sua empresa, garantindo a visibilidade da sua marca nas páginas de resultados orgânicos.
Isso é realizado por meio dos seguintes serviços:
Auditoria SEO;
Consultoria de SEO;
Conteúdos para blogs e sites;
SEO para e-commerce;
Tags para SEO.
Há ainda outras frentes de atuação no digital que contribuem para a otimização de SEO do seu site – e que a Macfor também oferece!
Saiba mais e descubra como o seu site pode ficar em dia com todas as atualizações de SEO lançadas pelo Google. Conheça os serviços de SEO da Macfor.