Marketing digital no agronegócio: conheça projeto da líder mundial do agro
A líder mundial do agro levou a transformação digital para a sua forma de se comunicar com o público. O resultado: consolidou sua presença online e elevou a brand awareness em 498%.
A iniciativa
O conceito omnichannel tem se tornado muito importante no mundo dos negócios: até as maiores empresas já compreenderam que sua experiência e consolidação no mundo físico não bastam para manter a relevância. É preciso migrar para o digital.
Estar em múltiplos canais e plataformas é um dever para quem quer performance, e este era o objetivo da Syngenta quando procurou firmar parceria com uma agência digital full service.
Ciente de que a falta de uma presença online ofusca a própria existência das marcas, a Syngenta desenvolveu uma iniciativa shift to digital para conquistar um lugar pouco explorado no agronegócio: a comunicação online com o produtor rural.
De fato, o business no agro é muito pautado pela cumplicidade que se forma entre o agricultor e seu fornecedor.
Embora essa relação ainda exista, hoje em dia esse cliente está cada vez mais empoderado por informação e conteúdo que encontra online – e esse conhecimento pode até superar a procura por negócios tradicionais.
Por essa razão, a Syngenta passou a se posicionar, também no digital, como a líder que já é no seu segmento: são mais de 20 anos de experiência empregados desde a sua fundação, em 2000, com presença em mais de 90 países no mercado de defensivos químicos e sementes.
A sua parceria com uma agência de marketing digital full service especializada em agronegócio garantiu o engajamento e a retenção de uma audiência muito maior – rendendo, além disso, a realização da sua primeira feira agrícola online, em 2020, que chegou a 180 mil acessos por dia.
O panorama
Um levantamento de 2020, feito pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, mostrou que apenas 1% das empresas do agronegócio investem em marketing digital – e o mais interessante é que, nesse 1%, encontram-se as multinacionais que dominam o mercado.
Foi aí que a Syngenta encontrou a grande oportunidade de se destacar imensamente: usando a comunicação omnichannel que o digital oferece para mostrar todos os diferenciais das suas soluções, a empresa apropriou-se desse espaço, ainda pouco usado pelos seus concorrentes.
Com ganho de resultados em curto prazo, a líder mundial do agro provou que os custos em marketing digital no agronegócio são sempre investimentos altamente lucrativos.
Comportamento online do produtor rural
94% dos produtores rurais têm smartphones.
+ de 90% usam WhatsApp para se comunicar e informar.
+ de 50% preferem o WhatsApp do que a TV como fonte de informação.
+ de 95% das compras de ticket médio alto no agro são orientadas de forma online.
*Dados AMBRA e Nielsen.
Portanto, a Syngenta encarou o marketing digital no agronegócio não apenas como uma adaptação ao momento atual, mas como uma garantia de negócios no futuro.
A longevidade, inclusive, é uma questão bastante sensível na atuação no campo, pois as marcas precisam ser atrativas para os jovens no agro.
A estratégia
A estratégia da Syngenta é sempre buscar as melhores formas de ajudar seus clientes e prospects a superar os desafios diários. No digital, ela passou a fazer isso através da criação de conteúdo, alcançando seu público de todo o Brasil em momentos estratégicos.
Segmentação é a palavra-chave para o marketing digital no agronegócio, e foi por meio dela que a Syngenta passou a levar conteúdo para diversos produtores rurais em diferentes regiões do Brasil, em variadas épocas de plantio e colheita e fases do funil.
Com conteúdo sempre relevante para cada uma dessas especificidades, criado a partir de informações apuradas de mercado e tecnologia, a Syngenta declarou sua autoridade no online.
Com produção em escala – cerca de 300 conteúdos por mês otimizados em SEO –, alinhada a ações de performance com anúncios em Google Ads e Facebook Ads, a líder mundial do agro subiu no ranqueamento dos resultados de buscas do Google e aumentou em aproximadamente 100% o número de visitantes ao seu site.
Com a autoridade conquistada na web, o próximo passo foi aproximar-se do seu público, com a presença nas redes sociais e estratégias de CRM. Assim, foi possível estabelecer uma comunicação assertiva e personalizada com cada um dos diversos clientes atendidos em todo o país.
Uma poderosa ferramenta de Business Intelligence foi empregada no projeto para monitorar e mensurar a performance dos fluxos de comunicação em todos os canais. Assim, a empresa se mantém relevante e próxima de seus prospects, leads e clientes, com análise de resultados em tempo real.
A possibilidade garantida pelos dados – de avaliar hipóteses, testar estratégias e analisar os resultados com rapidez para encontrar os melhores pontos de performance – foi o que definiu a nova era da Syngenta, totalmente data driven.
A primeira feira agrícola online da Syngenta
A disrupção veio também na promoção de uma grande feira agrícola online.
Até o início de 2020, a líder do agro participava de uma feira presencial, onde fazia a coleta de leads pessoalmente.
Com a realização do evento de forma online, em 2020, a captação de leads por landing page superou a captação offline em muitos níveis. Ainda assim, o investimento para a feira digital foi bem menor do que o que era empregado para o evento anterior.
Na feira agrícola online da Syngenta, que atingiu a marca de 180 mil acessos por dia, houve 100% de aproveitamento em:
- captação de leads de todos os participantes dos eventos;
- mensuração de engajamento em cada atração promovida;
- iniciativas de testes A/B para reter atenção da audiência;
- garantia de que o participante interagiu com a marca e conteúdo.
O squad
Esses resultados foram alcançados em razão da parceria da Syngenta com uma agência digital full service, especializada em marketing digital no agronegócio: a Macfor.
Para esse projeto, a Macfor formou um squad que teve como Project Manager Officer (PMO) um agrônomo especialista em estratégias digitais para o agro.
Além disso, esse time multidisciplinar contou com um data scientist, duas redatoras focadas em conteúdo de agronegócio, dois especialistas em performance digital e social media, dois profissionais de atendimento e um responsável pelo fluxo.
Os resultados
Com essa comunicação turbinada por dados e uma criação de conteúdo especializada, a Syngenta alcançou os seguintes números:
Shift to Digital – Resultados:
87,3% de aumento de visitantes ao site.
+ de 114% de aumento em geração de leads.
+ de 218% de ampliação do engajamento em social media.
Faça como a Syngenta e declare a sua autoridade no digital usando marketing digital no agronegócio.