Como criar campanhas sazonais de marketing digital no agronegócio
A transformação digital permitiu que o agronegócio encontrasse suas maiores fontes de crescimento, tanto pela inovação em produção e transporte, quanto na comunicação com o público do setor.
O que chama atenção, nesse aspecto, é que na produção agrícola, o campo é marcado por grandes avanços tecnológicos. No entanto, na comunicação e no marketing, não parece haver o mesmo empenho pela inovação.
Será que a sua empresa é uma das que não explora todo o potencial do marketing digital no agronegócio? Neste artigo, você vai ver o que pode estar faltando para sua empresa obter os melhores resultados possíveis com campanhas digitais.
Melhores estratégias de marketing digital no agronegócio
Embora os índices já tenham aumentado, o PIB em 2020 fechou com uma colaboração de mais de 26,6% do agronegócio em geração de riqueza, como consta no relatório da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil.
Esse levantamento mostrou também que apenas 1% das empresas do setor investiram solidamente em marketing digital para o agronegócio naquele ano. Vale destacar que nesse 1% estavam as multinacionais que dominam o mercado.
Portanto, existe sim uma relação direta entre o marketing digital no agro e a obtenção de resultados rápidos e efetivos.
Isso é viabilizado pela prática essencial de campanhas de marketing no agronegócio: a ultra segmentação.
Neste artigo, vamos falar sobre como a sua empresa pode começar imediatamente a usar as melhores práticas de marketing digital para o agronegócio e montar jornadas de alta performance.
Veja como ultra segmentar as suas campanhas para impactar produtores rurais de todo o Brasil.
Por que criar campanhas sazonais de marketing digital no agronegócio
Ao criar campanhas sazonais de marketing digital no agronegócio, uma empresa consegue atender com a mesma competência os pequenos produtores do Paraná, como também os grandes produtores do Mato Grosso, por exemplo.
O processo de ultra segmentação da comunicação com produtores rurais em realidades tão distintas como as que existem no país continental que é o Brasil é essencial. Por meio dele, é possível posicionar a sua marca como autoridade tanto para grandes quanto para pequenos produtores rurais.
Veja como inserir a presença da sua marca na rotina dos mais diversos produtores rurais do Brasil, levando conteúdo de valor de acordo com seus momentos particulares dos ciclos de plantio e colheita.
Como criar campanhas sazonais de marketing digital no agronegócio
Para criar campanhas sazonais no agronegócio, inicie um plano estratégico para tangibilizar a totalidade dos seus investimentos e retornos a fim de identificar a sua performance com nichos específicos.
Essas análises aprofundadas são viáveis pelo marketing digital, que, com as novas tecnologias de mensuração e automação da comunicação, permite iniciativas mais rentáveis, tangíveis e com mais resultado em menor prazo.
Com as ferramentas de marketing digital no agronegócio, você garante a criação de campanhas sazonais de sucesso, com foco nos seguintes fatores.
Sazonalidade
Insira a presença da sua marca no dia a dia de cada produtor, comunicando-se com ele exatamente nos momentos em que se tornará claro que a sua marca é a escolha ideal para ele. Por isso, além de conteúdo de alto valor, é preciso ter o timing perfeito.
O marketing digital no agronegócio possibilita definir prazos de circulação de campanhas, agendar postagens, interações diretas, divulgação de anúncios de acordo precisamente com as épocas de plantio, colheita, eventos agrícolas, intempéries, etc.
Com o timing perfeito, sua marca consegue obter mais leads qualificados e muito mais conversões a partir da oferta de conteúdo relevante que solucione os problemas do produtor rural em momentos cruciais.
Ao levar as informações que o produtor procura em momentos oportunos, por meio da ultra segmentação, sua marca facilita a decisão de compra e acelera o avanço na jornada.
Culturas utilizadas
O objetivo do marketing no agronegócio, além de vender, é ajudar o produtor a sanar suas dúvidas e necessidades.
Por isso, invista em know-how de cada cultura utilizada para poder canalizar essas informações em presença digital, com conteúdo de valor sempre acessível ao produtor quando ele mais precisa.
Mostrar seu domínio sobre cada cultura para os clientes certos – e no momento certo – é adequar sua estratégia à sua buyer persona (ou seja, seu “comprador ideal”). Dessa forma, é possível otimizar o orçamento e gerar mais valor para o produtor com iniciativas que o ajudam a resolver problemas atuais e atender demandas futuras.
Você pode usar ferramentas de CRM (Customer Relationship Management) para garantir que suas interações com o produtor sejam feitas nos momentos certos e através dos canais certos.
Com esse contato direto com o produtor e com a captação de leads qualificados, sua empresa consegue traçar diversas réguas de relacionamento para interagir simultaneamente com vários produtores em diferentes regiões e momentos de lavoura.
Regionalização
O marketing digital oferece ferramentas de automação que usam inteligência artificial e machine learning.
Isso permite que, além de ter todo esse conhecimento sobre cada cliente, você possa criar e gerenciar toda a sua jornada de compra no agro, personalizando a experiência com interações ativadas de acordo com os hábitos de cultivo e colheita de cada região do Brasil.
Assim, você pode ter uma comunicação igualmente eficiente com produtores de todas as regiões do país, falando com cada um de forma assertiva e genuína ao levar em conta dados ambientais e geográficos, tendo como base seus interesses e suas metas.
Para isso, você pode melhorar o posicionamento da sua marca no Google Search para os principais termos de busca de cada produtor em cada região.
As campanhas de busca paga no agronegócio são uma excelente estratégia para alavancar sua performance digital em curto prazo.
Como ultra segmentar suas campanhas de marketing digital no agronegócio
Ultra Segmentação é uma palavra-chave no marketing digital no agronegócio, pois ela viabiliza que todas as ações sejam mensuráveis e tangíveis.
Por isso, ao criar jornadas de marketing digital com campanhas regionais segmentadas, sua empresa não só garante presença no mercado nacional, como também pode definir qual cliente quer alcançar e como e quando quer falar com ele.
Dessa forma, sua marca leva informação relevante para o cliente e oferece uma experiência de compra que conquista a sua fidelidade. Afinal, nada melhor do que estar presente e preparado com as informações mais úteis no momento em que seu cliente procura por elas.
Isso inclui, entre várias outras possibilidades:
- Aparecer no topo dos resultados das pesquisas do Google;
- Segmentar anúncios para os diferentes públicos-alvo;
- Obter altas taxas de conversão, mantendo uma comunicação assertiva por WhatsApp e e-mail marketing.
Com as ferramentas certas, você pode segmentar seu público por localização geográfica, idade, sexo, entre outros, além de determinar os prazos de circulação das suas campanhas.
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Para atender todas as especificidades do agronegócio, conte com uma agência full service que disponibilize squads exclusivas com profissionais que além de especialistas em estratégia e criação, dominem a realidade do agro. Para isso, você deve procurar agências especializadas em agronegócio.
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Com a parceria com uma agência full service especializada em agro, seu time de marketing se tornará apto a executar com alta performance todos os processos necessários para campanhas sazonais de sucesso:
- Análise de dados;
- Aperfeiçoamento de timing de plantio/colheita;
- Criação de conteúdo;
- Boost dos seus canais de comunicação.
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