Estratégias de marketing digital das plataformas de streaming de áudio
Graças às plataformas de streaming de áudio, a música e diversos tipos de conteúdo estão cada vez mais presentes na vida das pessoas.
Assim como outros apps que se tornaram fundamentais para o dia a dia do usuário, esses serviços de streaming são chamados pelo nome das suas marcas, e participam constantemente da nossa rotina.
Além de oferecer uma boa experiência de usuário, para ocupar lugares tão importantes da vida do consumidor, essas plataformas também usam estratégias de marketing digital para alcançar, engajar e criar comunidades no seu público.
Neste artigo, você entenderá como o mercado de plataformas de streaming de áudio evoluiu e como essas marcas usam o marketing digital para conquistar cada vez mais público.
Mercado das plataformas de streaming de áudio no Brasil e no mundo
De acordo com levantamento do Statista, o número de usuários de serviços de streaming de áudio em todo o mundo, até o último trimestre de 2021, era de aproximadamente 524 milhões.
É provável que este índice já tenha aumentado, mas isso já mostra que as plataformas de streaming são as inovações mais disruptivas para o consumo de mídia e a indústria de entretenimento.
Além disso, até o final do ano passado, o segmento obteve uma receita de mais de U$S 16,9 bilhões, o faturamento mais alto desde 2015. O streaming fica com uma fatia de 65% com os valores faturados com gravações de música globalmente.
Como as plataformas de streaming mudaram o consumo de música
Ao longo das últimas décadas, a indústria da música e entretenimento em áudio de forma geral foi imensamente impactada pelo avanço de tecnologias impulsionadas pela internet. A principal mudança é que a venda de produtos físicos como CDs, que era a principal fonte de receita desse mercado, despencou.
Só nos Estados Unidos, por exemplo, as vendas de álbuns físicos caíram de 509 milhões para 109 milhões em menos de 15 anos. Foi a partir dessa queda que os serviços de streaming se consolidaram e mudaram, inclusive, o comportamento de consumo da música.
A estrutura de composição artística dos álbuns deu lugar às listas de reprodução criadas pelos próprios usuários ou a partir de algoritmos que executam as faixas de acordo com os conteúdos mais acessados pelos ouvintes.
Em vista disso, os recursos das serviços de streaming de áudio que mais contribuem para colocar em desuso as formas anteriores de consumir música é a facilidade de acesso e compartilhamento de milhões de faixas e artistas, e a interatividade que as plataformas permitem tanto entre usuários, quanto entre artistas e fãs.
O marketing digital das plataformas de streaming de áudio
As plataformas de streaming foram capazes dessas mudanças profundas no mercado e, principalmente, nos hábitos de consumo de conteúdo em áudio, porque trabalham com os dados gerados a partir da experiência do usuário.
Esses dados são essenciais para aprimorar a própria experiência com os serviços, como também para criar estratégias de marketing digital eficientes.
São os dados que permitem identificar que, no Brasil, por exemplo, 93% dos usuários ouvem música para lidar com o estresse e manter o bem-estar, 88% declaram que ela ajuda a fazer novas amizades e 85% afirmam que a música contribui para a concentração, memória e conhecimento de diferentes culturas.
Essas informações são provenientes do estudo Sintonia com a Sociedade que analisou dados do Spotify entre outras plataformas. É evidente, que esses dados oferecem insights para que as marcas de streamings de áudio criem estratégias de marketing digital cada vez mais apuradas.
Assim, realizam ações focadas em comunicar-se diretamente com o usuário, dialogando com seus sentimentos e mostrando a ele as diversas possibilidades de interagir com outras pessoas que têm hábitos de consumo parecidos.
Principais serviços de streaming de áudio e suas estratégias de marketing digital
As várias plataformas de streaming de áudio têm acervos parecidos que variam em alguns milhões de faixas entre um serviço e outro. Os diferenciais, entre eles, são os conteúdos originais, a interface e os recursos exclusivos, tanto no consumo de música quanto na interatividade entre usuários e com os artistas.
É para fazer esses diferenciais brilharem aos olhos dos usuários que o marketing digital entra em cena. Entre os principais players atuantes no Brasil estão:
- Spotify;
- Deezer;
- Apple Music;
- YouTube Music;
- Amazon Music;
- Tidal.
Para players como a Deezer, por exemplo, o Brasil é o segundo mercado mais relevante do mundo. O público consumidor de música do nosso país é, de fato, um dos protagonistas do cenário mundial, haja vista sua influência em posicionar seus hits preferidos no topo das paradas mundiais. Além disso, o mercado brasileiro é o maior de toda a América Latina.
Plataforma de streaming de áudio tem nova agência de social media no Brasil
Em vista desses índices brasileiros, a Deezer vem mostrando iniciativas para alcançar novos patamares com seu posicionamento no país. Por isso, contratou uma nova agência de social media para planejamento e criação de conteúdo dos seus canais, como foi divulgado pelo Propmark.
A Macfor foi a contratada por ser uma agência de marketing digital que alia criatividade a dados, isto é, seu método de criação é totalmente data driven.
Como consta na divulgação do Propmark, a head de comunicação externa da Deezer, Polyana Ferrari, declarou o seguinte:
“A Macfor se apresentou como um parceiro extremamente estratégico, tanto em criação de conteúdo, como em análise de dados e estamos certos que atingiremos novos patamares de posicionamento de marca com o apoio deles”.
Entre os principais objetivos da Macfor em operação como agência de social media de uma das maiores plataformas de streaming do mundo está o desenvolvimento de um projeto de brand awareness com soluções focadas na aproximação entre a marca e seus usuários no Brasil.
Conheça a Macfor.