Estratégias de marketing para multinacionais: como se preparar para 2022
As estratégias de marketing para multinacionais apresentam um grau de complexidade maior, pois as ações precisam atender diferentes públicos e regiões e atuar em B2B e B2C.
Para atuar em todas essas vertentes de comunicação, o digital se tornou a maior ferramenta de marketing para as multinacionais, pois só ele oferece a possibilidade de um alcance global, com uma comunicação assertiva e personalizada.
Ainda assim, por mais que as multinacionais tenham investido fortemente em marketing digital, em muitos setores, esse investimento é feito sem estratégia, ou seja, grande volume de recursos, mas sem inteligência para uma aplicação efetiva.
Neste artigo, vamos falar sobre estratégias de marketing digital para multinacionais cuja eficiência vem sendo comprovada por pesquisas quantitativas e qualitativas e pelo seu sucesso ao serem aplicadas em marcas reconhecidas globalmente.
Estratégias de marketing digital para multinacionais
As estratégias de marketing digital para multinacionais devem ser traçadas com vistas a definir objetivos claros para cada canal, com melhoria contínua por meio de dados e feedbacks.
Por isso, cada estratégia deve focar no direcionamento de conteúdos e informações que sejam realmente valiosos para cada público-alvo e que ajudem a persona a solucionar problemas e a tomar decisões assertivas.
Além de atrair diferentes públicos em diversas regiões e etapas da jornada de compra, o digital permite aumentar a fidelização para reduzir os custos de aquisição de clientes (CAC) e de manutenção de leads.
Ferramentas especializadas de CRM devem ser usadas para comunicações recorrentes em prol de manter o lead ativo na base.
Confira a seguir estratégias de marketing digital já aplicadas com êxito por grandes empresas e que continuarão nas tendências para 2022.
Marketing digital para grandes empresas: 5 tendências para 2022
As estratégias de marketing digital para grandes empresas que já foram fortes em 2021 e seguirão sendo tendência em 2022 são aquelas que destacam o foco e estabelecem a direção das campanhas de marketing, por meio da definição de funil de vendas e das análises da jornada de compra. Também permitem conhecer a audiência mais profundamente, por meio do seu comportamento on-line.
Leia sobre algumas estratégias de marketing digital para multinacionais em destaque.
1. Inbound marketing
O inbound marketing, estratégia que se caracteriza pela atração por meio de conteúdo relevante que as pessoas procuram para sanar dúvidas e resolver problemas, é usado por empresas de todos os segmentos e tamanhos.
Ele vem sendo uma opção cada vez mais apreciada, justamente, pela possibilidade que oferece de agregar valor ao usuário antes mesmo dele realizar uma compra. E o melhor: fazer isso sem interrupções, já que esses conteúdos são entregues quando ele faz uma pesquisa no Google.
Toda a jornada do inbound é acionada por uma procura que a própria pessoa faz e a partir disso, a empresa vai entregando conteúdos relevantes em troca de dados que promovem o seu avanço pelo funil. Portanto, para essa estratégia, é necessária a criação de conteúdo especializado e a otimização desses material para SEO.
Algumas das grandes marcas que usaram inbound marketing com sucesso são: Colgate, Coca-Cola, Kraft e Oracle.
2. Comunicação omnichannel
Uma estratégia omnichannel é essencial em qualquer segmento, mas é o seu nicho, produto e preço que estabelecerão quais canais merecem maior atenção para atrair clientes.
De acordo com isso, é possível criar fluxos de comunicação automatizados com ferramentas de CRM (Customer Relationship Management).
Os times de vendas se beneficiam largamente desses canais, pois podem explorar várias combinações de estratégias digitais para falar com muitos clientes em vários momentos de compra.
Assim, uma iniciativa omnichannel tem o poder de aumentar a taxa de conversão, pois assegura o envio das mensagens certas, nos momentos certos e pelos canais mais adequados.
É importante lembrar que a queda do Facebook, Instagram e WhatsApp, em outubro de 2021, reforça a importância da diversificação de canais e do investimento em diferentes plataformas para se comunicar com clientes, seguidores e parceiros.
Em caso de novas situações como essas no futuro, a estratégia omnichannel garante que não haja perdas tão significativas por falha na comunicação.
3. User generated content
USG, o já conhecido conteúdo gerado pelo usuário, é uma tendência de marketing digital bem forte para 2022. Inclusive, é um recurso que tem se tornado cada vez mais relevante no tocante à autenticidade de conteúdo.
Uma pesquisa da Deloitte mostrou que 82% das pessoas preferem seguir recomendações de influenciadores digitais que de pessoas muito famosas. Ou seja, são influenciadas por pessoas de quem se sentem mais próximas.
Além disso, essa proximidade gera mais engajamento porque as pessoas veem mais oportunidades de interagir e serem ouvidas e, também, apreciam a possibilidade de participar ativamente das estratégias das marcas nas redes sociais.
Isso, além de gerar um engajamento maior, produz dados importantes sobre a interação dos usuários com os conteúdos publicados, o que alimenta uma produção cada vez mais orientada pelos volumes de apreciação do público. Fique atento a essa tendência e otimize sua criação de conteúdo.
4. SEO mais competitivo
Em 2021, o Google Search apresentou a rolagem contínua na página de resultados de busca em dispositivos móveis. A novidade ainda está somente nos EUA, mas podemos esperar que a “segunda página” do Google deixe de existir em dispositivos móveis do mundo todo.
Rolagem contínua do Google: quando você chegar ao fundo da primeira página de resultados no seu smartphone, a partir dessa atualização, não será mais necessário clicar para acessar a segunda página.
Ao invés disso, os próximos resultados serão carregados automaticamente para que o usuário possa rolar a página continuamente para ver mais informações.
Com essa novidade, as pessoas chegarão, sim, à segunda página do Google – um lugar que, antes, era poucas vezes acessado. A ideia da segunda página, em si, deixará de existir, uma vez que os resultados serão carregados automaticamente, como no feed de uma rede social.
A estratégia de marketing digital para multinacionais, portanto, será investir em SEO ainda mais, pois a tendência é que a competitividade pelo ranqueamento do Google aumente, pois até as páginas mais remotas passarão a receber mais tráfego.
5. ESG
ESG é uma sigla que está mudando a forma das empresas se organizarem e gerarem valor para as esferas das comunidades em que estão inseridas. Significa Environmental Social Governance (em português, Governança Ambiental e Social) e se tornou foco no mundo dos negócios à medida em que as novas gerações de consumidores passaram a valorizar mais a proteção ambiental, a justiça social e o gerenciamento ético.
Um relatório da McKinsey mostrou que 60% dos millennials gastam mais com marcas que têm responsabilidade e comprometimento social. Portanto, empresas que desenvolvem projetos de ESG e declaram sua responsabilidade ambiental e social têm oportunidades muito maiores de ampliar a fidelidade de seus clientes e o valor de suas marcas.
A tendência é que as empresas invistam em esforços e estratégias cada vez maiores de ESG e as comuniquem por meio do marketing. Portanto, você, profissional de marketing, fique muito atento a isso!
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