5 coisas que você deve saber antes de migrar para o Google Analytics 4
O Google Analytics 4 traz um novo modelo de análise para novas propriedades de dados. É uma plataforma em que o Google está investindo em melhorias e inovações constantes para se preparar para um futuro cada vez mais rigoroso em relação à privacidade. Por isso, há algumas coisas que você precisa saber antes de migrar para a nova versão do Analytics.
Como você já deve saber, o Universal Analytics será desativado em julho de 2023 e além dele parar de funcionar nessa data, o acesso aos seus dados nessa versão antiga ficará disponível por apenas mais 6 meses. Ou seja, em janeiro de 2024 você pode perder todos os seus dados. Portanto, é preciso agir rápido e fazer a mudança o quanto antes.
Então, leia este artigo até o final, saiba tudo o que precisa fazer e inicie a migração para o Google Analytics 4 hoje mesmo.
1) Google Analytics 4 será mais rigoroso em relação à privacidade
A privacidade é a grande chave dessa atualização do Google Analytics, uma vez que as pessoas querem ter cada vez mais controle sobre os seus dados, onde são compartilhados e como são usados. Em vista disso, há várias mudanças na plataforma para melhor atender a LGPD.
O Google declara que o novo Analytics é privacy-driven, mas o que exatamente isso significa?
Uma das principais mudanças, nesse contexto, é que os novos recursos do Google Analytics 4 não contarão com a possibilidade de guardar as informações de IP e serão “alimentados” apenas por cookies primários, que são aqueles que estão em conformidade total com as leis de privacidade.
Portanto, prepare-se para novas funcionalidades especificamente voltadas à privacidade dos usuários.
2) Prepare-se para o futuro sem cookies com o GA4
Até agora o que o Google Analytics faz é colocar cookies no navegador dos usuários que visitam o seu site. Esses cookies, pequenos arquivos de texto que ficam salvos no navegador para armazenar os dados de navegação, são o que permite que o site “lembre” das informações de cada usuário.
Essas informações revelam o comportamento e a jornada do usuário no site, bem como se ele é um novo visitante ou já esteve ali antes. Até então, os cookies eram primordiais para web analytics. No entanto, eles podem colocar a privacidade dos usuários em risco, já que eles compartilham essas informações com terceiros.
Como as leis em relação à privacidade digital estão cada vez mais rigorosas e os usuários estão cada vez mais conscientes sobre a importância do controle sobre seus próprios dados, é necessário analisar os dados de acordo com essas restrições que podem se tornar ainda mais severas no futuro.
Por isso, mais e mais pessoas optam por não “aceitar cookies” e não compartilham os seus dados. Assim, o Google Analytics não pode analisar os dados de todas as pessoas que visitam os sites. É esse gap de informação que o GA4 surge para solucionar.
Para se manter útil em um mundo sem cookies, o Google Analytics 4 foi desenvolvido com machine learning para automaticamente gerar insights a partir de tendências importantes para o seu negócio.
Assim, as lacunas deixadas pela ausência de cookies são preenchidas pelas informações capturadas por uma plataforma que agora é ainda mais inteligente. Prepare-se para uma análise de dados ainda mais completa.
3) O Google Analytics 4 apresenta novo modelo de análise
Um modelo ou um padrão de dados é aquilo que define o que o Google Analytics deve fazer com as informações que ele coleta durante a navegação do usuário pelo seu site.
Hoje, no Universal Analytics, esse modelo é baseado em sessões, como é há muito tempo desde o lançamento do Google Analytics em 2006. Evidentemente, é um modelo criado antes dos smartphones serem a maior escolha dos usuários para usar a internet.
Nesse padrão, a mensuração de dados do Universal Analytics é feita considerando sessões independentes: o conjunto de interações de um usuário com um site dentro de um período que é a sessão.
Isso quer dizer que se um mesmo usuário visita um site em dispositivos diferentes, serão contabilizados dois acessos. Ou seja, não é possível visualizar a jornada do usuário entre um app e um site, por exemplo, e, portanto, não se pode identificar conversões nesse caminho.
Agora, o Google Analytics 4 faz a mensuração a partir de eventos. Logo, se um usuário visitar um site em dispositivos diferentes, o acesso será contabilizado de forma integrada, mas os eventos ao longo desta visita serão analisados de forma mais rica, com mais insights, oferecendo uma compreensão muito maior da jornada e das conversões.
4) O Google Analytics 4 apresenta mudanças na interface
Antes, o Universal Analytics criava relatórios com ênfase nos relatórios anteriores. Isso agilizava o processo e a navegação pelo que foi feito previamente. Agora, o GA4 apresenta funcionalidades de report baseadas em curvas de aprendizado.
O novo Analytics é desenvolvido para que cada administrador tenha cada vez mais propriedade dos seus dados. Assim, seus relatórios não ficam pré-determinados pelos anteriores e há maior flexibilidade nos novos templates para criar relatórios personalizados.
Já que o modelo de dados mudou e o GA4 é mais privacy-driven, usar ou replicar relatórios previamente criados no Universal Analytics não vai mais funcionar e nem será possível.
Por isso, para migrar para o novo Google Analytics é preciso contar com a ajuda de especialistas que tenham expertise suficiente para trabalhar nessa nova interface e que sejam capazes de criar os novos relatórios completos, identificando todos os ganhos e oportunidades contidas nos seus dados.
Sem a orientação de um expert em Analytics, a adaptação ao GA4 pode ser bem complexa e levar muito tempo, o que pode resultar em um alto custo para a sua empresa.
5) O que você deve fazer já em relação ao GA4
Sua equipe de marketing digital deve desenvolver algumas habilidades para substituir o Universal Analytics pelo GA4 completamente. Mesmo assim, é necessário migrar para Google Analytics 4 o quanto antes, já que na propriedade nova que será criada na plataforma, a coleta e processamento de dados iniciará do zero.
O Universal Analytics será desativado em julho do ano que vem e após esse encerramento o acesso aos dados do UA ficará disponível por mais 6 meses somentes. Então, para não perder seus dados e a utilidade deles, é essencial que você faça a migração para o GA4 agora. Isso garante que você comece a coletar dados na nova plataforma já se beneficiando das novas funcionalidades.
Saiba como migrar para o Google Analytics 4 de forma fácil e segura.
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