OKR de marketing: como implementar e melhorar seus resultados
Neste artigo, vamos falar sobre o que exatamente é OKR de marketing e apresentar exemplos para você se inspirar e aplicar essa metodologia à prática hoje mesmo.
Por mais alta que seja a qualificação do seu time, suas ações de marketing podem ficar cheias de pontos cegos se você não estabelecer um objetivo claro e um plano concreto para cada processo.
É especialmente para isso que a OKR de marketing existe: ela pode te dar um panorama bem claro de onde o seu time deve focar e com quais estratégias.
Acompanhe a seguir para saber mais sobre o assunto.
O que é uma OKR de marketing
Uma OKR é uma espécie de framework para estabelecer – e principalmente – alcançar os objetivos da sua empresa. De forma geral, OKR é uma metodologia que ajuda seu negócio a planejar, executar e conquistar as suas metas.
Por ser um mindset de trabalho que se popularizou no Vale do Silício, já fez sucesso em todo o mundo e no Brasil conta com cases como Nubank que, logo no início da implementação, conseguiu um aumento de 20% da satisfação de clientes a partir da definição de metas claras, tangíveis e fáceis de entender.
OKR é uma metodologia composta pelos seguintes elementos:
- O (Objectives): objetivos específicos que você quer que o seu time alcance.
- KR (Key Results): resultados-chave que você pretende conquistar a partir dos objetivos estabelecidos inicialmente, isto é, as métricas definidas, ou os números precisos a serem obtidos.
Por terem essa estrutura, as OKR’s podem ser usadas para medir o progresso de qualquer área de uma empresa. Contudo, elas são ideais para o marketing, por ser um departamento totalmente orientado por resultados e métricas.
Dessa forma, uma OKR de marketing oferece precisão e visibilidade para os seus processos, ajudando seu time a entender melhor a própria performance e o quão distante está de atingir uma meta.
Por que ter OKR de marketing é importante?
As OKRs fazem as suas metas serem palpáveis e mensuráveis. É crucial que o time de marketing, especialmente de grandes empresas, gerencie seus processos por OKRs, pois dessa forma é possível conectar os grandes objetivos da sua marca às ações da equipe no dia a dia.
Nesse sentido, as metas definidas devem ser SMART, uma forma de criar os objetivos e medir o progresso de forma precisa e clara, tendo em vista os seguintes elementos:
- S: specific (específico);
- M: measurable (mensurável);
- A: achievable (alcançável);
- R: realistic (realista);
- T: Timely (a tempo).
OKR marketing: exemplo
Um exemplo simples de OKR de marketing pode ser: melhorar o engajamento de social media ou o tráfego orgânico com conteúdo de qualidade. Com esses exemplos, seria possível monitorar as OKRs por meio da seguinte planilha:
Enquanto, em muitas empresas, o time de marketing fica realizando diversas ações sem metodologia definida para alcançar essa meta, quem tem OKR estabelece precisamente o que cada pessoa deve fazer a partir de alguns pontos, como:
- Quais métricas definem nosso engajamento em social media (isso pode variar de acordo com o segmento);
- Qual é o volume de X interação ideal a ser obtido por semana?
Com as métricas pré-estabelecidas, as OKRs permitem que os líderes de marketing transformem as metas em ações realizáveis e em resultados a serem perseguidos. No exemplo em questão, os key results poderiam ser:
- Melhorar a taxa de cliques em links de 3% a 5%;
- Obter mais de 100 comentários por dia nas redes sociais;
- Aumentar a audiência em todos os canais de 8000 para 12000 usuários.
Como você pode perceber, nas OKRs trabalhamos com números reais e não estimativas vagas. E já que são métricas que podem ser obtidas diretamente, elas permitem um monitoramento constante de qual é a performance do time e qual a distância da meta a ser alcançada.
OKRs de marketing digital
O marketing digital é uma área ideal para aplicar a metodologia de OKRs, já que se trata de uma gama de processos em que tudo pode ser mensurado e rastreado.
Por isso, você pode implementar com sucesso o uso de OKRs de marketing, entre outras, nas seguintes estratégias:
- Social media;
- Marketing de conteúdo;
- Inbound marketing;
- SEO;
- Mídia;
- etc.
Para cada uma dessas sugestões, que na sua empresa podem ser muitas outras, suas OKRs devem ser configuradas e acompanhadas a partir dos seguintes exemplos de metas e métricas.
Social media
- Aumentar o número de seguidores em cada canal de x para y em x meses;
- Aumentar o engajamento em cada canal, aumentando o número semanal de posts e estabelecendo uma meta diária de x comentários e x compartilhamentos.
Marketing de conteúdo
- Elevar o tráfego orgânico de x para y visitantes mensais, aumentando o número de blog posts semanais;
- Aperfeiçoar o SEO, melhorando x% dos links corrompidos e melhorando e inserindo 4 links internos por blog post, além de incluir, no mínimo, 2 imagens com textos alternativos nos conteúdos.
Esses são apenas alguns dos exemplos mais simples onde você pode implementar a metodologia de OKR de marketing. Ela pode ser um divisor de águas para o sucesso das suas campanhas de mídia paga, otimização da taxa de conversão, vendas, etc.
Perceba que toda estratégia em OKR de marketing envolve um objetivo concreto e ações mensuráveis a serem realizadas. Portanto, o sucesso é garantido à medida que tudo se torna rastreável para o seu time de marketing.
Como implementar OKRs de marketing na sua empresa
Comece estabelecendo metas claras, mensuráveis e fáceis de entender, só assim você vai poder transformá-las em ações realizáveis no dia a dia.
Contudo, um processo bem estruturado de OKRs de marketing requer o desenvolvimento de um mindset totalmente data driven e voltado a resultados, bem como o uso de algumas ferramentas específicas. Saiba mais.
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