Marketing digital para agronegócio: a verdade sobre mídia paga no agro
Se você é gestor, ou faz parte de um time de marketing de uma empresa de agronegócio, os dados que você verá neste artigo vão te fazer repensar as suas estratégias. Você finalmente vai entender qual é o caminho mais fácil e eficiente para gerar crescimento exponencial com sua presença online.
É hora de superar de uma vez por todas a ideia de que no campo não existe conectividade e acesso à internet e que a população rural não tem a mesma relação com o virtual que as zonas urbanas têm.
É com base nessa visão ultrapassada que até mesmo as maiores empresas do agronegócio ainda investem milhões em mídias tradicionais como televisão e negligenciam o potencial do digital.
Descubra agora se você é um player que não usa todo o poder do digital a seu favor, e conheça dados que vão te dar uma visão muito mais estratégica do marketing digital para agronegócio.
Você deve investir mais em marketing digital para agronegócio?
Quando se fala em marketing digital no agronegócio, além das estratégias orgânicas de criação de conteúdo e aprimoramento para SEO, logo se pensa em mídia paga e o quanto vale a pena investir nela já que, supostamente, o produtor rural não é tão adepto aos canais digitais.
No entanto, essa é uma realidade que mudou muito nas últimas décadas e, hoje, de acordo com pesquisa mais recente da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA), mais de 94% dos produtores rurais têm smartphone e, desses, 74% pesquisam informações online sobre os mais diversos temas.
Portanto, para que a sua marca esteja presente em momentos em que o produtor rural busca por informação confiável e conteúdo de qualidade, é essencial investir em mídia paga.
Por que investir em mídia paga no agronegócio?
A busca por informação de qualidade é uma prática muito característica do produtor rural no seu momento de procura por um produto que atenda às suas demandas específicas em relação à produção, ciclo de plantio e colheita, etapa de cada processo, etc.
Por isso, uma plataforma essencial para o marketing no agronegócio são as plataformas de anúncio pay per click. Esses canais oferecem opções de busca paga, garantindo que a sua marca apareça no topo das páginas do Google, ou em qualquer lugar de melhor visibilidade das SERP’s (Search Engine Results Pages).
Para as marcas de agronegócio, esse recurso oferece a oportunidade de expandir a sua presença on-line e o reconhecimento da sua marca. E se você fizer isso atendendo a parâmetros específicos como os já citados ciclo de plantio e colheita e etapas de cada processo, essas estratégias permitem alavancar as conversões e promover ganho rápido de receita.
De forma geral, o Google garante para os anunciantes ganhos acima de US$2 para cada US$1 investido em anúncios no Search. Mas na verdade, o que acontece é o que vamos te contar a seguir.
A verdade sobre anúncios de mídia paga no agronegócio
Sua empresa pode ter um retorno muito mais alto que US$2 para cada US$1 investido! Para isso, tudo que você precisa é de uma campanha planejada por especialistas, só que não apenas aqueles experts em marketing digital e em suas ferramentas.
Mas também – e principalmente – por profissionais que dominem as especificidades do agro e tenham a visão de negócio necessária para saber como as estratégias podem dar match com seus objetivos.
No caso das campanhas de PPC, é necessário contar com especialistas em agronegócio para que eles orientem a definição das melhores listas de palavras-chave e dos melhores momentos e regiões para lançar as campanhas.
As campanhas de PPC são muito eficientes no agronegócio, porque ajudam a segmentar palavras-chave de alta relevância para os segmentos específicos de atuação, maquinário agrícola, sementes, e produtos químicos.
Nesse contexto, a presença de especialistas em agronegócio para criar as estratégias é que, além das palavras-chave, esses profissionais conhecem momentos e objetivos específicos do produtor rural.
Vantagens dos anúncios em Google Search para empresas de agronegócio
As vantagens desse tipo de marketing digital no agronegócio é que os anúncios pagos para Google Search oferecem um volume muito maior de tráfego do que a busca orgânica e, ainda, dá um boost na visibilidade da sua marca, mesmo quando o usuário não clicar no seu anúncio.
Os anúncios de busca paga ficam no topo da página de resultados de busca do Google e conseguem capturar mais de 46% do tráfego gerado na busca, de acordo com o suporte do Google Ads. Além disso, usuários que clicam nos seus anúncios de busca paga têm mais de 50% de probabilidade de evoluir para a conversão.
Veja como aumentar a taxa de conversão em 4 áreas do seu site.
As estratégias PPC também oferecem resultados muito mais rápidos, o que é um prato cheio para marcas de agronegócio que têm sites de e-commerce ou catálogos de produtos online.
A busca paga garante ganho rápido de receita e colabora para a melhoria dos seus resultados orgânicos, já que o mecanismo de busca passa a compreender o seu site como um destino relevante devido ao volume de acessos.
Para isso, contudo, além das campanhas de mídia paga, é crucial ter um site com conteúdo bem escrito, que agregue valor ao usuário, acabando com suas objeções e conquistando sua confiança. Essa é uma das armas mais poderosas para aumentar conversões. Saiba mais.
Portanto, a verdade sobre mídia paga no agronegócio é que, além de uma equipe de marketing especializada em criação e estratégia, você precisa de especialistas em agronegócio.
Faça campanhas pagas com muito mais resultado: use este material feito por especialistas em marketing digital no agro para ultra segmentar seus anúncios.