Agência de marketing digital para agronegócio: como escolher a ideal
O que uma agência de marketing digital para agronegócio deve oferecer para a sua empresa? É o que você vai descobrir neste artigo: quais serviços essas agências devem prestar, de que forma, e quais ferramentas elas devem usar para que sejam um braço forte para suas estratégias de crescimento.
No Brasil, o agro é responsável por cerca de metade de todas as exportações realizadas, de acordo com levantamento da IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) feito em 2021. Mesmo com todas as crises dos últimos anos, o setor segue em plena expansão, inclusive, com recordes de produção e geração de receita.
Esse sucesso é devido, em sua maior parte, à transformação digital no agronegócio, tanto nas tecnologias de produção e transporte, quanto na comunicação com os públicos do setor.
Neste artigo, você vai ver o porquê de escolher uma agência de marketing digital para agronegócio e como ela vai trabalhar de forma muito mais focada e adequada às suas demandas.
Agência de marketing digital para agronegócio
Na hora de escolher uma agência de marketing para sua empresa de agronegócio, é preciso encontrar uma que ofereça expertise específica que só o mercado agro exige.
Entenda melhor por que os resultados que uma marca do agro busca no on-line só podem ser alcançados por estratégias executadas por uma agência de marketing digital especializada em agronegócio.
Veja como uma agência full service especializada em agro deve atender a sua empresa.
Por que escolher uma agência de marketing especializada em agronegócio
O marketing digital para o agronegócio oferece a possibilidade de fazer negócios de forma mais ágil e ao mesmo tempo aumentando a visibilidade e o alcance da marca. Isso é muito eficiente, principalmente para negócios B2B em que os leads qualificados demandam mais conteúdo técnico e aprofundado sobre os produtos.
Além disso, pelo marketing digital, as empresas de agronegócio podem crescer de forma escalável e aumentar o seu impacto em todas as regiões do país sem a necessidade de despender grandes investimentos em expansão de negócios.
Veja como expandir sua empresa a nível nacional com baixo investimento.
No entanto, como mostrou uma pesquisa recente sobre inovação no agronegócio, o setor ainda investe menos em estratégias de marketing digital ou marketing de conteúdo que os demais setores como o varejo, por exemplo.
Apenas 78% das empresas de agronegócio têm uma estratégia sólida de marketing digital, enquanto os demais setores de atividade econômica têm uma parcela que conta com mais de 88% das empresas.
Por que as empresas agro confiam menos no marketing digital que as demais empresas? Seriam os canais off-line realmente mais efetivos para o setor?
Como funciona o marketing digital para agronegócio
O fato de as empresas de agronegócio investirem um pouco menos em marketing digital que as demais parece apontar para o fato de que os canais off-line e as estratégias mais tradicionais de marketing funcionam melhor para o setor. Mas, na verdade, não é esta a razão.
O que acontece é que o agronegócio tem características de negócio como: público, jornadas de compra, e ciclos de plantio e colheita, que são muito específicas do setor. Por isso, é necessário realizar estratégias digitais que se adequem a essas especificidades para aí, sim, o sucesso ser certo.
Veja o exemplo da líder mundial do agro que teve um aumento de brand awareness de 498% em apenas 5 meses com marketing digital, algo que não seria possível por meio de ações de marketing tradicionais. Saiba mais.
SEO, campanhas no Google Search e outros tipos de mídia paga oferecem grandes benefícios para a performance das empresas de agronegócio.
O impacto dessas estratégias especialmente para empresas de maquinário agrícola é muito grande. De acordo com o Think With Google, 98% das compras de ticket médio alto são orientadas on-line, ou seja, o cliente pesquisa e se informa o máximo possível antes de realizar a compra.
Nessa mesma pesquisa constatou-se que 79% das pessoas que buscam on-line e encontram informações relevantes e sólidas sobre os produtos ou marcas que procuram, avançam mais rápido na jornada de compra.
Para valer-se desses benefícios do marketing digital para agronegócio, é necessário contar com uma agência especializada que compreenda as particularidades da jornada de compra do produtor rural.
Como uma agência de marketing digital para agronegócio trabalha
Além de especialistas em estratégias digitais de mídia e criação, para atender o agronegócio, uma agência precisa ter em seu time profissionais da área, como agrônomos e outros técnicos agrícolas.
Só assim é possível traçar estratégias capazes de atender com a mesma efetividade, por exemplo, um pequeno produtor de soja do Paraná, e um grande produtor agropecuário do Mato Grosso.
Portanto, uma agência de marketing especializada oferece profissionais que compreendem essas diferentes realidades e, com sua expertise, orientam as estratégias para segmentar a comunicação de forma a impactar produtores rurais em micro momentos ideais do seu ciclo de plantio e colheita.
Como escolher uma agência de marketing digital para agronegócio
Ao escolher uma agência de marketing digital para agronegócio para sua empresa, certifique-se de que ela conta com especialistas do setor e que paute as suas estratégias a partir da ultra segmentação.
A ultra segmentação é o que permite que suas ações de marketing digital sejam efetivas a partir dos seguintes elementos fundamentais do agronegócio:
- Culturas utilizadas pelo produtor rural;
- Sazonalidade;
- Regionalização.
Conheça uma agência de marketing digital especializada em agronegócio
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