O que faz uma agência full service especializada em marketing digital no agronegócio?
O agronegócio está ficando cada vez mais digital: não só pelos avanços tecnológicos no campo, mas pelas sempre crescentes regulamentações das atividades econômicas, também relacionadas à demanda da sociedade por sustentabilidade.
Portanto, o marketing digital no agronegócio vem se tornando uma necessidade muito maior para essas empresas.
Neste artigo, você vai saber o que uma agência full service especializada em marketing especial no agronegócio pode fazer por essas empresas, e em que aspectos esse modelo de agência se diferencia das demais.
A necessidade de agências de marketing digital especializadas em agronegócio cresce, especialmente, porque esse setor tem um público-alvo muito específico. Aqui, você vai saber quais serviços essas agências realizam para destacar a sua marca no digital.
O que você verá neste artigo:
- As diferenças do marketing digital no agronegócio
- Agências full service especializadas em marketing digital no agronegócio
- Serviços realizados por agências de marketing digital no agronegócio
- Conheça a maior agência full service especializada em marketing digital no agronegócio do Brasil
As diferenças do marketing digital no agronegócio
O produtor rural está cada vez mais se informando e se comunicando pela internet.
Por isso, é necessário – e inteligente –, por parte das empresas que são fornecedoras do campo, realizar o desenvolvimento de estratégias de marketing digital no agronegócio.
Contudo, a peculiaridade do setor nesse sentido é que apesar de o produtor rural, de forma geral, ter um comportamento bem característico em relação às ferramentas online e os meios de comunicação virtuais, cada um tem necessidades muito específicas de acordo com a região em que vive e o período da sua safra.
Por essa razão, a palavra-chave do marketing digital no agronegócio, ainda mais do que em outros setores, é a segmentação. Por meio dela, é possível chamar a atenção dos produtores rurais de acordo com o seu grupo segmentado a base de regionalização e análise do momento da sua cultura.
A partir disso é que as agências especializadas desenvolvem conteúdo específico para cada região, cada cultura, cada momento da safra e da jornada de compra do produtor rural.
Agências full service especializadas em marketing digital no agronegócio
As agências full service de marketing digital no agronegócio trazem o melhor de dois mundos no contexto das agências: além de serem especializadas em um setor específico, elas também são, como o nome diz, full service – isto é, assumem todas as estratégias de comunicação e marketing dos seus clientes.
As agências nesse modelo contam com times altamente capacitados em muitas áreas, a fim de que todo o atendimento seja prestado a partir do que é desenvolvido completamente in-house.
Elas trabalham em várias frentes de atuação do digital: consulting, content, adtech e analytics, oferecendo uma gama de serviços de altíssima qualidade, diferentemente das agências especializadas em apenas uma dessas frentes.
Squads de marketing digital formados com especialistas e técnicos em agronegócio
Como grande diferencial dessas agências, a gama de serviços em cada frente de atuação no digital é realizada por squads formados por profissionais altamente qualificados marketing digital para o agro e também agrônomos especialistas em estratégias digitais de comunicação e marketing.
Portanto, na hora de escolher uma agência de marketing, as empresas do agronegócio devem analisar se ela é, de fato, especializada no agro e se conta com profissionais tecnicamente capacitados, que conheçam profundamente as especificidades do campo.
Serviços realizados por agências de marketing digital no agronegócio
Todo o trabalho realizado por essas agências leva em consideração o comportamento online do produtor rural.
A seguir, você vai conhecer um pouco dos serviços realizados por uma agência full service especializada em marketing digital no agronegócio.
Agências de marketing digital no agronegócio: serviços de SEO
Nessa área, as agências atuam para aumentar o volume de tráfego orgânico dos sites das empresas agro, o que confere às marcas maior awareness, poder de aquisição e de retenção de clientes – visto que os acessos orgânicos são os ativos digitais mais valiosos de uma empresa.
Para isso, as agências realizam uma análise profunda do site das empresas atendidas e de seus concorrentes, visando identificar onde faltam iniciativas de otimização e indexação de palavras-chave.
Nesse contexto, uma métrica muito importante é o traffic cost, através da qual é possível calcular o valor do tráfego se ele fosse gerado por palavras-chave pagas.
É importante manter as técnicas de otimização de site sempre apuradas, já que, com estratégias assertivas e concisas, torna-se possível conquistar espaços online e ranquear as palavras-chave pelas quais as marcas concorrem entre si.
As agências também atuam para aumentar a Domain Authority – isto é, a autoridade do site –, por meio de obtenção de backlinks. Uma estratégia excelente para isso (e que é oferecida por algumas agências, como a Macfor) é a assessoria de imprensa digital: ela garante que, cada vez que a empresa seja citada na mídia, links de importantes veículos serão gerados para o site. Hoje, a maior parte das assessorias convencionais não têm o preparo que a estratégia online exige.
Além disso, há um trabalho rigoroso por parte dessas agências para identificar as 10 principais palavras-chave de cada segmento ou empresa agro. Isso é importante para verificar por qual porcentagem de tráfego elas são responsáveis. Nesse caso, é necessário criação de conteúdo otimizado para indexação de um número maior de termos de busca.
De forma geral, as agências atuam para reduzir custos de atração de tráfego e conquistar espaço e oportunidades online. As principais estratégias de SEO são:
- auditoria de sites;
- otimização das páginas do site (meta tags, heading tags, descriptions);
- criação de artigos técnicos em blog para indexação de palavras-chave;
- obtenção de novos backlinks.
Agências de marketing digital no agronegócio: serviços de social media
O monitoramento mensal das métricas de social media da própria empresa e dos concorrentes é muito importante. Dessa forma, é possível estar sempre atualizado sobre o interesse do público, conhecendo os players que vêm se destacando.
Por isso, as agências especializadas em agro utilizam ferramentas de marketing digital que permitem um zoom in ainda maior, permitindo identificar tendências de engajamento por post e formato de conteúdo.
Assim, é possível verificar onde há subaproveitamento dos canais – visto que, com a presença cada vez maior do produtor rural neles e os insights que oferecem por meio das ferramentas adequadas, ainda não existe uma estratégia de conteúdo gerado à base desses dados.
O caminho é justamente apurar a produção de conteúdo com objetivos mais claros, a fim de criar jornadas que levem à conversão dos produtores rurais.
No YouTube, por exemplo, as agências trabalham para manter o equilíbrio entre o número de views e o número de atualizações de vídeos, devido à importância da frequência dos conteúdos (um equilíbrio que é essencial também em canais como o Instagram).
Há um caminho aberto para que os players do agronegócio se aproximem mais da realidade do público-alvo nesses canais. Por isso, as agências trabalham atendendo a necessidade de um plano estratégico para performance, por meio de criação de conteúdo orientada por dados.
O WhatsApp, nesse sentido, é o maior canal de penetração. As agências trabalham atendendo especificidades nele, como o uso exclusivo para fins informativos e receptivos, assim como a necessidade de certificadora para criar conta Business API.
Saiba mais sobre WhatsApp no agronegócio.
Agências de marketing digital no agronegócio: serviços de mídia paga
Em relação a mídias pagas no agronegócio, as agências atuam para combater o subaproveitamento dos canais. Nesse contexto em que a dinâmica é de leilão “lance por clique”, o essencial às marcas agro é chegar primeiro e montar estratégias mais elaboradas, visando aproveitar o potencial não explorado e obter maior rentabilidade.
Em mídia paga, é igualmente importante diversificar os canais: isso garante a entrega de comunicação assertiva no timing correto para produtores rurais de todo o Brasil. Nesse sentido, há amplo espaço de crescimento para as empresas agro que precisam investir mais alto em mídias de performance e melhorar o índice de qualidade de seus anúncios, além de aumentar a variedade de canais e formatos.
Para garantir melhor posicionamento, essas agências também trabalham comprando as perguntas no Google Ads que apresentam os volumes mais altos de procura, de acordo com o segmento/empresa.
O principal serviço nessa área é assegurar que o investimento em mídia paga seja feito à base de análises profundas, estratégias e segmentação corretas e em tempo real, para reduzir o custo de aquisição de clientes (CAC).
Conheça a maior agência full service especializada em marketing digital no agronegócio do Brasil
Além dos serviços citados, há muito mais que uma agência full service especializada em marketing digital no agronegócio pode fazer.
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