Do Universal ao Google Analytics 4: como esta evolução impacta o seu negócio
Você tem um site, blog ou e-commerce e analisa os dados de interação dos visitantes? Se a resposta for sim, seja bem-vindo à nova geração do Google Analytics. Prepare-se para análises mais inteligentes e mais ricas em insights.
Para descobrir como o Google Analytics 4, a última geração desta plataforma, pode melhorar o seu controle de métricas, é importante entender toda a evolução que houve até aqui.
Saiba mais sobre os avanços do Analytics em mais de 17 anos e entenda como você pode fazer o melhor uso dessa plataforma nos seus negócios.
Como chegamos ao Google Analytics 4?
Para responder a essa questão vamos voltar brevemente ao início da plataforma.
O Google Analytics surgiu na primeira metade de 2005, quando o Google comprou a Urchin Software Corporation, uma grande companhia de software de web analytics.
A aquisição custou US$30 milhões, de acordo com o E-commerce Times, na época em que a análise de dados de navegação na internet ainda estava em ascensão, principalmente, pelo crescimento do e-commerce.
A partir da compra, o Google passou a oferecer gratuitamente o serviço que a companhia vendia anteriormente. Desde o início, o objetivo era disponibilizar ferramentas de mensuração para os especialistas em marketing online, a fim de levar as empresas a investirem mais em estratégias de busca na internet.
Ao passar dos anos, o Google manteve de forma constante o lançamento de updates e melhorias, aperfeiçoando uma infraestrutura cada vez maior para atender uma demanda global.
O lançamento do Universal Analytics
Em 2013, foi lançado o Universal Analytics com uma gama de melhorias nas funcionalidades. Entre elas, estavam: rastreamento de ID e métricas de comportamento do usuário e importação de dados offline com a possibilidade de manter todo o histórico que os administradores haviam coletado durante todos os anos de uso da plataforma.
Já em 2016, o Google desenvolveu uma plataforma para análise de dados de navegação em apps, integrando o Analytics 360 Suite, lançado em março daquele ano, que acabou sendo um grande marco para o que o Universal Analytics é até hoje.
Até que em 2017, apresentaram o Global Site Tag, recurso para simplificar a mensuração e análise de dados de todos os produtos Google: Analytics, Campaign Manager, Ads etc.
Em todas essas mudanças, o Google permitia manter o histórico completo de dados e insights coletados ao longo de todo o uso da plataforma. Mas isso mudou em 2020, com o lançamento de uma versão beta que integrou App + Web e reconfigurou o modelo de mensuração de dados do Analytics.
A partir disso, os usuários do Universal Analytics precisaram criar novas propriedades para medir o tráfego e o engajamento de visitantes na web e apps de forma unificada. Contudo, a possibilidade de usar todo o histórico de dados foi encerrada, e a cada nova propriedade criada, a coleta de dados começa do zero.
De qualquer forma, o Google Analytics é a ferramenta de análise de navegação mais usada do mundo, instalada em mais de 30 milhões de sites, segundo o portal Built With.
O Universal Analytics, usado até então, é muito eficiente em sua mensuração e análise customizada. Porém, diante do elevado crescimento do uso de dispositivos móveis, sobretudo a partir de 2020, o Google quer oferecer uma experiência mais integrada, e assim chegamos ao Google Analytics 4.
O que é o Google Analytics 4?
O GA4 é a nova versão do Google Analytics que traz mudanças nas funcionalidades e na interface, pois consiste em uma plataforma totalmente atualizada que possui algoritmos de machine learning que dão um boost na análise de dados.
Esta nova geração do Analytics vem para garantir um melhor mapeamento da jornada do usuário e mais insights sobre o seu engajamento entre diversas plataformas. Assim, oferece uma visualização muito melhor dos dados em relatórios personalizados e uma coleta totalmente de acordo com os rígidos parâmetros de privacidade da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Por que migrar do Universal Analytics para o Google Analytics 4?
Porque o Analytics tradicional será totalmente desativado.
A verdade é que quem usa o Universal Analytics não terá escolha: ele será desativado em julho do próximo ano. Depois disso, o acesso aos dados do UA ficará disponível por mais 6 meses apenas, por isso, é preciso exportar os dados da versão antiga até janeiro de 2024, no máximo, ou eles serão perdidos.
Embora este seja um processo complexo e haja a necessidade de trabalhar com uma nova interface, novos modelos de dados e novas funcionalidades, a mudança é muito positiva.
Hoje, o Universal Analytics faz a mensuração dos dados de navegação por sessão. Isso quer dizer que se um mesmo usuário visita um site em dispositivos diferentes, serão contabilizados dois acessos. Ou seja, não é possível visualizar a jornada do usuário entre o app e o site, por exemplo, e, portanto, não se pode identificar conversões nesse caminho.
No Google Analytics 4, por outro lado, a mensuração da interação é feita a partir de eventos. Então, se um usuário visitar um site em dispositivos diferentes, o acesso será contabilizado de forma integrada, mas os eventos ao longo desta visita serão analisados de forma mais rica, com mais insights, oferecendo uma compreensão muito maior da jornada do usuário.
Você deve migrar para o Google Analytics 4 agora?
É necessário migrar para o Google Analytics 4 o quanto antes, porque essa versão nova não trata dados da versão antiga e depois que o Universal Analytics for desativado, as contas terão apenas 6 meses de prazo para exportar os dados, pois em janeiro de 2024, o acesso e esses dados será encerrado por completo e eles serão perdidos.
Além disso, é essencial lembrar que uma nova propriedade deverá ser criada, e como falamos acima, na versão mais recente do Analytics, a captura de dados e insights se inicia do zero a cada nova propriedade.
Por isso, você deve migrar para o GA4 o quanto antes para que o seu histórico de dados seja o maior possível, a fim de ter mais insights para o seu negócio.
Como fazer a migração para o Google Analytics 4?
É importante que você não pare simplesmente de usar o Universal Analytics para migrar imediatamente para o GA4. Essa migração deve começar o quanto antes, mas ela deve ser planejada e seguir métodos rigorosos de implementação.
Para que não haja erros, extravio ou mau uso dos seus dados, você pode solicitar os serviços de implementação dos experts em Analytics da Macfor, uma das maiores agências de marketing digital full service do país, altamente especializada nas soluções do Google.
A Macfor é Google Partner Premier 2022, o que significa que, ao contar com a nossa expertise, você garante a melhor performance com os produtos e serviços do Google, especialmente agora na migração para o GA4.
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