5 tendências de consumo de música que vão te ajudar a criar campanhas mais eficientes
Você certamente já ouviu falar sobre como a música influencia o comportamento das pessoas, inclusive nos momentos de decisão de compra. As tendências de consumo de música que você verá aqui para criar campanhas mais eficientes vão te mostrar novas perspectivas e muitas possibilidades de gerar mais impacto neste contexto.
O tema deste artigo não são os hits que a sua marca deve usar para melhorar o engajamento nas redes sociais. Até porque isso poderia envolver questões de direitos autorais que deixariam seu trabalho mais complicado.
Vamos falar sobre como impactar o seu público por meio do tipo de música que ele escuta, entender os propósitos pelos quais ele consome música e por quais canais. Tudo isso gera dados de tendências de comportamento que são essenciais para você poder criar campanhas com melhor desempenho.
Veja a seguir 5 tendências de comportamento relacionadas ao consumo de música que vão ajudar a sua marca a alcançar e falar melhor com o seu público, mesmo que o seu segmento não tenha nada a ver com o mercado musical.
Tendências de consumo de música para melhorar suas campanhas online
A música está presente na vida da maioria das pessoas, seja em momentos positivos ou negativos. O melhor é que a forma como ela é consumida agora ajuda os profissionais de marketing a responder às suas três maiores questões:
- onde está o seu público?
- quais os melhores canais para falar com ele?
- qual é a melhor abordagem para o seu público?
Ou seja, a onipresença da música pode ajudar a sua marca a melhorar suas campanhas online por meio dos dados gerados a partir do comportamento de consumo dos usuários nas plataformas de áudio.
Por isso, mesmo que o seu segmento não tenha nada a ver com música, você pode usar esse meio para impactar o seu público.
Certamente, o seu cliente é alguém que consome música, afinal, só no YouTube, mais de 2 bilhões de pessoas escutam música mensalmente em todo o mundo, e isso é praticamente um quarto da população mundial. Isso sem contar as outras plataformas de streaming de áudio.
Devido a esse volume de pessoas e conexões, é muito importante para as marcas visualizar os dados de comportamento do consumidor em relação às músicas que ouvem, por que escutam esse tipo de música e quais canais mais usam. Isso diz muito sobre o seu público, seu estilo e objetivos de vida.
Essas tendências de comportamento ajudam, além de conhecer melhor a personalidade dos seus clientes, a criar campanhas de forma mais estratégica para realmente causar mais impacto em quem realmente importa para a sua marca.
Veja 5 das principais tendências de consumo de música que vão te ajudar a responder as suas principais questões sobre o seu público. (Fonte: Think With Google).
75% dos brasileiros ouvem música enquanto fazem outras tarefas
Falando em onipresença da música, este dado mostra que os usuários não se separam das suas playlists nem quando estão ocupados. Esse hábito, inclusive, gerou mudanças nas plataformas de entretenimento mais usadas no mundo.
O YouTube, por exemplo, fortaleceu a divulgação da sua versão para áudio, destacando o fato de que nesse canal as pessoas podem escutar música com o celular bloqueado, justamente o que é necessário para ouvir música enquanto trabalha, faz compras ou até lê.
Como isso te ajuda a criar campanhas mais eficientes
Se milhões de pessoas escutam música e a grande maioria delas faz isso enquanto realiza outras atividades, é possível concluir que boa parte desse público está em busca de produtividade. Você pode criar anúncios para as plataformas em que o seu público consome conteúdo musical, associando a sua marca à produtividade de alguma forma.
72% dos millennials ouvem música para se concentrar
Além da produtividade, algo muito perseguido pelos consumidores, hoje, é o foco. A prova está neste índice: quase três quartos dos usuários entre 18 e 34 anos nas plataformas de áudio e vídeo ouvem música para se concentrar em suas atividades.
De acordo com análise de comportamento do usuário no Google, as buscas por lo-fi e jazz hop cresceram 148% no Brasil no último ano. Esses estilos são conhecidos como boas trilhas sonoras para embalar as jornadas de trabalho. O pico de interesse nesse tipo de música mostra que há uma boa faixa de millennials em atividades que demandam concentração.
Como isso te ajuda a criar campanhas mais eficientes
Se o seu público se encaixa neste perfil: millennial, consome música, e ocupa cargos de trabalho que exigem concentração, então, há uma boa oportunidade para para sua marca anunciar em canais com músicas para esse estilo. Você também pode disponibilizar nas suas redes sociais ideias de playlists que o seu público pode ouvir quando precisa de foco.
64% dos brasileiros ouvem música quando estão no transporte público
A atividade preferida de mais de 60% dos brasileiros quando está no transporte público é escutar música. Afinal, quem é que não curte viver em videoclipes criados na própria cabeça enquanto está no ônibus?
Só no YouTube, a média de tempo de músicas ouvidas é de 2h02 minutos por dia no Brasil. Isso pode justamente coincidir com o tempo que a sua audiência passa no transporte público diariamente, por exemplo.
Como isso te ajuda a criar campanhas mais eficientes
Quem passa bastante tempo no transporte público, frequentemente, trabalha ou estuda longe de casa, e o que se pode presumir é que essa pessoa está em busca de melhores condições de vida. Você pode criar anúncios com essas abordagens, usando os canais de streaming de áudio para impactar o usuário.
Além disso, nesse momento de trânsito, a pessoa geralmente não está focada em outras atividades, então, é sua oportunidade de ter toda a atenção do seu cliente.
54% dos brasileiros ouvem música enquanto fazem faxina
Mais um caso em que as pessoas escutam música para ter mais produtividade. Mas nesse, em especial, a música entra como algo para influenciar os ânimos, dar mais disposição e até causar inspiração.
Os nossos artistas favoritos realmente tem o poder para fazer a gente se mexer, afinal, mais de metade das pessoas recorrem a eles para ter a motivação necessária para fazer faxina. Uma tendência de comportamento que se observa nesse contexto também é o consumo de música para fazer atividades físicas.
Como isso te ajuda a criar campanhas mais eficientes
Essa grande parcela de gente que recorre à música para se inspirar a fazer faxina, normalmente, é o mesmo grupo que se importa em decorar a casa com estilo e personalidade.
Se a sua marca faz parte desse tipo de segmento, criar anúncios com essa abordagem pode ser muito produtivo. Mas se sua área é muito diferente dessa, a ideia também pode ser criar playlists para faxina e disponibilizar nas suas redes sociais: uma ótima forma de se conectar com o seu público.
25% foi o aumento da procura por música para acalmar durante 2019 a 2021
De 2019 a 2021, o mundo viveu um período bem complicado que foi a pandemia e o isolamento. Além do confinamento por si só, vieram as dificuldades relacionadas ao distanciamento de pessoas queridas, à falta de trabalho, aos preços altos, etc. Isso, evidentemente, gerou muito estresse.
Não à toa, as pessoas têm procurado mais formas de driblar a ansiedade, acalmar-se e até conseguir dormir. Claro que a música é uma excelente aliada nesses momentos. Entre os millennials, inclusive, 87% afirmam ouvir conteúdo que esteja relacionado a autocuidado.
Como isso te ajuda a criar campanhas mais eficientes
Aqui mora uma oportunidade única de se conectar de verdade com o seu público. Você pode usar suas redes sociais para indicar playlists e abrir espaço para pessoas compartilharem as músicas que as acalmaram em momentos difíceis. Além disso, você pode formar parcerias e aproximar seu público de artistas ou criadores que sejam conhecidos por esse tipo de conteúdo de “autocuidado”.
Como usar essas tendências de consumo de música a favor da sua marca
Para garantir que as suas estratégias nesse sentido estejam, de fato, alinhadas aos interesses do seu público, o Google oferece ferramentas exclusivas.
Uma dessas ferramentas é o dynamic lineups. Ela é muito útil, porque permite que, ao criar anúncios no Google Ads, você possa fazer um link entre o sentimento que pretende transmitir com a sua marca e o conteúdo relacionado a isso no YouTube. Ou seja, seus anúncios serão exibidos em momentos que realmente fazem sentido para a audiência.
Essa é apenas uma das possibilidades pelas quais você pode usar as tendências de consumo de música para criar anúncios com melhor desempenho.
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